segunda-feira, julho 23, 2007

Um economista famoso cujo nome obviamente me escapa cunhou o termo "Belíndia" uns anos atrás. Ele queria dizer que o Brasil possuía bolsões de riqueza "belga" em meio à pobreza "indiana".

Os franceses acham que os belgas são o povo mais estúpido do mundo, até as "piadas de português" deles são sobre esses vizinhos. Essas piadas em geral giram em torno das batatas fritas, afinal as freedom fries não são tão french como se supõe, diz a lenda que elas foram inventadas na Bélgica. De fato, nas ruas desse não tão glorioso país sempre se encontram restaurantes que vendem "moules frites", uma corruptela para "ostras E batatas fritas" mas que leva o estrangeiro desavisado a acreditar que lá eles fritam ostras. Portugueses, talvez, pero no mucho.

Uma indiana que estudava comigo disse uma vez que achava Paris muito desabitada, com poucas pessoas, "elas nem ficam se esbarrando nas ruas". Como tristemente se admite às vezes, alguns preconceitos são justificados.

O que nem o finado economista, nem os arrogantes franceses nem mesmo a terceiro-mundista sabem é que as estações de metrô da Zona Leste estão cada vez mais dominadas por barraquinhas de batata frita. Adeus vans adaptadas para cachorro-quente, a onda agora é outra. O incrível é ver o povo pobre se acotovelando para pegar seu cone de batatas...

Nenhum comentário: