quarta-feira, dezembro 31, 2008

Ufa

2009 ainda não começou no Brasil mas já traz uma das melhores notícias da década: o fim desse tipo de óculos







Viva 2010 e a volta do bom senso!

terça-feira, dezembro 30, 2008

Chave de ouro

Para terminar um ano em que aconteceram coisas boas, ruins e estranhas (aquelas que aguardam o juízo do tempo para se definirem em boas ou ruins), meu gato brigou comigo hoje.

Que o 2009 dos leitores seja melhor ou ao menos mais estranho...

domingo, dezembro 21, 2008

Pós-jogo

Colapsada a função de onda e terminada a partida, podemos fazer uma análise do que de fato ocorreu e não dos nossos delírios terceiro-mundistas:

1 - Os equatorianos da LDU (vindos da Argentina e do Paraguai, por exemplo) aceitaram bem a derrota. O craque do time, um cidadão que deve ter uns 3 pulmões (numa estimativa conservadora), sorria após a perda do título mundial. Provavelmente deve ir para algum time do poderoso campeonato da Arábia Saudita para ganhar uns trocados.

2 - Os ingleses do Manchester (nascidos em Lisboa, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Seul, Belgrado, etc.) celebraram a vitória gritando em perfeito inglês britânico "Campeones, Campeones, olê olê olê".

3 - Cevallos, o goleiro equatoriano, herói da conquista da Libertadores, autor de grandes defesas e totalmente isento de culpa na derrota, chora ao final da partida encostado ao pé da trave. Alguien todavía tiene cojones...

A origem do rancor

Gosto de imaginar que a final do Mundial Inter-Clubes de futebol é uma metáfora do eterno confronto entre classes, ricos contra pobres, opressores contra oprimidos, colonizadores contra criollos, eles contra nós.

O meu desejo vem do fato de que o jogo é normalmente disputado entre uma imensa potência européia (Milan, Real Madrid, Barcelona) e uma equipe sudaca mais pobrecita (Once Caldas, LDU, São Paulo, etc.).

No entanto, o confronto que eu idealizo é diferente do real porque os clubes europeus sentem-se senhores do futebol mundial independentemente do resultado do "amistoso" contra aqueles sulamericanos com tacapes. É parecido com o que os norte-americanos fazem ao chamar seus campeões nacionais de basquete e de baseball de "campeões do mundo", com a diferença de que nesses esportes nem existe o tal amistoso contra os primitivos.

Confesso que essa visão da mentalidade européia é apenas reprodução do que se diz normalmente. Estando lá, não ouvi nenhum comentário especial sobre o Mundial de Clubes mas não posso atribuir isso diretamente à tal empáfia européia. Na verdade, creio que a falta de interesse vinha simplesmente do fato de que uma equipe francesa nunca chegou em ponto tão alto (o único título continental de um time de lá foi aquele do Olympique de Marseille, cassado por conta de um escândalo de manipulações de resultados).

Após o longo preâbulo, gostaria apenas de registrar o meu óbvio apoio à LDU. O mesmo Manchester que tirou a glória mundial do Palmeiras em 1999 pode ser humilhado por equatorianos bizarros, o que já seria bastante engraçado.

Uma vez que o título venha de fato para os equatorianos, a parte difícil será apenas convencer algum brasileiro de que a LDU é melhor do que o time de coração do brasileiro em questão. Afinal, quem é arrogante e menospreza os outros são os europeus, nós somos simplesmente melhores...

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Metrô de São Paulo, Linha Vermelha, Estação Bresser, 18h15. Seria um exagero dizer que estava lotado, sei que o limite inferior é realmente muito mais profundo do que parece. No entanto, também estava um pouco longe de ser uma primeira classe de TGV.

Três rapazes entram no metro quadrado que eu já dividia com 5 pessoas. Um deles exclama: "Ah, se eu tivesse estudado como meu pai falava...".

Outro, mais realista, corrige: "Tem muita gente aqui que estudou bastante e tá aí, sendo apertada". O primeiro ainda insistiu: "Se pelo menos eu tivesse assistido aquelas aulas de Cálculo 3 para advinhar os números sorteados da Mega-sena...".

Faz 4 anos que fiz Cálculo 3. Provavelmente o mais fácil de se tirar nota mesmo sem entender a matéria (comentário privado: eu fui até melhor que a Angela!). Em todo caso, nas aulas que assisti não era feita qualquer menção à Mega-sena.

Sabia que não devia ter saído para "ir ao banheiro" naquela quarta-feira de final de Champions League...

terça-feira, dezembro 09, 2008

Ronaldo, o retorno final (?)

"Domingo, Fevereiro 17, 2008

Quando Ronaldo foi vendido para o Milan eu fiz uma análise da evolução do preço de mercado do craque ao longo do tempo, comparando também suas médias de gols nos diversos clubes.

Agora que ele se estourou de vez e vai encerrar a carreira acho que é possível fazer a versão final daquele gráfico. É curiso notar que apesar de tudo que se falou sobre sua decadência, a média de gols não caiu tanto assim; é apenas ao se observar a quantidade de gols marcados a cada temporada que fica claro o peso do tempo"

As verdades definitivas são, em geral, mutáveis e portanto não tão definitivas quanto parecia. Cravei 10 meses atrás que Ronaldo encerraria a carreira depois da n-ésima contusão no joelho. Enganei-me, como de costume.

Estando sem contrato com o Milan, o Corinthians não precisou pagar nada para contratá-lo. Dando prosseguimento ao tratamento feito anteriormente, não é totalmente ruim utilizar um polinômio de grau 2 para aproximar a média de gols do ex-craque, como se vê na figura abaixo:



A extrapolação da curva indica que ele terá média de cerca de 0,2 gols por jogo. Observemos agora a evolução do número de gols marcados em cada temporada:



Prevejo, com otimismo, que ele marcará 2 gols pelo Corinthians. Conclui-se, portanto, que ele disputará 10 partidas em 2009, o que também demonstra um excesso de otimismo deste que vos escreve.

Quem viver, verá.

segunda-feira, dezembro 08, 2008

10 tipos

Existem 2 tipos de anos: os esportivamente divertidos e os outros desde 1999...

sábado, novembro 29, 2008

A escada



Para os saudosistas, uma chance de rever. Para os que não conhecem, a confirmação de que (dessa vez) eu não exagerei.

(vídeo clamorosamente copiado do blog do Davi, X0n, com n inacreditavelmente grande...)

terça-feira, novembro 25, 2008

Erro de cálculo

Acreditei que 2008 seria o primeiro ano em que os três grandes de São Paulo seriam campeões (Palmeiras no Paulista, São Paulo no Brasileiro e o Corinthians...ah, o Corinthians...).

Ledo engano. Há exatos 10 anos o Palmeiras levou a Copa do Brasil, o São Paulo ficou com o Paulista e o Corinthians ganhou a primeira divisão.

Nem para fazer história essa maldita perda do Brasileirão serviu...

domingo, novembro 23, 2008

Dom

Todo mundo tem um dom. Eu, por exemplo, não interajo com cenários. Segue, com dois meses de atraso, sensacional registro da viagem ao Rio:

sábado, novembro 22, 2008

Il faut pas paniquer

Após não sei quantos meses de França, aprendi esta que parecia ser uma das palavras mais úteis : paniquer. O significado é aquilo que realmente se espera, "ato ou efeito de entrar em pânico". Paniquer para mim era um irmão menor de psycoter, também de raiz e significado evidentes.

Infelizmente nenhum desses verbos têm tradução exata no português oficial, o que nem é tão surpreendente porque mesmo em francês são termos de uso mais coloquial. Assistindo um pedaço da novela das 9 hoje (não que eu assista, claro, estava apenas jantando junto com a minha vó...) um dos personagens (cujo nome eu sei mas não vou ficar falando para não piorar ainda mais minha imagem) disse que eles não precisavam panicar!

Realmente a palavra atravessou o oceano. O google já registra 22.500 ocorrências do termo, contra 207.000 de sua versão francesa.

Antes que eu fizesse um estudo cronológico para ver se as primeiras ocorrências em português podiam ser atribuídas a mim ou a meus amigos, percebi que a maior parte dos sites era de Portugal. Como se sabe, eles panicam há muito mais tempo, ora pois.

sexta-feira, novembro 21, 2008

É verdade que o filme dos Simpsons já não está em cartaz há algum tempo. Em todo caso, acho interessante lembrar que durante os créditos há uma exibição do Hino de Springfield. Quando assisti no cinema infelizmente não sabia disso e acabei levantando antes da hora. Aos que também não viram, segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=DGXVIaJzPCE

Para os que também sentem calafrios aos primeiros acordes da melodia...

quarta-feira, novembro 19, 2008

Mau uso da técnica - versão química

Pesquisando recentemente sobre a produção de sabão em pó, fiquei sabendo sobre a polêmica que existe sobre o lauril sulfato éter de sódio (vulgo sodium laureth sulfate), diversas pessoas dizem que ele poderia dar câncer mas os especialistas (incluindo o FDA) garantem que não pega nada.

Achei, no entanto, esta pérola:

"A LITTLE MORE NEWS.... if you think the ingredients in your personal products are safe, then why did this happen at a shampoo factory.. 7/14/99

*** 5,000 evacuated in Iowa due to spill

IOWA CITY, Iowa (AP) - About 5,000 people were evacuated Tuesday from the city's southeast side when a corrosive chemical spilled while being unloaded at a factory that makes shampoo and toothpaste. About a gallon of the chemical, called Chlorosulfonic Acid or CSA, spilled while being piped from a rail car into a storage tank at a Procter & Gamble Co. factory. The spilled acid formed a vaporous cloud, which began drifting on the wind. "They can harm you if you inhale them or just come into contact with your skin," said Iowa City Fire Marshal Roger Jensen. Two police officers exposed to the vapor were checked out at a hospital and released. There were no other injuries, Jensen said. P&G spokesman Mike McCleary said the spill occurred about 10 a.m. when a valve on the unloading equipment failed."

(http://www.safe2use.com/data/sls-sles.htm)

Hum, realmente eles têm um ponto. Se o xampu é seguro, por que esvaziaram a fábrica? Será que as fábricas de papel também são um perigo já que pode vazar soda cáustica a qualquer momento? Não devemos reduzir o consumo de papel sulfite antes que nossos dedos sejam corroídos e os cotocos caiam?

Ah, façam-me o favor...

domingo, novembro 16, 2008

Para pensar...

Acabei de ver na ESPN que o empresário do Cristiano Ronaldo deve se reunir nessa segunda-feira para discutir um aumento de salário para o gajo. Atualmente ele recebe algo em torno da bagatela de R$ 400.000,00 por semana. (Fonte: http://espnbrasil.terra.com.br/cristiano%20ronaldo/noticia/15283_CRISTIANO+RONALDO+QUER+MAIS+DO+QUE+R+400+MIL+POR+SEMANA)

Boa segunda para vocês também...

terça-feira, novembro 11, 2008

Ils l'apprennent à l'école...

"Note 1.7 There is a different approach to nonstandard analysis, based on owrk by Nelson (Nelson, 1977), and known as "internal set theory", or IST. A new unary relation is first defined, a predicate to label "standard" objects, and then internal and external entities.
The axioms of IST are the usual axioms of Zermelo-Fraenkel theory with three additional ones, "transfer", "idealization", "standardization". This approach has been much developed by French mathematicians; see (Deledicq and Diener, 1989; Diener and Reeb, 1989; Lutz and Goze, 1981). It is remarkable how they have been able to transform these axioms into very hard analysis in a few pages (grifo nosso)."

(Optimization and Nonstandard Analysis, J. E. Rubio)

PS: não, eu não entendo dessas coisas, simplesmente pego livros obscuros para ler durante as aulas numa vã tentativa de ficar acordado e ocupar melhor o tempo.

sábado, novembro 08, 2008

Depois da crise mundial e demais hecatombes...

Um amigo meu (que não sou eu) resolveu comprar um presente para a namorada são-paulina (que não é a Renata). Num ato de despreendimento clubístico, esse amigo escolheu uma almofadinha em formato de coração com o distintivo do referido tricolor paulista. Ah, como o bom senso nos abandona nessas horas.

Na hora de passar no caixa, a funcionária educadamente me perguntou (digo, perguntou para o meu amigo) se era para presente. A resposta afirmativa era um tanto quanto óbvia. "Presente para homem ou para mulher?", ela insistiu.

Aposto o que restou da minha masculinidade que se o time fosse qualquer outro eu não teria passado por viado comprando presente para o namorado tricolor...

quinta-feira, novembro 06, 2008

Eu avisei...

"Domingo, Janeiro 13, 2008

Todo mundo já se perguntou porque as coisas acontecem de um dado modo e não de outro. Boa parte da física existe para responder a essa pergunta. Por exemplo, a noção de entropia serve para explicar porque as coisas acontecem prioritariamente num sentido e não em outro (como no exemplo clássico de que uma pedra cai e esquenta um pouquinho o chão, enquanto esquentar um pouquinho o chão raramente provoca um movimento da pedra).

Mas não é disso que eu quero falar. Estou pensando na dúvida básica, na situação da encruzilhada: dada uma bifurcação do destino, qual caminho é escolhido?

Novamente há argumentos entrópicos, explicações falando em quantidade de estados acessíveis, medidas de probabilidade, potenciais químicos que se igualam, etc. Proponho no entanto um modelo muito mais simples e unificador: as coisas acontecem de maneira a maximizar a quantidade de piadas.

Como ilustração desse princípio fundamental, tomemos o caso da eleição norte-americana. Eu acreditava na eleição do Obama simplesmente pelo trocadilho estúpido Obama-Osama. Hoje descobri o middle name do cidadão: Hussein.

Sim, meus caros, Barack Hussein Obama. Diante disso, não há dúvidas de que as forças da natureza vão dar um jeito de elegê-lo.

À guisa de exercício, peço que os leitores pensem em alguma de suas recentes frustrações (porque em geral só se pensa "puxa, por que as coisas foram assim?" quando o resultado não é bom) e vejam como a desgraça proporcionou mais piadas...

Publié par Bruno à 8:20 PM

Libellés : notícia, Termodinâmica "

domingo, novembro 02, 2008

No ano em que prestei Fuvest, fiquei esperando o resultado sair na casa de um amigo. Estávamos em 4: Ulisses, o dono da casa, que havia prestado Medicina e ficado já na primeira fase (ele acabou passando no ano seguinte, não fique preocupado, caro leitor), Barbosa, um postulante ao Largo de São Francisco (atualmente advogado...) e o Leandro (vulgo Bolinha), outro aspirante a politécnico.

Quando finalmente conseguimos ver o resultado pela internet (a banda larga de 2002 não era tão larga assim...) ficamos muito felizes pois os três tinham sido aprovados. Após uns 3 minutos de euforia e comemoração, alguém resolveu olhar melhor aquela lista e...

O número do curso ao lado do nome do Leandro não era o de Engenharia. Ele havia sido aprovado em Matemática Aplicada e Computacional ou algo parecido, a segunda opção. Foi algo tão frustrante que aquele momento ficou conhecido como "o gol anulado do Sandro Hiroshi".

Sinceramente não me lembro se a origem era alguma referência à quantidade de gols que ele perdia pelo São Paulo ou àquela suspensão e confusão com perda de pontos que aconteceu por ele ter falsificado a idade. No entanto, o nome permaneceu na minha cabeça como sinônimo de grande alegria seguida de frustração absoluta.

Ao ver a decisão da Fórmula 1 de ontem, foi impossível não lembrar daquela noite. Uma das imagens mais tristes do dia mostra a família do Massa pulando e comemorando com parte da Ferrari quando subitamente alguém repara na televisão que eles não eram os campeões. Cômico se não fosse trágico.

O fim da minha história pessoal é que o meu amigo foi aprovado na segunda chamada, concluiu tranqüilamente seu curso em 5 anos e provavelmente não é mais um feliz desempregado.

Já Felipe Massa deve estar pensando se não teria sido melhor prestar vestibular mas seu saldo milionário no banco rapidamente o acalma.

domingo, outubro 26, 2008

Eleições

É um exercício mental comum em início de curso pedir aos alunos que imaginem como serão suas vidas ao final da faculdade. Ouso dizer que ninguém consegue acertar o futuro, por mais claros e bem definidos que sejam seus planos.

No caso em que esses planos nem existem, aplica-se o velho aforismo "Quem não sabe onde quer chegar, então não sei qual o final dessa frase". Enfim, espero que o caro leitor tenha entendido a intenção.

Eu, particularmente, tinha um plano razoavelmente certo até o meio do curso. Dali para a frente estava tudo por conta do famoso Deus-dará. O que eu nunca esperaria era chegar no final do curso trabalhando para engenhos de açúcar e votando no PFL. Acho que levei -350 anos para me formar, é a única explicação plausível...

quinta-feira, outubro 23, 2008

No escritório

Telefone toca.

-Op2B.
-P3D?
-Op2B!
-P3D???
-Não, Op2B.
-Ah, não é da P3D?
-Não.
-Desculpe.

Moral: nunca ocupe a sala que era de uma empresa com nome bizarramente parecido com o seu.

segunda-feira, outubro 20, 2008

Sem Matlab para você

Você percebe que passou muito tempo programando quando chega em casa, abre o jornal e vê a seguinte notícia:

sábado, outubro 18, 2008

Fim de curso

Hoje acabaram as aulas no cursinho em que dei aulas este ano.

Chamar de "cursinho" é exagero da minha parte. No segundo semestre a freqüência de alunos estava tão baixa que era possível contar o número de alunos com os dedos das mãos, posteriormente com uma mão só e finalmente hoje apareceu um único indivíduo.

Eram quase 80 alunos no começo do ano. 1 resistiu até o final.

Por esse ângulo minhas aulas devem ser piores que o curso do BOPE.

Que a garra do sobrevivente único continue acompanhando esse rapaz e que um dia multidões venham assistir aos meus cursos.

quinta-feira, outubro 16, 2008

Cenário clássico: ônibus na Usp, alunas estrangeiras entram. Seria possível sentir o passaporte comunitário delas mesmo que elas não tivessem tentado pagar o ônibus com notas de 20 reais amassadas (parênteses tardios: sempre tive a impressão de que na França as pessoas amassavam mais o dinheiro do que aqui. Por outro lado, as moedas de euro, por serem mais grossas, eram capazes de rodar por metros e metros, fugindo completamente do seu portador original. Creio que ambos os fatos indicam a soberba européia em relação a bens materiais. Pode ser só preconceito meu. Fim do longo parêntese tardio).

Uma delas, claramente italiana (apesar de estar sem botas e sem enormes óculos escuros) ficou no banco em frente ao meu. Uma amiga dela parou a seu lado e a terceira acabou sentando-se no banco vizinho ao meu.

Apesar dos traços europeus, essa última evidentemente não cheirava como italiana. Então ela abriu a boca para falar com uma outra menina que acabava de se juntar ao grupo: "Mais tu sais qu'il y a un..."

quarta-feira, outubro 15, 2008

A questão que permanece

Inventar algo original, complexo e potencialmente útil mas que fica esquecido num canto de biblioteca de uma universidade qualquer ou fazer continhas para ajudar mega transnacionais a se tornarem ainda mais mega (mantendo-se a transnacionalidade constante, creio eu)?

domingo, outubro 12, 2008

A amizade - uma abordagem vetorial

Todos conhecem aquele ditado/adágio/aforismo que diz "Os amigos dos meus amigos são meus amigos". Pois bem, admitamos que isso seja verdade. Se os amigos dos seus amigos são seus amigos, então os amigos dos amigos dos seus amigos são amigos de amigos seus, conseqüentemente também são seus amigos. Progressivamente, todas as pessoas do mundo serão seus amigos, incluindo seus inimigos. Por redução ao absurdo, concluimos que o ditado é falacioso.

No entanto, há alguma verdade intuitiva nele. Afinal, pessoas sensatas tendem a escolher outras pessoas sensatas para compartilhar seus bons e maus momentos. Sendo você sensato, seu amigo sensato e o amigo do seu amigo sensato, é possível que o ditado se aplique. Resta, entretanto, definir o que se entende por "sensato".

Para mim, colocar piercings e correntes em todos os orificios do corpo não é algo elogiável. Obviamente conclusão oposta seria obtida com alguém já devidamente perfurado. Tudo bem, respeito a opinião deles mas não surpreende que meus amigos não tenham tantos piercings assim.

Creio que o ditado do primeiro parágrafo possa ter uma explicação gráfica interessante. Considere que eu sou o vetor vermelho e um amigo genérico seja o verde:



Como eu e meu amigo verde gostamos bastante de futebol bizarro, podemos manter assunto por tempo suficiente para descobrir outras afinidades, estabelecendo talvez uma amizade.

Agora imagine que meu amigo verde tem um amigo amarelo:



Provavelmente ele já não vai ser tão simpático comigo. Ainda pior será a minha relação com o amigo azul...Em resumo, podemos esperar que o azul seja amigo do amarelo, o amarelo do verde e o verde de mim, mas não parece que eu e o azul tenhamos muita afinidade. Os amigos dos meus amigos podem ser meus amigos mas o raciocínio não se propaga até o infinito. Na minha interpretação isso ocorre porque existe uma dimensão extra nos interesses: se houvesse uma única então os vetores de todas as pessoas seriam coincidentes e o mundo seria utópico e monótono.

Claro que o desenho ilustrativo é uma simplificação bastante grande. Pessoas têm centenas de eixos de interesse mas se fosse possível quantificar adequadamente esses interesses e definir um nível de tolerância de cada indivíduo (representando quão disposto cada um está de aceitar um vetor distante do seu), seria viável prever amizades. Ou não.

terça-feira, outubro 07, 2008

Algumas mentes maldosas diziam que eu tinha um amigo imaginário chamado Da Gota. Tratava-se de um delírio esquizofrênico altamente complexo, ele tinha personaliade própria, histórias, dramas. Obviamente tudo isso era possível apenas porque ele existe de fato.

Dos amigos de colégio ele foi o único que tomou a decisão correta de ganhar a vida com jornalismo esportivo. Após anos de faculdade, o atual jornalista tem seu próprio blog.

Fica o link e o convite a todos: alinhadoesporte.blogspot.com

segunda-feira, outubro 06, 2008

Constragimento diante de velhos amigos

-Puxa, há quanto tempo!

-Desde o dia 20 de setembro, meu caro.

-E aí, muitas novidades?

-Na verdade não. Às vezes um ou outro amigo seu passava por aqui, deixava uma mensagem de apoio. Nada comparável aos velhos tempos.

-Eu sei, me desculpa.

-Não, eu entendo, não quis te constranger. Imagino que os últimos tempos não tenham sido fáceis. Como foi lá no Rio?

-Perdemos.

-Ah, que novidade. Te conhecendo tão bem, não sei porque me dei ao trabalho de perguntar. Vai me dizer agora que vocês trabalharem bem, sofreram, chegaram na final e aí num golpe de azar tudo foi perdido?

-É, podemos descrever assim. Alguém te contou isso também?

-Não, simples dedução lógica...6 anos de arquivo permitem que diversas conclusões sejam obtidas. E o estágio, já explodiu muita coisa?

-Explodi?

-Você não está num centro de pesquisas sobre energia nuclear?

-Sim, estou fisicamente no centro mas não trabalhando com as partículas radioativas. Infelizmente para mim, felizmente para São Paulo. Tudo vai bem, apesar da tradicional "falta de tempo".

-Tenho certeza que você pensou em mim nas últimas semanas...


-É, seu convencido, o pior é que é verdade. Palmeiras assumindo a ponta depois de n anos, bolsas de valores transformando fortunas em amendoins e agora a grande novidade: ganhamos o Ig Nobel! Essa eu não poderia deixar de compartilhar com você...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u451675.shtml

Declaro solenemente reaberto O (we)Blog. Desculpas aos fãs e companheiros inseparáveis, vamos em frente...

sábado, setembro 20, 2008

Frase do dia

"The matematicians and the physics men have their mythology; they work alognside the truth never touching it; their equations are false but the things work."

(Robinson Jeffers)

terça-feira, setembro 09, 2008

Ah sim, o estágio

Trabalhar com cana-de-açúcar me traz más lembranças de nossa época colonial...Mesmo sem fazer nada "mão na massa", só o tema já me deixa meio feitor pós-moderno.

Viadagem, eu sei.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Emissões...

"A gente sempre acha que um filme, por ser um bem cultural, não polui", afirmou o diretor, na sexta (29), em entrevista a um grupo de jornalistas paulistas que acabara de assistir a "Linha de Passe". "Mas polui. E nós fizemos o cálculo: foram 118 mil toneladas de carbono [lançadas na atmosfera]. Para compensar isso, foram plantadas 7,5 mil árvores nativas em três hectares do Parque de Carbono da Pedra Branca, no Rio de Janeiro." (http://cinema.uol.com.br/ultnot/2008/08/29/ult4332u854.jhtm)

118 mil toneladas. 118.000 toneladas!

7500 árvores.

16 toneladas por árvore.

Densidade da madeira: 700 kg/m³ (http://www.simetric.co.uk/si_wood.htm)

Volume de cada árvore: 23 m³.

Admitindo que a árvore é simplesmente um cilindro de madeira de 1 metro de diâmetro, cada árvore precisaria ter 7 metros de altura.

É, considerando que as raízes não aparecem na minha conta parece que o Walter Salles não mentiu.

Este blog, pobrecito, andou abandonado. Sinto muito.

Diversos eventos se sucederam e impediram o andamento normal dos posts. Nesse meio tempo tanto o número de aulas restantes na faculdade quanto os dentes do siso na minha boca foram reduzidos a zero. Não muito traumático em nenhum dos casos, felizmente.

Hoje inicia-se uma nova fase. Maiores detalhes não serão dados porque eu não quero ser seqüestrado, afinal ninguém precisa saber que eu vou ganhar R$20.000 por mês como estagiário.

sexta-feira, agosto 22, 2008

É quase tetra

Por mais incrível que parecesse incialmente, chegou o momento em que o número de dias faltando para o final do curso da Poli se tornou igual ao número de dentes do siso em minha boca.

quinta-feira, agosto 14, 2008

Pequenos fracassos...

"41min - GOOOOLLLL DO VASCO!!!! Em cobrança de pênalti, Madson cobra no canto direito, e Bruno pula no seu esquerdo" (http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/08/13/ult59u167358.jhtm)

Isto posto, fica aqui a pergunta aos queridos leitores: qual teria sido o maior fracasso da vida deste que vos escreve?

sábado, agosto 02, 2008

Mapcom

Juntamente com as atividades de encerramento de curso foi realizado um "Mapeamento de Competências" dos formandos. Alguns resultados selecionados encontram-se no gráfico abaixo:




É preciso dizer que utiliza-se uma escala em que a nota 10 não é exatamente boa, indicando em verdade um exagero na competência em questão. Assim, não é surpreendente que meus "melhores" quesitos sejam os apresentados acima.

Um outro esclarecimento válido é a descrição de Realização: "avalia a disposição e ousadia frente às oportunidades não experimentadas. Mensura a ambição para crescer e a forma com que estabelece metas e desafios". Há uma explicação complementar dizendo que costumo estabelecer metas inalcançáveis para me sobressair.

Os demais resultados não foram exatamente surpreendentes...

terça-feira, julho 29, 2008

Cena quotidiana: 3 estrangeiros (loiramente estrangeiros) entram num ônibus em direção à universidade. Interpelam o motorista: "Do you speak English?". Pobres...

Obviamente o motorista não speakava muita coisa. Para piorar a situação deles, ele também não falava muito bem nem em português: era chileno. Mesmo assim, há uma comoção no ônibus, diversas pessoas ajudam, a cobradora dá palpite, descobre-se finalmente que eles querem ir para o Instituo Butantã.

Sem querer parecer arrogante, sei que boa parte dos leitores habituais d'O Blog precisou em algum momento tomar ônibus num outro país. Sem querer parecer profeta, sei também que muitos não conseguiram a ajuda de que necessitavam não por não conseguir se comunicar de forma alguma, mas sim por falar a língua do tal país com sotaque.

De volta aos estrangeiros do ônibus, a cobradora fez com que o ônibus parasse no meio da rua para que ficasse mais cômodo e ainda deixou que eles saíssem sem pagar.

Os conquistadores portugueses não sabiam que nem precisava dos espelhinhos...

Mesma linha do anterior

Madrugada. Aluno fazendo trabalhos bizarros, gerando números aleatórios e tentando enxergar um padrão que permita salvar a pátria.

De repente, acaba o programa na TV e passa a propaganda de "Uma Mente Brilhante".

Novamente, não tão complexas. Em todo caso, um bom momento para desligar o computaor.

sexta-feira, julho 25, 2008

Cachorro Morto

"Bruno é um garoto especial, craque em matemática e sabe de cor todos os países do mundo e suas capitais. Ele nunca vai muito além de seu próprio mundo, capaz de resolver complicadas equações, mas com nenhuma habilidade para lidar com emoções ou pessoas. Um dia o garoto encontra um cão morto no jardim e a partir daí vai ter que começar a interagir com outras pessoas.

O roteiro foi inspirado em três livros: o inglês e premiado The Curious Incident of the Dog in the Night-time, de Mark Haddon; A Música dos Números Primos, de Marcus du Sautoy; e Nascido num Dia Azul, do autor Daniel Tammet.

Esta montagem integra o Primeiro Sinal, espaço aberto para grupos emergentes, jovens artistas, novas linguagens e maneiras de pensar a poética teatral, variadas formas de concepção cênica, diversidade estética e experimentação.

Ficha Técnica
Elenco: Aline Filócomo, Luciana Paez, Bruno Freire, Thiago Amaral e Maria Amélia Farah
Direção e texto: Leonardo Moreira
Figurino: William Moreira
Animações e trilha sonora: Gustavo Borrmann
Iluminação: Marisa Bentivegna"

Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/event.asp?/Cachorro_Morto/ARTES_E_TEATRO/SAO_PAULO/&a=1&ID=9&cd_event=39005&cd_city=1

(Não tão complicadas assim, admito...)

quarta-feira, julho 09, 2008

Atualizando a revolta

Depois de anos de transporte público, cheguei à conclusão que existe algo pior que as "pessoas rolhas" que bloqueiam as escadas rolantes do metrô ficando paradas no lado esquerdo.

Estou falando do "fake do vou descer no próximo". Vocês também conhecem o tipo, é aquele que caminha determinado até a porta do ônibus e subitamente pára na escada, sem razão aparante. Não, ele não ia descer e agora é tarde demais, você também descerá no próximo.

ps: sim, já tivemos grandes temas. Hoje as vacas estão tão magras que nem mugem...

terça-feira, julho 08, 2008

O otimismo de alguém pode ser estimado pela razão entre o número de "pelo menos" e "na pior das hipóteses" que essa pessoa fala.

quinta-feira, julho 03, 2008

"Cheguei. Chegaste. (...)
E eu, solitário, volto a face, e tremo,
Vendo o teu vulto que desaparece
Na extrema curva do caminho extremo." (Olavo Bilac)

Prova prática para tirar a carta. O engenheiro, controlado como de costume, treme como vara verde.

Curiosamente tudo se passa bem. A primeira curva, a segunda curva, a baliza, a primeira ladeira, a segunda ladeira...Incrível, funcionava bem mesmo. Apenas mais uma saída de uma ladeira tranqüila, não atropelar nenhuma velhinha e estava acabado.

Porém, todos sabemos que não acaba enquanto não termina, como diria Yogi Berra.

O carro morreu. Tudo bem, estava parado, são apenas dois pontos. É só sair corretamente e vai dar certo.

Consigo sair. Cantando pneu. 3 pontos. Finito.

Daqui a 3 semanas tem mais.

