sábado, novembro 29, 2008

A escada



Para os saudosistas, uma chance de rever. Para os que não conhecem, a confirmação de que (dessa vez) eu não exagerei.

(vídeo clamorosamente copiado do blog do Davi, X0n, com n inacreditavelmente grande...)

terça-feira, novembro 25, 2008

Erro de cálculo

Acreditei que 2008 seria o primeiro ano em que os três grandes de São Paulo seriam campeões (Palmeiras no Paulista, São Paulo no Brasileiro e o Corinthians...ah, o Corinthians...).

Ledo engano. Há exatos 10 anos o Palmeiras levou a Copa do Brasil, o São Paulo ficou com o Paulista e o Corinthians ganhou a primeira divisão.

Nem para fazer história essa maldita perda do Brasileirão serviu...

domingo, novembro 23, 2008

Dom

Todo mundo tem um dom. Eu, por exemplo, não interajo com cenários. Segue, com dois meses de atraso, sensacional registro da viagem ao Rio:

sábado, novembro 22, 2008

Il faut pas paniquer

Após não sei quantos meses de França, aprendi esta que parecia ser uma das palavras mais úteis : paniquer. O significado é aquilo que realmente se espera, "ato ou efeito de entrar em pânico". Paniquer para mim era um irmão menor de psycoter, também de raiz e significado evidentes.

Infelizmente nenhum desses verbos têm tradução exata no português oficial, o que nem é tão surpreendente porque mesmo em francês são termos de uso mais coloquial. Assistindo um pedaço da novela das 9 hoje (não que eu assista, claro, estava apenas jantando junto com a minha vó...) um dos personagens (cujo nome eu sei mas não vou ficar falando para não piorar ainda mais minha imagem) disse que eles não precisavam panicar!

Realmente a palavra atravessou o oceano. O google já registra 22.500 ocorrências do termo, contra 207.000 de sua versão francesa.

Antes que eu fizesse um estudo cronológico para ver se as primeiras ocorrências em português podiam ser atribuídas a mim ou a meus amigos, percebi que a maior parte dos sites era de Portugal. Como se sabe, eles panicam há muito mais tempo, ora pois.

sexta-feira, novembro 21, 2008

É verdade que o filme dos Simpsons já não está em cartaz há algum tempo. Em todo caso, acho interessante lembrar que durante os créditos há uma exibição do Hino de Springfield. Quando assisti no cinema infelizmente não sabia disso e acabei levantando antes da hora. Aos que também não viram, segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=DGXVIaJzPCE

Para os que também sentem calafrios aos primeiros acordes da melodia...

quarta-feira, novembro 19, 2008

Mau uso da técnica - versão química

Pesquisando recentemente sobre a produção de sabão em pó, fiquei sabendo sobre a polêmica que existe sobre o lauril sulfato éter de sódio (vulgo sodium laureth sulfate), diversas pessoas dizem que ele poderia dar câncer mas os especialistas (incluindo o FDA) garantem que não pega nada.

Achei, no entanto, esta pérola:

"A LITTLE MORE NEWS.... if you think the ingredients in your personal products are safe, then why did this happen at a shampoo factory.. 7/14/99

*** 5,000 evacuated in Iowa due to spill

IOWA CITY, Iowa (AP) - About 5,000 people were evacuated Tuesday from the city's southeast side when a corrosive chemical spilled while being unloaded at a factory that makes shampoo and toothpaste. About a gallon of the chemical, called Chlorosulfonic Acid or CSA, spilled while being piped from a rail car into a storage tank at a Procter & Gamble Co. factory. The spilled acid formed a vaporous cloud, which began drifting on the wind. "They can harm you if you inhale them or just come into contact with your skin," said Iowa City Fire Marshal Roger Jensen. Two police officers exposed to the vapor were checked out at a hospital and released. There were no other injuries, Jensen said. P&G spokesman Mike McCleary said the spill occurred about 10 a.m. when a valve on the unloading equipment failed."

(http://www.safe2use.com/data/sls-sles.htm)

Hum, realmente eles têm um ponto. Se o xampu é seguro, por que esvaziaram a fábrica? Será que as fábricas de papel também são um perigo já que pode vazar soda cáustica a qualquer momento? Não devemos reduzir o consumo de papel sulfite antes que nossos dedos sejam corroídos e os cotocos caiam?

Ah, façam-me o favor...

domingo, novembro 16, 2008

Para pensar...

Acabei de ver na ESPN que o empresário do Cristiano Ronaldo deve se reunir nessa segunda-feira para discutir um aumento de salário para o gajo. Atualmente ele recebe algo em torno da bagatela de R$ 400.000,00 por semana. (Fonte: http://espnbrasil.terra.com.br/cristiano%20ronaldo/noticia/15283_CRISTIANO+RONALDO+QUER+MAIS+DO+QUE+R+400+MIL+POR+SEMANA)

Boa segunda para vocês também...

terça-feira, novembro 11, 2008

Ils l'apprennent à l'école...

