quinta-feira, julho 29, 2010
quarta-feira, julho 28, 2010
MPC
Quando criança eu tinha um certo fascínio por previsões do futuro. Isso desencadeou duas reações principais:
- no curto prazo, eu comecei a anotar as previsões religiosamente feitas no início de cada ano para comparar com a realidade. Essas tentativas fracassavam sempre pois eu sempre perdi a anotação
- no longo prazo, escolhi fazer meu mestrado em controle preditivo
A vantagem da revolução tecnológica que vivemos, além de permitir a implementação de estratégias de controle preditivo, é que se tornou muito fácil guardar esse tipo de informação. Por exemplo, em 02/12/2006 enviei uma mensagem para meu gmail contendo as previsões de Jucelino da Luz sobre os anos vindouros:
"2006 - O Candidato Geraldo Alckmin ganha as eleições para presidente do Brasil. O Professor Jucelino ressaltou que Alckmin será o melhor presidente dos últimos tempos e que ele é a melhor opção para o Brasil neste momento. (ele cortou um dedo e não me avisaram?)
2006 - Setembro, Outubro e Novembro - Atos extremos de violência no Rio de Janeiro (somente nesses mesos, no resto será tranqüilo)
2006 - 10 de outubro a 6 de Dezembro - 4 ou 5 tufões passarão pelos EUA com a mesma intensidade dos últimos, Rita e Katrina (foi só uma marolinha)
2007 - Janeiro, Fevereiro e Março - Aparecimento de uma nova dengue mais forte do que a dengue hemorrágica aparecendo primeiro no Rio de Janeiro espalhando-se para Santos, Rio Preto e Ribeirão Preto, até chegar ao Nordeste (a dengue hemorrágica é uma constante nas premonições desse cidadão)
2007 - 31 de Dezembro - data limite para conscientização do ser humano (oi?);
2007 - Em carta à Governadora do Rio de Janeiro datada de: 2/09/2005 o Professor Jucelino relata: Tornado no Rio de Janeiro em 19 de Outubro de 2007 atingindo: Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Rezende. (aconteceu?)
2008 - Aparece a vacina contra a AIDS - O Professor Jucelino ressalta que a cura para a AIDS já existe e é uma erva chamada LUANÁ que é encontrada no Cerrado de Mato Grosso (sem trocadilhos com AIDS/Mato Grosso);
2008 - Milhares de pessoas morrerão na África devido à escassez de água (buena);
2009 - 25 de Janeiro - Terremoto de 8.9 na escala Richter atingira Osaka no Japão deixando 500 mil mortos (você quis dizer...Haiti)
2009 - 27 de Setembro - Ápice da crise penitenciária com mais ataques no Rio e em SP (não contava com os acordos dos governos com os bandidos, hein?);
2010 - A temperatura em alguns países da África atingirá 58°C e será o auge da crise da escassez de água;
2010 - 15 de Junho - A Bolsa de valores de Nova York entra em colapso (alta de 2,1%)"
O ápice, para usar a palavra do Professor, é acompanhar o site do cidadão, pois ele mesmo compila as previsões dos últimos 3 ou 4 anos. Para quem quiser ver, http://www.jucelinodaluz.com.br/previsoes_2010.htm
http://www.jucelinodaluz.com.br/previsoes.htm
Em geral há muitos relatos de dengue emorrágica (sic), terremotos de baixa magnitude e notícias que sempre se repetem ("Atentado no Egito mata pelo menos 20 pessoas", "Revoltas na França, marcam conflitos pelas ruas Paris em protesto", etc.)
Em todo caso, eu não viajaria para Nova York no próximo dia 18. Quem viver, verá.
Escrito por Bruno à 12:42 AM 1 comentários
terça-feira, julho 27, 2010
Como?
Teste Uol sobre conhecimentos a respeito de terremotos. http://educacao.uol.com.br/quiz/quiz.jhtm?id=8743. Segue print screen da minha resposta, apontada como errada por uma cruz vermelha, e da respota "correta", marcada com um check verde:
Sério mesmo, leitores inteligentes, o que diabos eles tentaram dizer com a alternativa B?
Escrito por Bruno à 11:27 PM 3 comentários
sábado, julho 24, 2010
Stallone
A polemiquinha imbecil de ontem foi uma declaração do Stallone a respeito da filmagem de um filme qualquer aqui na Terra Papagalli. Os comentários atribuídos a ele foram os seguintes:
"Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles (os brasileiros) dizem obrigado"
"os policiais de lá usam camisetas com uma caveira, duas armas e uma adaga cravada no centro; já imaginou se os policiais de Los Angeles usassem isso? Já mostra o quão problemático é aquele lugar".
"podermos ter explodido vários prédios, todos ficaram felizes e ainda trouxeram cachorros-quentes para aproveitar o fogo".