PS: O blog completou 6 anos de vida. Viva!

sábado, junho 21, 2008

Preâmbulo: Depois de quase dois anos vivendo na Polytechnique, um belo dia alguém descobriu que havia um serviço de auxílio para deficientes vocais (existe esse termo politicamente correto? Enfim, para mudos) que precisavam telefonar para alguém. Bastava escrever a mensagem e enviá-la para um email X que um programa de computador se encarregava de identificar o idioma da mensagem e gravava uma mensagem na secretária eletrônica do destinatário com "leitura" do texto. Muito útil, por isso levamos tão pouco tempo para descobri-lo.

O sistema funcionava em francês, inglês e espanhol. Se não fosse identificada nenhuma dessas línguas, a máquina lia segundo a fonética do francês. Um gênio chamado Milouse (contando com a mui pequena colaboração deste escriba) conseguiu o impossível: fazer a máquina cantar.


sexta-feira, junho 20, 2008

Dúvidas dos leitores - 5

1 - Pontos fracos criptografia quântica

O grande problema é que os pontos fracos são pontos fortes também.

2 - http://search.msn.com/results.aspx?q=+preciso+saber+como+sao+feitas+as+perguntas
+ao+fazer+um+texte+no+ministerio+de+energia+e+aguas+&go=&form=QBRE

AS perguntaS São feitaS com S.

3 - http://search.live.com/results.aspx?srch=105&FORM=IE7RE&q=TESTO+ACADEMICO+SOBRE
+RECICLAGEM+E+MEIO+AMBIENTE

PaXe no minixtério de energia e aguax, parece que elex têm algo por lá.

4 - na vida tudo tem um sentido

Menos a faixa de Möbius e a garrafa de Klein.

(e a salsicha, que tem dois).

terça-feira, junho 17, 2008

Nos bons tempos em que eu assistia Jornal Hoje à tarde, havia sempre alguma matéria sobre o mundo "fashion", mostrando as tendências da moda européia que levariam anos para chegar ao Brasil.

É claro que nunca dei nenhuma importância a esse tipo de informação. Apesar do meu desinteresse, não havia como não reparar nos ridículos casacos que muitas das francesas usavam uns anos atrás (e talvez ainda hoje), sempre com aquele tradicional capuz de esquimó.

Não faz frio em Paris como na Groenlândia, ao menos não num dia comum. Por isso, o acessório só se justifica como frescura.

Outro dia no metrô reparei que uma menina usava um casaco desse estilo. Olhei ao redor e vi que mais da metade das mulheres com casaco portava o bizarro capuz com pelinhos.

Por incresça que parível, muitas vezes faz mais frio numa estação de metrô da Linha Vermelha do que em Paris. No entanto, ainda se está longe dos padrões groenlandeses e a única conclusão é que aquelas matérias do Jornal Hoje tinham razão, afinal de contas. Assustador.

quinta-feira, junho 12, 2008

Felipão foi anunciado como novo técnico do Chelsea. Há 3 anos, quando a minha confiança no povo brasileiro diante dos europeus era incrivelmente maior, acreditei que Luxemburgo daria jeito no Real Madrid e criaria a maior academia do novo século. Errei. Muitos erramos na Europa, pedimos desculpas por isso.

Novamente creio que o técnico brasileiro vá fazer o milagre que outros estrangeiros poderosos não conseguiram. O gaúcho do bigode tem uma magia especial com times azuis e vai trabalhar com orçamento ilimitado, sonho de qualquer técnico de Champioship Manager ou afins.

Segundo minhas fontes secretas, a lista de reforços exigida por Scolari é encabeçada por Deco, Arce e Paulo Nunes...

terça-feira, junho 10, 2008

Identificação de sistemas

"O modelo deve explicar tudo que for explicável nos dados. Se isso ocorrer, então os resíduos conterão apenas aquilo que não é explicável e, conseqüentemente, serão brancos."

(antes que alguém se manifeste, o termo "branco" tem um significado técnico preciso, não se trata de racismo gratuito)

quinta-feira, junho 05, 2008

Pois é...

Futebol não é algo que envolva racionalidades, por definição. Porém, se eu devesse escolher um time apenas com a razão creio que seria o Boca.

É claro que esse raciocínio é um tanto falacioso, pois a escolha seria motivada em grande parte pela emoção que os jogos desses portenhos específicos levanta. Tautologias e tautomerismos à parte, devo acrescentar que a preferência pelos bosteros poderia vir da aparente invencibilidade que eles transmitiam.

Pois bem, pela primeira vez vi o Boca ser eliminado de uma Libertadores por um time brasileiro. E, tristeza das tristezas, estou certo de que a minha escolha "racional" é bastante adequada. Ano que vem tem mais, Corinthians que aguarde.

terça-feira, junho 03, 2008

Lição do dia

Como se fala "O rei está acordando" em lituano?

PS1: ESPN tb é cultura.
PS2: Milouse, je compte sur toi.

domingo, junho 01, 2008

Tupiniquins...

Dida; Dedé(lateral-esquerdo, ex-Atlético Mineiro), Dudu (da Academia do Palmeiras), Didi (o "Príncipe Etíope); Dodô, Dadá (Maravilha) e Didi (ex-Corinthians).

Não consegui escalar um time de futebol, com o pessoal acima dá no máximo para fazer uma equipe de society. Pensei em roubar com alguns Edus (o ponta do Santos, aqueles do São Paulo e do Corinthians dos anos 90), Adão (Cláudio Adão) e pronto. Haveria ainda alguns reservas estilo Ado (goleiro do Corinthians nos anos 70) e Dedimar (ou um "m" é suficiente para excluir o coitado).

sábado, maio 31, 2008

Finais alternativos

Parei para assistir ao último capítulo da novela do horário nobre da Globo. Inútil dar um argumento do estilo "foi para fazer companhia para a minha vó", soaria como o tradicional "só assisto Chaves quando meu irmãozinho muda de canal".

O que me surpreendeu (admitam que é raro ser surpreendido em último capítulo) foi o destino dado à vilã maluca da trama: sem assassinato na estrada, internação em hospício ou arrependimento redentor.

Nada, mandaram ela para Paris. Clap, clap, clap.

Papagaio de pirata

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/celular-no-metro-de-sao-paulo-problemas-no-primeiro-dia-040272CC8983E6?types=A&

quinta-feira, maio 29, 2008

Sopa com espaguete é sopa de letrinhas em árabe.

segunda-feira, maio 26, 2008

Auto-escola, aula 10

Como se sabe, depois da progressão natural de aprendizado é chegada a hora de se fazer baliza.

E, como se sabe também, depois de fazer baliza é hora de ensinar o instrutor a resolver exercícios de geometria para a prova dele de técnico em eletrônica. Certo?

domingo, maio 25, 2008

Crescer - capítulo final

Crescer é ter que fazer prova no dia da final da Champions. Após 2h20 de prova, veio uma enorme vontade de entregar tudo do jeito que estava. Mas, terminando a trilogia, era hora de mostrar que já não dá mais para fugir de tudo simplesmente para ver um jogo.

Correções feitas na prova, ainda deu tempo de sair correndo e assistir aos pênaltis.

Crescer, portanto, é ter que cumprir as responsabilidades e contar apenas com a sorte para que tudo dê certo. De acordo, van der Sar?

quinta-feira, maio 15, 2008

Identificando problemas

É preciso fazer algo quando os "programas recentes" que aparecem ao se clicar no botão iniciar se resumem a Word, MSN e Matlab.

quinta-feira, maio 08, 2008

Auto-escola, aula 6

Tem dias em que bem na hora de engatar uma marcha com o carro andando a gente acaba puxando o freio de mão por engano.

Dizem que há mais metafísica numa aula de auto-escola do que julga a nossa vã filosofia. Já o meu instrutor começa a pensar que talvez ele ainda não tenha visto de tudo...

Dúvidas dos leitores - 4 (ou 5?)

1- Software de tradução para o guarani
Meu caro, busque as coisas diretamente no Paraguai. Lá deve existir versão em guarani para qualquer coisa, por preços muito menores do que no resto do mundo...

2-Resumo do filme o incrivel exercito de brancaleone
Era um incrível exército de um tal de Brancaleone. Eles se meteram em várias confusões.

