sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Auto-marketing

http://cietec.org.br/index.php?id1=30&id2=932

Se você é dono de uma usina de açúcar, busca soluções para a otimização da produção de açúcar e álcool ou a distribuição de derivados da cana, entre em contato conosco para adquirir o software que vai revolucionar o mercado.

E, por favor, não ligue por engano para a P3D...

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Volta às aulas

Os reles mortais dos outros cursos de graduação voltaram às aulas na última segunda-feira. Em termos práticos, isso piora minha qualidade de vida por me forçar a dividir espaço no ônibus, bandejão e demais ambientes universitários com um turbilhão de bixos. Estou velho para a alegria e deslumbramento deles, mas isso fica para outro post.

Hoje eu gostaria apenas de destacar uma vantagem da universidade estar ocupada novamente, as conversas localizadas. Cada curso forma seu próprio tipo de louco, mas é apenas quando esses loucos estão juntos e protegidos pelos muros de suas faculdades que eles se sentem à vontade para externalizar a loucura. Segue trecho de conversa que escutei na FEA ontem:

- Puta mano, ainda preciso achar um lugar melhor para morar, aquela pensão é zoada.

- E o pior é que essa palestra de recepção acabou durando mais do que achava, já são 10h30 e a gente ainda tem que voltar para assistir a outra parte.

- Mas você viu que o Delfim Netto estudou aqui?

- Da hora.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Súbita revelação

Merda, eu me formei...preciso de uma nova descrição.

Não pretendo seguir carreira em grandes multinacionais, galgando postos em hierarquias estúpidas até assumir finalmente o controle sobre o destino de milhares de funcionários.

Se, no entanto, optasse por esse caminho e se, nessa mesma instância, precisasse demitir um funcionário qualquer (excepcional ou não, isso não vem ao caso), teria a desculpa perfeita: "Meu filho, se até o Felipão perdeu o emprego, como você esperava manter o seu?"

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Étranger dans son pays

Engenheiros químicos brasileiros em geral:

a) Trabalham para a Petrobras.
b) Trabalham em empresas que fornecem produtos para a Petrobras.
c) Prestam serviços para a Petrobras.

Atualmente estou na categoria c. Por essa razão, fui enviado para o Rio de Janeiro ontem. Depois de um árduo dia de trabalho no Cenpes (que por alguma razão chama Leopoldo Miguez...é o cara do hino mesmo?) chegou a hora de retornar para a verdadeira Cidade Maravilhosa. Me indicaram um telefone interno que poderia usar para chamar um táxi.

-Oi, eu queria pedir um táxi para a portaria 4...

-Quashtradxi?

Pensei que um guaxinim havia entrado na ligação e estivesse tentando fazer contato. Lembrei rapidamente, no entanto, que manter uma conversa ao telefone é o estágio supremo no aprendizado de um idioma qualquer. Respirei fundo, me concentrei e continuei.

- Desculpa, eu não entendi.

- Qual o shtradi?

Justamente por pertencer à categoria "c" e não à "a", pensei que o "shtradi" fosse algum tipo de número interno, documento, conta bancária para debitar o custo do táxi, enfim, algo exclusivo da própria Petrobras.

- Então, eu sou visitante, eu não tenho isso.

- Não, eu perguntei como você eshtá veshtido.

De tão chocado com a forma salivar que os cariocas utilizam para dizer "Quais os trajes" (sem contar o susto de perguntar dessa forma lusitana com que roupa a pessoa está), acabei respondendo que estava de branco quando ostentava uma bela camisa amarela. Tendo sido avisado de meu erro, pedi desculpas ao táxista e falei para recomeçarmos toda a conversa...

domingo, fevereiro 01, 2009

Sou um entusiasta do futebol como metáfora da vida por conta das inúmeras possibilidades de recuperação que vão aparecendo. Consideremos como exemplo o caso do Lenny, atacante do Palmeiras n anos mais novo que eu.

18/01, "O árbitro marcou pênalti. Lenny, que ficou 2008 inteiro sem balançar as redes, pegou a bola, e muitos torcedores que compareceram ao hotel em que o Palmeiras está hospedado para assistir ao jogo gritaram para ele não bater. O atleta de 20 anos chutou à meia altura, e o goleiro Carioca pulou para o seu lado direito e espalmou." (Lenny erra pênalti, e Palmeiras perde segundo jogo-treino do ano)

01/02, "A tarde, contudo, era de Lenny. O jovem atacante não desperdiçou pênalti sofrido por Deyvid Sacconi e bateu no meio do gol, aos 44min, para garantir a quarta vitória do Palmeiras no Paulista." (Lenny faz três, reservas do Palmeiras vencem e mantêm 100%)

Boa segunda-feira para todos nós.