MPC
Quando criança eu tinha um certo fascínio por previsões do futuro. Isso desencadeou duas reações principais:
- no curto prazo, eu comecei a anotar as previsões religiosamente feitas no início de cada ano para comparar com a realidade. Essas tentativas fracassavam sempre pois eu sempre perdi a anotação
- no longo prazo, escolhi fazer meu mestrado em controle preditivo
A vantagem da revolução tecnológica que vivemos, além de permitir a implementação de estratégias de controle preditivo, é que se tornou muito fácil guardar esse tipo de informação. Por exemplo, em 02/12/2006 enviei uma mensagem para meu gmail contendo as previsões de Jucelino da Luz sobre os anos vindouros:
"2006 - O Candidato Geraldo Alckmin ganha as eleições para presidente do Brasil. O Professor Jucelino ressaltou que Alckmin será o melhor presidente dos últimos tempos e que ele é a melhor opção para o Brasil neste momento. (ele cortou um dedo e não me avisaram?)
2006 - Setembro, Outubro e Novembro - Atos extremos de violência no Rio de Janeiro (somente nesses mesos, no resto será tranqüilo)
2006 - 10 de outubro a 6 de Dezembro - 4 ou 5 tufões passarão pelos EUA com a mesma intensidade dos últimos, Rita e Katrina (foi só uma marolinha)
2007 - Janeiro, Fevereiro e Março - Aparecimento de uma nova dengue mais forte do que a dengue hemorrágica aparecendo primeiro no Rio de Janeiro espalhando-se para Santos, Rio Preto e Ribeirão Preto, até chegar ao Nordeste (a dengue hemorrágica é uma constante nas premonições desse cidadão)
2007 - 31 de Dezembro - data limite para conscientização do ser humano (oi?);
2007 - Em carta à Governadora do Rio de Janeiro datada de: 2/09/2005 o Professor Jucelino relata: Tornado no Rio de Janeiro em 19 de Outubro de 2007 atingindo: Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Rezende. (aconteceu?)
2008 - Aparece a vacina contra a AIDS - O Professor Jucelino ressalta que a cura para a AIDS já existe e é uma erva chamada LUANÁ que é encontrada no Cerrado de Mato Grosso (sem trocadilhos com AIDS/Mato Grosso);
2008 - Milhares de pessoas morrerão na África devido à escassez de água (buena);
2009 - 25 de Janeiro - Terremoto de 8.9 na escala Richter atingira Osaka no Japão deixando 500 mil mortos (você quis dizer...Haiti)
2009 - 27 de Setembro - Ápice da crise penitenciária com mais ataques no Rio e em SP (não contava com os acordos dos governos com os bandidos, hein?);
2010 - A temperatura em alguns países da África atingirá 58°C e será o auge da crise da escassez de água;
2010 - 15 de Junho - A Bolsa de valores de Nova York entra em colapso (alta de 2,1%)"
O ápice, para usar a palavra do Professor, é acompanhar o site do cidadão, pois ele mesmo compila as previsões dos últimos 3 ou 4 anos. Para quem quiser ver, http://www.jucelinodaluz.com.br/previsoes_2010.htm
http://www.jucelinodaluz.com.br/previsoes.htm
Em geral há muitos relatos de dengue emorrágica (sic), terremotos de baixa magnitude e notícias que sempre se repetem ("Atentado no Egito mata pelo menos 20 pessoas", "Revoltas na França, marcam conflitos pelas ruas Paris em protesto", etc.)
Em todo caso, eu não viajaria para Nova York no próximo dia 18. Quem viver, verá.
Um comentário:
Eu Bruno,
O trabalho da Jucelino da Luz me deu uma idéia para uma nova estratégia de controle: o OPC (Oniric Predictive Control). Com uma probabilidade de acerto de 80% é excelente para prever as perturbações não medidas...
Postar um comentário