3– Tenho medo do gato
E eu tenho medo do cachorro. Tudo bem?

4 – criativismo X evolucionismo
Evolucionismo é a teoria daquele barbudinho que deu umas bandas pelo mundo e saiu achando que o homem veio do macaco. Criativismo é procurar as coisas no google desse jeito...

5 – Fim do império romano.
476 d.C, Roma. De repente, puf, acabou.
1453 d.C, Constantinopla. De repente, puf, acabou o do Oriente também.

segunda-feira, maio 05, 2008

Deixando registrado

Este blog existe desde o meio de 2002, praticamente seis anos. Nesse intervalo não tão pequeno, foram disputadas dezenas de competições e o time do autor havia vencido apenas um torneio um tanto quanto secundário, a segunda divisão de 2003.

Pois bem, a espera acabou e o Palmeiras é novamente campeão. Rojões? Alegria ilimitada? Não, não chega a tanto. Ainda é apenas um título regional, mas já melhora.

A única coisa digna de nota e que não foi citada pela imprensa é que no último título paulista (em 1996, para os desavisados) o mesmo Vanderlei Luxemburgo fez uma troca de goleiros, saindo Velloso para a entrada de um jovem e inexperiente Marcos.

Além disso, há exatos 9 anos, um 5 de maio mudou a vida de Marcos, no histórico jogo contra o Corinthians pela Libertadores. Até hoje nunca vi outra exibição tão mágica de algum goleiro. Naquele instante ele deixou de ser um reserva que só entrava em jogo festivo para ser o maior ídolo da equipe nos últimos 30 anos.

E, principalmente, mostrou que um 05/05 nunca é de todo ruim...

sexta-feira, maio 02, 2008

Uma verdade inconveniente (e inútil)

Comentei certa vez que o nosso célebre ditado "uma andorinha não faz verão" encontra variantes realmente diferentes nos diversos países da Europa Ocidental, como se pode ver abaixo:

Inglês : one swallow doesn’t make a summer
Espanhol: una golondrina sola no hace verano
Alemão : eine Schwalbe macht noch keinen Sommer
Italiano : una rondina non fa primavera
Sueco : en fluga gör ingen sommar
Francês: Une hirondelle ne fait pas le printemps.
Húngaro: egy fecske nem csinál nyarat

Tirando os vários nomes que a andorinha recebe, nota-se que nos países anglo-saxões-escandinavos-do Norte a hirondelle, digo, a andorinha não faz summer (ou coisas parecidas), querendo dizer sempre verão. Na Espanha vizinha do nosso querido Portugal também temos o verão. Porém, em Itália e França vemos que elas não fazem...primavera!

Não precisa ser ornitólogo para imaginar que as tais aves venham de algum canto pela Itália perto da primavera, sigam rumo ao Norte e Oeste conforme o ano passa. Se elas vão para Leste ou se ao contrário elas vêm do Leste depende simplesmente da frase em húngaro, que não é tão trivial.

Uma rápida busca mostraria qual o signficado do termo "nyarat". Dicionários de húngaro não abundam mas deu para deduzir que é verão. De fato, nem precisava fazer muito esforço, não faria sentido algum as pobre andorinhas passarem o inverno nas frias terras magiares.

Aliás, onde ficam as andorinhas no inverno? Não tinha pensado nisso até hoje, e tal descoberta é que origina todo este texto. Elas ficam na África, onde é muito mais quente...(às vezes eu me surpreendo com minha genialidade. Felizmente esses momentos são raros). Porém, não tão quente quanto as andorinhas gostariam...

Vendo a previsão do tempo para a França hoje (as pessoas fazem coisas estranhas no tempo livre), descobri que um grupo de andorinhas migrando foi pego de surpresa por uma frente fria e muitas delas morreram na região da Argélia.

As mudanças climáticas oriundas desse tal de aquecimento global andam fazendo mal até aos ditados populares, em breve diremos "um só pardal de três olhos não faz aquela tênue melhoria na nuvem radioativa que cobre a atmosfera" e toda a poesia estará perdida para sempre.

(recomendação ao leitor desocupado: http://www.filologia.org.br/pereira/textos/afraseologiaromanica.htm. O autor certamente não fala francês, há problemas com os acentos em várias línguas mas o texto é interessante assim mesmo).

segunda-feira, abril 28, 2008

Há tempos não surgem novas boas idéias. A candidata que chegou mais perto era uma narrativa num mundo bizarro em que eventos altamente improváveis fossem comuns (do tipo túnel de metrô virando portal para se viajar no tempo), nada muito interessante portanto.

Brindo os leitores ávidos por histórias divertidas com mais uma anedota do mundo real: hoje começaram minhas aulas práticas de direção.

Até o momento, nenhuma velhinha atropelada, nenhuma árvore derrubada, mas a semana está apenas começando...

terça-feira, abril 22, 2008

Fim de quadrimestre

Senhora simpática do italiano: Puxa, cortamos o cabelo, hein?
Eu: É, foi a grande emoção do feriado.
Senhora simpática (não sendo tão simpática assim): Meu filho, você foi preso?

sábado, abril 12, 2008

Descoberta

Estudos científicos realizados na Universidade de São Paulo mostram que a probabilidade de que duas calculadoras diferentes quebrem na mão de um mesmo aluno durante uma prova não é igual a zero.

O estudo conclui ainda que é possível que tal fato ocorra mais de uma vez em um espaço tão curto quanto 2 meses, e também relata um caso em que um aluno conseguiu uma terceira calculadora emprestada e que...parou de funcionar de repente.

(explicação importante: grande parte do problema foi devido ao meu desleixo, não cuidei das pilhas como deveria...E, como diria Pasteur, La chance ne sourit qu'aux esprits bien préparés)

quarta-feira, abril 09, 2008

Crescer mas não tanto...

é dar um jeito de assistir a pelo menos um dos jogos de volta da Champions...

domingo, abril 06, 2008

Dúvidas dos leitores - 3

Prosseguimos resolvendo os problemas que atormentam a vida dos queridos leitores. Preciso lembrar de fazer esse post ao longo do mês, afinal o webstats guarda os arquivos das buscas por pouco tempo.

1 - "Sou muito decidida e com tendência de por o coração em tudo o que faço. Tenho um caráter firme e às vezes obstinado. Normalmente sou s"

Eu diria que seu grande problema é escrever demais no google. Tirando isso, procure um psicólogo ou um astrólogo.

2 - "Qaul a lígua oficoal do Chile"

El chileno, weon. Já a língua oficial do Brasil prega umas regras que talvez você devesse conhecer...

3 - qaul objetivo do grafico na carteira de vacina

Gráficos deixam tudo mais bonito, mais claro, mais simples, fazem a alegria das gráficas, dos engenheiros e das crianças. Não? Isto posto, qual a dificuldade em escrever "qual"?

4 - "exercicios online grátis de matematica fisica trigonometria da oitava serie"

Quando descobrir, passe o site para mim. Pode ser útil para preparar as aulas...

5 - viviane anagrama

Você que não sabe fazer poemas,
Incapaz talvez,
Você que assim mesmo tem sentimentos
Intensamente reprimidos
Adoraria encontrar
Na internet
Expressão definitiva para sua dor.

Ah, bosta, isso era acróstico. Viva e ni...Talvez não dê para fazer, tem "i" demais. Procure novamente mês que vem, vou tentar dar um jeito.

sábado, abril 05, 2008

Vendendo o rim

"Hernani Gomes da Silva, 38 anos, vendeum um rim por US$ 10 mil em 2002. Com o pagamento pelo seu órgão esquerdo, comprou uma casinha de dois quartos, "escriturada" e quatro outros pequenos imóveis - de um ou dois vãos em bairros pobres da perferia do Recife (PE) - que aluga e lhe rendem, mensalmente, R$700,00. Ele não se arrepende e diz que faria de novo"

(Jornal da Tarde, 05/04/08)

No restante da matéria é informado que o preço caiu bastante, para apenas US$ 6 mil, diante da grande oferta. Desse jeito nem está compensando fazer de novo...

