terça-feira, outubro 27, 2009

A imagem a seguir saiu na Veja numa reportagem sobre o padrão de tomadas. Clique nela para uma visão ampliada:



É bom saber que 100,5% das pessoas moram em 246 países, não?

segunda-feira, outubro 26, 2009

Como não se deve fazer jornalismo

"Após série de confusões, Uruguai rejeita anulação de lei que investigaria ditadura"

Além do titulo ser um tanto quanto Sessão da Tarde, o que me irrita nessa manchete é a dupla negação. Não que eu não tenha entendido, simplesmente eu acho que não simplifica não dizer diretamente o que aconteceu e obrigar o leitor a não entender o que ele não tinha entendido para finalmente saber o que era o fato original.

Pergunto eu aos queridos leitores: respondendo sem refletir muito, o que diabo aconteceu com a lei uruguaia afinal, hein? Confesso que eu já não me lembro mais.

(Leitores que pensam em binário e os que tem QI maior que o garotinho do outro post estão dispensados de responder)

sábado, outubro 24, 2009

Mau presságio

Insônia na véspera de um jogo decisivo não deve ser uma coisa boa...

sexta-feira, outubro 23, 2009

Continuando a série "O que eu deveria estar fazendo se o mundo fosse justo": http://mais.uol.com.br/view/e28h1sxcz1jv/banco-imobilario-04023566C0816366?types=A&

domingo, outubro 18, 2009

P = NP reloaded

Confesso que não li "A metamorfose". Tenho o livro há anos mas faltou oportunidade, empenho ou alguma outra coisa que sirva como desculpa aleatória.

Descobri hoje por acaso que o protagonista era, antes de se tornar a famigerada barata, um caixeiro-viajante.

Seria esse então o tal do Problema do Caixeiro-Viajante?

sexta-feira, outubro 16, 2009

Você percebe que é hora de dormir ou que você precisa prestar mais atenção no que faz quando lê o anúncio de um simpósio chamado "Biossegurança e Descartes de Produtos Químicos Perigosos em Instituições de Ensino e Pesquisa" e pensa:

"puxa, nunca soube que o Descartes tinha trabalhado com Química também!

terça-feira, outubro 13, 2009

Garotos prodígios

Odeio esses meninos talentosos que aparecem na tv de vez em quando falando sobre as bandeiras do mundo ou os campeões das copas de todos os tempos. Meu ódio na verdade se chama inveja, sinto que esses moleques não estão fazendo nada de tão raro assim.

Hoje no uol encontrei a seguinte notícia: "Garoto de dois anos tem QI igual de Einstein". Pelo que eu me lembro da biografia básica do alemãozinho, o QI dele ou não era TÃO acima da média assim ou nem sequer havia sido medido. Além disso, pessoas com QI alto são aquelas que tem um enorme talento para...resolver testes de QI.

Não pretendo questionar este método hoje, admitamos que ele é válido para "medir a inteligência" (também não vou questionar o que diabos essa frase quer dizer). É muito mais fácil definir o que NÃO é inteligência, para isso basta ler o resto da notícia.

Vemos que nosso amigo jornalista estava com dúvidas quanto à sua comparação logo no primeiro parágrafo: "Um garoto de dois anos e cinco meses (...) obteve em um teste de QI (coeficiente de inteligência) uma pontuação equivalente à dos físicos Albert Einstein e Stephen Hawking."

Quem disse que os dois tinham QI equivalente entre si? Para dar um ar mais quantitativo, o texto informa que o menino está entre os 2% da população com maior QI. Sem brincadeira, mais da metade dos meus amigos deve estar nessa lista e nem por isso eles ganham reportagens. Enfim, quase nunca.

A chave de ouro do texto também é excelente. Segue frase da mãe do pimpolho:

""Aos 18 meses eles devem conhecer por volta de 20 palavras. Nós começamos a fazer uma lista e paramos no número 600. Eram resmas e resmas de papel"".

"Resma: do árabe rizma. Vinte mãos de papel, ou quinhentas folhas" (Michaelis).

Acho que o menino escrevia D O G ou C A T em letras bem grandes em cada folha, só assim para gastar mais de 500 folhas com 600 palavras.

(a notícia original é um pouco menos idiota: http://news.bbc.co.uk/local/berkshire/hi/people_and_places/newsid_8304000/8304200.stm. Ainda assim, a foto do menino do lado do quadro negro merece meu completo e profundo desprezo).

PS: estive sem conexão na semana passada, peço desculpa aos leitores que não puderam procrastinar como gostariam diante desse template laranja.

sexta-feira, outubro 02, 2009

Mestrado

Tem dias que a gente realmente se questiona se fazer uma pós vale a pena. Então a gente se depara com coisas como essa e percebe que o mundo está mesmo pouco se fudendo com nossos trabalhos:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-24042007-150223/

(o abstract em inglês é a melhor parte. Para os muito motivados, recomendo baixar o arquivo para ver como é uma dissertação nessas "ciências moles").

quinta-feira, outubro 01, 2009

Brasil...

Nosotros, brasileiros, gostamos de dizer que os argentinos são arrogantes. Nunca ouvi nenhum argentino dizer que Diós seria portenho, portanto acredito que nós somos superiores a eles nesse quesito.

Admitindo que Deus seja realmente brasileiro, peço a Ele que afaste os Jogos Olímpicos de nosso belo país. Já temos problemas demais, certamente não precisamos de uma Olimpíada para foder com tudo...