Na boa? A única parte que eu achei falsa nessa história toda é essa do cachorro-quente. Certeza que levaram ele em alguma churrascaria chique da vida.
Mas, como vivemos num inferno pós-moderno politicamente correto, "Depois de fazer piadas de mau gosto sobre o Brasil, país onde ele filmou boa parte das cenas do filme Os Mercenários, Sylvester Stallone pede agora desculpas formais ao País", como disse o Terra.
Alguém precisa explicar para esse jornalista qual o significado do termo "piada de mau gosto".
Escrito por Bruno à 2:04 AM 0 comentários
sexta-feira, julho 16, 2010
A pobreza das nações
Introdução 1: Nunca li Adam Smith. Segundo se conta sobre sua obra, ele dizia que os indivíduos, ao procurar apenas seu benefício próprio, acabavam gerando um maior bem-estar para toda a sociedade.
Introdução 2: Em alguns corredores de ônibus de São Paulo, as pessoas entram por uma porta à esquerda do ônibus, mais ou menos no meio do carro. Com isso, elas têm duas opções depois de embarcar: virar à esquerda e se acomodar perto do motorista ou virar à direita para passar pela catraca.
Dos Fatos: Entrei num ônibus não muito cheio hoje. Junto comigo havia mais uma dúzia de pessoas querendo entrar também. Além da catraca havia apenas uma meia dúzia de lugares. Eu, bem-educado como um francês (se francês fosse exemplo de educação...), fiz comme d'habitude: fui logo me posicionando à esquerda numa fila para passar a catraca, dando assim espaço para todos subirem no ônibus e ele poder partir mais rápido.
O grande problema é que esse meu comportamento praticamente me condenou a ficar em pé, já que todo mundo se precipita em direção à catraca para garantir o assento, na versão adulta e pós-moderna da dança das cadeiras. Os indivíduos, se movidos apenas pela maximização de seu conforto, tendem a se matar pra passar a catraca e garantir um lugar.
Porém, quando todos tentam fazer isso, o ônibus é obrigado a ficar parado esperando que os distintos senhores se acomodem. Se alguém tenta fazer como eu, é imediatamente penalizado pela multidão que passa à sua frente. Ou seja, é do interesse de todos que o ônibus saia rápido mas todos também têm interesse em sabotar essa estratégia.
Na minha experiência, percebo que sempre prevalece a aglomeração perto da catraca e a espera desnecessária. Se as pessoas esperassem em fila DENTRO DO ÔNIBUS, os primeiros teriam seus lugares garantidos e tudo sairia mais rápido, mas a vontade de "levar vantagem" costuma ganhar.
Conclusão 1: ao contrário do que dizia Adam Smith, o interesse individual não necessariamente conduz à satisfação da população como um todo.
Conclusão 2: nenhum teórico do capitalismo já andou de ônibus.
Escrito por Bruno à 9:45 PM 6 comentários
quarta-feira, julho 14, 2010
Goleiro Bruno
Me lembro como se fosse hoje da primeira vez em que ouvi falar do Goleiro Bruno (poucas pessoas sabem mas "Goleiro" é seu prenome, "Bruno" é sobrenome). Eu estava na França, apenas ouvia os jogos do campeonato brasileiro e de repente havia um xará meu, de nome e de posição.
Em pouco tempo começou a decepção. O tal Goleiro Bruno havia se transferido para o Corinthians. Felizmente não tive que sofrer com um Bruno defendendo pênaltis cruciais contra o Palmeiras.
Voltei para casa e quando o vi pela primeira vez senti que não poderia dar coisa boa. Pescoço muito grande, cabeça muito pequena, alguma coisa errada e não muito bem definida por ali.
Diante da recente tragédia, restam duas opções: torcer para que o Goleiro Bruno Do Palmeiras honre este belo nome ou que algum olheiro compareça ao Cepê neste sábado para o ínicio de mais uma Carabina (a.k.a. "aquele torneio bizarro que você joga todo ano com peruanos, se machuca, perde e passa vergonha")
Escrito por Bruno à 12:11 AM 0 comentários
Labels : goleiro
sexta-feira, julho 09, 2010
Tive um sonho estranho hoje.
Eu estava bebendo água perto da sala de reunião no prédio onde trabalho quando um moço da sala da frente me informou que lá dentro estava o técnico da Holanda, conversando com o van Persie e o Robben para demitir um dos dois.
Depois de um pouco saiu o Robben, bastante triste, e confirmou que tinha sido demitido. Não perdi a chance e convidei-o para trabalhar na Op2b.
No dia seguinte saiu uma notícia do jornal dizendo que ele recusava o convite "porque nós não estávamos à altura dele", hehe.
Não sei o que isso quer dizer. Talvez seja um sinal de derrota laranja, já que um time campeão possivelmente não demitiria um dos atacentes.
Tomara, Eu Lucas, tomara...
Escrito por Bruno à 1:48 AM 2 comentários