(...) Genética x cultura, hereditariedade x influência do meio... É um debate antigo que nunca se resolve. Por que certas pessoas "dão" para certas coisas, e outras não? Mais especificamente, por que eu sou em zero em matemática enquanto tantos à minha volta não só sabem fazer contas como gostam? Meu cérebro já nasceu decidido a rechaçar qualquer tentativa de introduzirem nele a raiz quadrada ou isso foi uma decisão minha que ele acatou? O fato é que há pessoas que querem ser dentista desde pequenas, e outras que não apenas não concebem como alguém possa ter uma vocação assim como precisam se controlar para não morder o seu dedo. Seja por influência do meio ou por compulsão genética, o fato é que a partir de uma certa idade nós todos sabemos se queremos abrir barrigas ou não. Estabelecida qual das duas raças é a nossa, podemos escolher entre as opções de cada uma. O que não impede mal-entendidos. Lembro como eu gostava daqueles problemas matemáticos com historinha, tipo "Se um trem sai de uma estação a tal hora viajando a tantos quilômetros por hora e outro sai de outra estação a tantos quilômetros de distância na mesma hora e na mesma velocidade mas o maquinista precisa passar em casa e perde cinco minutos..." ou "Se uma mãe tem três pedaços de laranja para repartir entre cinco filhos...". Cheguei a pensar que meu cérebro gostava de contas e minha vocação era para as ciências exatas, até me dar conta de que eu não gostava da matemática. Gostava das historinhas. (...)

Luis Fernando Verissimo
Zero Hora - 29/07/2007

quarta-feira, abril 02, 2008

Crescer é ter que passar a tarde estudando em dia de Champions League.

domingo, março 30, 2008

Uhu!

Meus caros, a sorte grande acaba de sorrir para mim. Vejam o email que recebi:

" We bring to your notice the winning letter from Nationale Postcode Loterij {Netherlands Promotion Company} held on the 27th of March, 2008 through Internet
ballot System among 10,000 Microsoft users.Subsequently, your email address attached to ticket number 24.2.6.37.15.45 won contract sum of 1,500,000.00 euros,winning number 100364,ref number 00786,batch number 3031228077008.We request you to pay serious attention to this notification by contacting the claims department with claim information and procedures of claim.

THE (COMFORT CAPITAL B.V)
Contact Person: Dr.
Gerard Van Ruud
Claims Processing Manager
Tel: +31-643-934-709
Fax: +31-
847-456-625
Email: comfortcapitalbv@myway.com

Congratulations once
again from all our staff and
thanking you for being part of our
promotions program.

Yours Sincerely,
Mrs.Gianpaolo Dabbeni
Nationale
Postcode Loterij"

(é dos piores golpes que eu já vi..."Mrs. Gianpolo" só é possível na Holanda mesmo, ehehe)

quinta-feira, março 27, 2008

Aviso aos navegantes

A Rede Bandeirantes vai reprisar neste sábado às 22h aquela que foi a maior atração de sua grade em 2007: o programa "A Grande Chance" estrelado por, entre outras grandes personalidades, este reles escriba.

Quem não viu, veja. Quem já viu, veja novamente. Quem não consegue parar de ver, dê um google e encontre o link para o vídeo em algum canto deste blog...

domingo, março 23, 2008

Eu acredito que cada um de nós existe não apenas como indivíduo mas também como réplica de um modelo mais geral. As réplicas nunca são perfeitas, existem evidentemente as diferenças que caracterizam cada indivíduo.

Vejam o seguinte quadro do Fantástico da semana passada a partir dos 2:20

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM803750-7823-VC+NO+FANTASTICO+O+BOLA+CHEIA+E+O+BOLA+MURCHA+DESTA+SEMANA,00.html

Um cara de óculos com a camiseta do Buffon falando "puta que o pariu"? Familiar...

terça-feira, março 18, 2008

Adoleta, o retorno

Seguindo a sugestão do Milouse (de que Adoleta pode ser uma corruptela de "Un, deux, trois"), talvez o "le petit, petit polá" seja "les petits, petis pois" (as ervilhas).
O "un, deux, trois" poderia ser a contagem das ervilhas, sei lá. Ela ficaria então em temas alimentícios, se bem que "le café au chocolat" não combina exatamente com ervilhas.

Enfim, a tese ainda precisa ser um pouco mais desenvolvida.

Duas notas curtas

-Numa primeira aula de cursinho, não tente provar para os alunos (sem nenhuma necessidade) que raiz de 2 é irracional.

-Se a vontade for incontrolável, faça-o corretamente. Não esqueça algumas passagens da demonstração a ponto de ser obrigado a pedir desculpas e mudar de assunto...

(Em tempo: admitindo que (2)^1/2 = a/b, com a, b inteiros e b diferente de 0. Então

2= a²/b² => a² = 2 b² => a² é par => a é par

Se a é par, então ele pode ser escrito na forma a = 2c, para algum c inteiro. Logo,

2 = a²/b² = 4c² / b² => b² = 2c² => b² é par=> b é par.

Portanto, pode-se escrever b = 2d, para algum d não nulo. Mas se (2)^1/2 = a/b = 2c/2d = c/d, então a fração a/b foi simplificada para c/d e pode-se repetir o raciocínio, simplificando para e/f, g/h e assim sucessivamente, ad infinitum. Ora, nenhuma fração se comporta desse jeito, sempre se atinge um ponto em que o numerador e o denominador são primos entre si e a fração é irredutível. Conclui-se, enfim, que não existem a,b tais que a/b = (2)^1/2 e portanto a raiz de 2 é irracional...)

sábado, março 15, 2008

Num teste vocacional de anos atrás me disseram que eu "seria feliz em qualquer carreira que escolhesse".

Se isso é verdade, por que não deu certo ainda?

quinta-feira, março 13, 2008

Complementando o anterior

Eu amo viver em São Paulo porque é uma experiência dolorosa.

terça-feira, março 11, 2008

Nosso pequeno cérebro primata é muito mais primitivo do que gostam de admitir a ciência e as religiões. Tomemos como exemplo aquela tribo do Pacífico cuja língua só tinha palavras para os números até 10 (cada número associado aos dedos da mão, claro). Para se referir a números maiores, eles apontavam para os próprios cabelos e diziam "muitos". No caso deles, "muitos" são 12 ou 4920, tanto faz.

Segure o sorriso, preconceituoso leitor, nós fazemos coisa parecida e não percebmos. Considere uma caixa d'água de 1000 L. Considere que entram 10L/min e saem 5L/min. O leitor de bom senso dirá que a caixa (se inicialmente vazia, se desconsiderarmos a evaporação, etc.) estará cheia depois de umas 3 horas e pouco. Muito bem, meus parabéns, caro leitor.

Considere agora a mesma caixa d'água mas dessa vez sem nenhuma saída. Se a cada DIA alguém despejar o conteúdo de uma garrafa PET de 2L dentro dela (e novamente desprezando a evaporação...afinal a caixa fica tampada pra não dar dengue, hehe), a matemática elementar nos diz que ela vai atingir o limite depois de 500 dias, quase dois anos. Você não acredita nisso, não é mesmo?

Por alguma razão que a psicologia deve explicar, aparentemente não conseguimos compreender plenamente esse tipo de previsão apocalíptica de longo prazo, mesmo num caso simplório e completamente determinístico como esse da caixa d'água. Quando dizem que São Paulo vai PARAR em 2 anos, nós fazemos pouco. Parece que não tem como piorar e que os limites já foram atingidos, mas sempre piora. Um dia a caixa extravasa...

