terça-feira, fevereiro 26, 2008

"Durante um congresso de químicos um sujeito distraído deitou um cigarro na cesta do lixo e logo o prédio começou a pegar fogo. Os químicos então rapidamente começaram a deitar água nas chamas, pois sabiam que a água iria apagar o fogo.
Um tempo depois teve um congresso de físicos e um outro sujeito descuidado começa um incêndio. Os físicos demoraram um pouco mais para apagar o fogo pois ficaram calculando a quantidade mínima de água necessária. Mesmo assim depois de um tempo a situação estava controlada.
Então durante um congresso de matemáticos também começou um incêndio, mas desta vez não houve nenhum sobrevivente.
No dia seguinte os bombeiros acharam escrito num dos poucos papéis que não foram queimados: "existe uma solução e ela é única" !"

Na minha modesta opinião, provar que um problema não tem resposta é a maneira mais bonita de resolvê-lo.

domingo, fevereiro 24, 2008

Exrtraído do CFC

"Aponte o tipo de infração descrita na passagem abaixo:

'Fulano recebe uma ligação e descobre que precisa ir urgentemente para o aeroporto. Parte então de sua casa numa via de trânsito rápido (velocidade máxima permitida = 80 km/h) e percorre 10 km em 5 minutos, ou seja, sua velocidade média foi de 120 km/h.'"

Resposta do instrutor: infração grave pois 120 km/h corresponde a um excesso de 50% em relação ao limite de 80 km/h, portanto 5 pontos na carteira e multa de x reais.

Intromissão do reles escriba: se 120 km/h foi a velocidade média e ele estava inicialmente parado, admitindo que o carro não pode ter acelereção infinita, então certamente em algum momento sua velocidade instatânea foi superior a 120km/h. Logo, infração gravíssima, 7 pontos e multa bem maior do que x.

Réplica do instrutor: O guarda não pode multar por presunção.

Tréplica (apenas imaginada para não apanhar da classe): a matemática básica é a única presunção em que eu consigo acreditar.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Aforismo

"Dupla de laboratório é pior do que casamento, confiar em alguém para fazer uma titulação é muito mais complicado que dividir a cama."

domingo, fevereiro 17, 2008

Ronaldo

Quando Ronaldo foi vendido para o Milan eu fiz uma análise da evolução do preço de mercado do craque ao longo do tempo, comparando também suas médias de gols nos diversos clubes.

Agora que ele se estourou de vez e vai encerrar a carreira acho que é possível fazer a versão final daquele gráfico. É curiso notar que apesar de tudo que se falou sobre sua decadência, a média de gols não caiu tanto assim; é apenas ao se observar a quantidade de gols marcados a cada temporada que fica claro o peso do tempo.


Kosovo

Alguém disse certa vez que a Iugoslávia era um lugar em que a História parara mas a Geografia continuava agindo. Talvez a frase não seja exatamente assim, talvez ela nem falasse da Iugoslávia. Em todo caso, aparentemente temos mais uma mudança geográfica no pedaço já que Kosovo declarou unilateralmente sua independência.

Se vai dar realmente certo ou se os sérvios e russos vão se unir para realizar uma nova guerra de limpeza étnica que será duramente reprimida pelas forças da OTAN, levando a uma escalada da violência mundial e conduzindo finalmente a uma hecatombe nuclear eu não sei.

O que eu sei e que está dentro do escopo deste blog é o nome da capital de Kosovo: Pristina. Anotem em algum cantinho, nunca se sabe quando se vai participar de um programa de perguntas e respostas...

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Notícia requentada mas que não recebeu o devido destaque na época:

Papagaio mais famoso do mundo morre aos 31 anos


BOSTON, EUA - O papagaio mais inteligente do mundo, capaz de identificar 50 objetos, sete cores e contar até seis, foi encontrado morto na última sexta-feira, nos Estados Unidos. Alex, "filho" da cientista Irene Pepperberg, tinha 31 anos e sua inteligência correspondia à de uma criança de 5 anos.

O papagaio africano foi comprado em uma loja de animais e nas últimas três décadas animava o núcleo de cientistas da Universidade de Harvard, em Cambridge.

Segundo a dona de Alex, seu pássaro mostrou que papagaios usam as palavras para se comunicar e não simplesmente as reproduzem. Ao longo de sua vida, Alex apareceu em alguns programas de TV, assim como foi estrela de um DVD sobre como educar um papagaio.

Devido à sua inteligência, Alex muitas vezes se frustrava com as pesquisas que faziam com ele.

- Às vezes, tínhamos que repetir os testes 60 ou até 70 vezes para conseguir um bom resultado - disse Pepperberg. - Nas primeiras 12 repetições ele ficava animado. Depois, ficava de costas e começava a brincar, jogando as coisas no chão.

(http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/09/11/297682267.asp)

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Dúvidas dos leitores - 1

Hesito há muito tempo em fazer uma seção fixa em as dúvidas cruéis dos leitores sejam esclarecidas. Partindo das buscas mais esdrúxulas, prometo começar cada mês com um pequeno FAQ.

1 - Sei Pato?
Os italianos acreditam realmente que este é o blog do Alexandre Pato. Curiosamente, o AlEXANDRE Pato não se chama Bruno, nem estudou engenharia ou qualquer outra coisa parecida. Logo, infelizmente eu não sou a grande promessa do futebol brasileiro mas é preciso deixar registrado que se o autor da pergunta pertencer ao departamento financeiro do Milan então SIM, eu sou o Pato. Capisce?

2 – Karl Wilhelm Scheele
Maluco que descobriu o oxigênio e o ácido cianídrico. Bem maluco mesmo, ingeriu o último e morreu. Wikipedia é sua amiga a esse respeito.

3 – Campeonato de PS2 WE Itaquera
Quando? Onde? Tem prêmio? Os trutas são sussa?

4 - quantidade de óleo utilizado bandejão usp são paulo química
Em um dia normal, 35,7L de óleo de soja. No entanto, se a salada for alface, o consumo pode beirar os 40L.

5-existe diferença entre um oceano pacifico e o atlantico no canal do panamar (sic)
Sim, existe. Um dos lados do canal do PanamÁ está acima do outro e eu não tenho a menor idéia do que pode explicar isso.

6- produtos vencidos iogurte consequencias
Iogurte, por definição, é leite podre. Assim, não deve existir nenhum mal em consumir produtos lácteos vencidos.
(ATENÇÃO LEITOR INGÊNUO, isso foi uma piada! Não coma coisas podres e venha colocar a culpa em mim. Aqueles números impressos nas embalagens não são resultados de roleta, é melhor obedecê-los. Para dar um função aO Blog, um comentário importante: os “bichinhos” que deixam a comida verde e azeda em geral não fazem tão mal quanto os que nós nem percebemos...)