"Note 1.7 There is a different approach to nonstandard analysis, based on owrk by Nelson (Nelson, 1977), and known as "internal set theory", or IST. A new unary relation is first defined, a predicate to label "standard" objects, and then internal and external entities.
The axioms of IST are the usual axioms of Zermelo-Fraenkel theory with three additional ones, "transfer", "idealization", "standardization". This approach has been much developed by French mathematicians; see (Deledicq and Diener, 1989; Diener and Reeb, 1989; Lutz and Goze, 1981). It is remarkable how they have been able to transform these axioms into very hard analysis in a few pages (grifo nosso)."

(Optimization and Nonstandard Analysis, J. E. Rubio)

PS: não, eu não entendo dessas coisas, simplesmente pego livros obscuros para ler durante as aulas numa vã tentativa de ficar acordado e ocupar melhor o tempo.

sábado, novembro 08, 2008

Depois da crise mundial e demais hecatombes...

Um amigo meu (que não sou eu) resolveu comprar um presente para a namorada são-paulina (que não é a Renata). Num ato de despreendimento clubístico, esse amigo escolheu uma almofadinha em formato de coração com o distintivo do referido tricolor paulista. Ah, como o bom senso nos abandona nessas horas.

Na hora de passar no caixa, a funcionária educadamente me perguntou (digo, perguntou para o meu amigo) se era para presente. A resposta afirmativa era um tanto quanto óbvia. "Presente para homem ou para mulher?", ela insistiu.

Aposto o que restou da minha masculinidade que se o time fosse qualquer outro eu não teria passado por viado comprando presente para o namorado tricolor...

quinta-feira, novembro 06, 2008

Eu avisei...

"Domingo, Janeiro 13, 2008

Todo mundo já se perguntou porque as coisas acontecem de um dado modo e não de outro. Boa parte da física existe para responder a essa pergunta. Por exemplo, a noção de entropia serve para explicar porque as coisas acontecem prioritariamente num sentido e não em outro (como no exemplo clássico de que uma pedra cai e esquenta um pouquinho o chão, enquanto esquentar um pouquinho o chão raramente provoca um movimento da pedra).

Mas não é disso que eu quero falar. Estou pensando na dúvida básica, na situação da encruzilhada: dada uma bifurcação do destino, qual caminho é escolhido?

Novamente há argumentos entrópicos, explicações falando em quantidade de estados acessíveis, medidas de probabilidade, potenciais químicos que se igualam, etc. Proponho no entanto um modelo muito mais simples e unificador: as coisas acontecem de maneira a maximizar a quantidade de piadas.

Como ilustração desse princípio fundamental, tomemos o caso da eleição norte-americana. Eu acreditava na eleição do Obama simplesmente pelo trocadilho estúpido Obama-Osama. Hoje descobri o middle name do cidadão: Hussein.

Sim, meus caros, Barack Hussein Obama. Diante disso, não há dúvidas de que as forças da natureza vão dar um jeito de elegê-lo.

À guisa de exercício, peço que os leitores pensem em alguma de suas recentes frustrações (porque em geral só se pensa "puxa, por que as coisas foram assim?" quando o resultado não é bom) e vejam como a desgraça proporcionou mais piadas...

Publié par Bruno à 8:20 PM

Libellés : notícia, Termodinâmica "

domingo, novembro 02, 2008

No ano em que prestei Fuvest, fiquei esperando o resultado sair na casa de um amigo. Estávamos em 4: Ulisses, o dono da casa, que havia prestado Medicina e ficado já na primeira fase (ele acabou passando no ano seguinte, não fique preocupado, caro leitor), Barbosa, um postulante ao Largo de São Francisco (atualmente advogado...) e o Leandro (vulgo Bolinha), outro aspirante a politécnico.

Quando finalmente conseguimos ver o resultado pela internet (a banda larga de 2002 não era tão larga assim...) ficamos muito felizes pois os três tinham sido aprovados. Após uns 3 minutos de euforia e comemoração, alguém resolveu olhar melhor aquela lista e...

O número do curso ao lado do nome do Leandro não era o de Engenharia. Ele havia sido aprovado em Matemática Aplicada e Computacional ou algo parecido, a segunda opção. Foi algo tão frustrante que aquele momento ficou conhecido como "o gol anulado do Sandro Hiroshi".

Sinceramente não me lembro se a origem era alguma referência à quantidade de gols que ele perdia pelo São Paulo ou àquela suspensão e confusão com perda de pontos que aconteceu por ele ter falsificado a idade. No entanto, o nome permaneceu na minha cabeça como sinônimo de grande alegria seguida de frustração absoluta.

Ao ver a decisão da Fórmula 1 de ontem, foi impossível não lembrar daquela noite. Uma das imagens mais tristes do dia mostra a família do Massa pulando e comemorando com parte da Ferrari quando subitamente alguém repara na televisão que eles não eram os campeões. Cômico se não fosse trágico.

O fim da minha história pessoal é que o meu amigo foi aprovado na segunda chamada, concluiu tranqüilamente seu curso em 5 anos e provavelmente não é mais um feliz desempregado.

Já Felipe Massa deve estar pensando se não teria sido melhor prestar vestibular mas seu saldo milionário no banco rapidamente o acalma.