PS: ao leitor que está se questionando da onde alguém tira tempo pra pensar essas besteiras, digo que o caos no metrô era tão grande hoje à noite que após uma hora e meia em pé admirando a massa humanda não era possível pensar em outra coisa. As pessoas tiravam foto do aglomerado! Cada cidade tem o ponto turístico que merece...

quinta-feira, março 06, 2008

Caro diário

Comecei o mestrado sem ter terminado a graduação. Tenho aula na Engenharia Elétrica junto com outros dois sobreviventes da Polytechnique. Um deles fez química orgânica comigo na França, o outro vai puxar uma matéria da Engenharia Química. Tudo muito normal, tudo bem, tudo dependendo fortemente das condições iniciais...

sábado, março 01, 2008

Dúvidas dos leitores - 2

Dado prosseguimento à nova seção, aqui vão as perguntas e respostas de março:

1 - Qual o motivo do nome do blog?
Quando eu estava no colegial (logo depois de terem domesticado cavalos e vacas, sabe?), comentando com um amigo sobre a possibilidade de criar um blog ficou decidido que eu começaria um se e somente se pudesse chamá-lo "O Blog". Tinha alguma relação distante com uma revista modernista que era "A Revista" e com a piada de outro amigo que queria escrever "O Livro". Enfim, esse foi o endereço durante anos (oblog.weblogger.com.br), mas o servidor começou a se comportar muito mal e tive que mudar.
No blogger o domínio oblog.blogspot já estava reservado, então acatei a sugestão de uma das mais antigas leitoras de usar o nome completo (weblog), com o auxílio dos sempre úteis parênteses para fazer a alusão ao nome antigo. Claro que o (we) parece alguma coisa de "nós" ou de Winning Eleven, mas é só uma acochambração.

2 - Catenaccio, uma tática de jogo baseada no contra-ataque, foi criada por qual seleção

Ao que me consta, foram os suíços os inventores e os italianos os grandes utilizadores. Daí o nome em italiano que quer dizer "corrente", coisa que prende. No que diz respeito aos suíços, o termo que se consagrou no Brasil foi "ferrolho", vindo do francês "verrou".

3 - QUANDO PERGUNTA PQ VC GOSTARIA DE TTRABALHAR CONOSCO

Resposta padrão: para ganhar dinheiro rapidamente, poder parar de trabalhar, investir o montante ganho e viver de renda.

4 - porque usar autovetores matrizes

Autovetores são legais.

5 - quando ligo meu computador ele da um bip e inicia o windows qual o defeito?

Se ele inicia o Windows e você tem até condições de fazer essa pergunta ruim no google, acho que não há problema algum. Exceto, talvez, o próprio Windows. Se o problema for apenas na inicialização, siga o conselho de um amigo: não desligue nunca mais seu computador.

CFC 2, o resumo

"Mano, esse curso é mó perca de tempo."

(sábia frase do mano que sentou do meu lado hoje)

Adoleta

Alienígenas observando nosso pequeno planeta rapidamente perceberiam a periodicidade de nosso calendário baseado em semanas através do comportamento dos humanos no metrô. O silêncio de segunda e a alegria de sexta seriam perceptíveis mesmo para os nascidos além de Alpha Centauri.

Pois bem, num desses arroubos de sexta à noite, um grupo de meninas cantava Adoleta na Linha Vermelha. Tive um estalo: aquilo é francês terrivelmente alterado, no melhor estilo "eu sou pobre pobre pobre, de marré marré marré". (Em tempo, marré vem de Marrais, um bairro de Paris). Só me resta saber qual a letra original em francês. Façamos um esforço:

Adoleta
(???)

Le petit petit polá
(le petit, le voilà?)

Le café com chocolat
(le café au chocolat, certeza)
Adoleta

Puxa o rabo do tatu
(tire la queue du tatou)

Quem saiu foi tu
(qui sort c'est vous? não, isso nem é francês de verdade e ainda mistura os tratamentos de segunda pessoa...)

Mesmo não obtendo grande sucesso, é melhor publicar a idéia e aguardar uns meses até que alguém procure por isso no google....

terça-feira, fevereiro 26, 2008

"Durante um congresso de químicos um sujeito distraído deitou um cigarro na cesta do lixo e logo o prédio começou a pegar fogo. Os químicos então rapidamente começaram a deitar água nas chamas, pois sabiam que a água iria apagar o fogo.
Um tempo depois teve um congresso de físicos e um outro sujeito descuidado começa um incêndio. Os físicos demoraram um pouco mais para apagar o fogo pois ficaram calculando a quantidade mínima de água necessária. Mesmo assim depois de um tempo a situação estava controlada.
Então durante um congresso de matemáticos também começou um incêndio, mas desta vez não houve nenhum sobrevivente.
No dia seguinte os bombeiros acharam escrito num dos poucos papéis que não foram queimados: "existe uma solução e ela é única" !"

Na minha modesta opinião, provar que um problema não tem resposta é a maneira mais bonita de resolvê-lo.

domingo, fevereiro 24, 2008

Exrtraído do CFC

"Aponte o tipo de infração descrita na passagem abaixo:

'Fulano recebe uma ligação e descobre que precisa ir urgentemente para o aeroporto. Parte então de sua casa numa via de trânsito rápido (velocidade máxima permitida = 80 km/h) e percorre 10 km em 5 minutos, ou seja, sua velocidade média foi de 120 km/h.'"

Resposta do instrutor: infração grave pois 120 km/h corresponde a um excesso de 50% em relação ao limite de 80 km/h, portanto 5 pontos na carteira e multa de x reais.

Intromissão do reles escriba: se 120 km/h foi a velocidade média e ele estava inicialmente parado, admitindo que o carro não pode ter acelereção infinita, então certamente em algum momento sua velocidade instatânea foi superior a 120km/h. Logo, infração gravíssima, 7 pontos e multa bem maior do que x.

Réplica do instrutor: O guarda não pode multar por presunção.

Tréplica (apenas imaginada para não apanhar da classe): a matemática básica é a única presunção em que eu consigo acreditar.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Aforismo

"Dupla de laboratório é pior do que casamento, confiar em alguém para fazer uma titulação é muito mais complicado que dividir a cama."

domingo, fevereiro 17, 2008

Ronaldo

Quando Ronaldo foi vendido para o Milan eu fiz uma análise da evolução do preço de mercado do craque ao longo do tempo, comparando também suas médias de gols nos diversos clubes.

Agora que ele se estourou de vez e vai encerrar a carreira acho que é possível fazer a versão final daquele gráfico. É curiso notar que apesar de tudo que se falou sobre sua decadência, a média de gols não caiu tanto assim; é apenas ao se observar a quantidade de gols marcados a cada temporada que fica claro o peso do tempo.


Kosovo

Alguém disse certa vez que a Iugoslávia era um lugar em que a História parara mas a Geografia continuava agindo. Talvez a frase não seja exatamente assim, talvez ela nem falasse da Iugoslávia. Em todo caso, aparentemente temos mais uma mudança geográfica no pedaço já que Kosovo declarou unilateralmente sua independência.

Se vai dar realmente certo ou se os sérvios e russos vão se unir para realizar uma nova guerra de limpeza étnica que será duramente reprimida pelas forças da OTAN, levando a uma escalada da violência mundial e conduzindo finalmente a uma hecatombe nuclear eu não sei.

O que eu sei e que está dentro do escopo deste blog é o nome da capital de Kosovo: Pristina. Anotem em algum cantinho, nunca se sabe quando se vai participar de um programa de perguntas e respostas...

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Notícia requentada mas que não recebeu o devido destaque na época:

Papagaio mais famoso do mundo morre aos 31 anos


BOSTON, EUA - O papagaio mais inteligente do mundo, capaz de identificar 50 objetos, sete cores e contar até seis, foi encontrado morto na última sexta-feira, nos Estados Unidos. Alex, "filho" da cientista Irene Pepperberg, tinha 31 anos e sua inteligência correspondia à de uma criança de 5 anos.

O papagaio africano foi comprado em uma loja de animais e nas últimas três décadas animava o núcleo de cientistas da Universidade de Harvard, em Cambridge.

Segundo a dona de Alex, seu pássaro mostrou que papagaios usam as palavras para se comunicar e não simplesmente as reproduzem. Ao longo de sua vida, Alex apareceu em alguns programas de TV, assim como foi estrela de um DVD sobre como educar um papagaio.

Devido à sua inteligência, Alex muitas vezes se frustrava com as pesquisas que faziam com ele.

- Às vezes, tínhamos que repetir os testes 60 ou até 70 vezes para conseguir um bom resultado - disse Pepperberg. - Nas primeiras 12 repetições ele ficava animado. Depois, ficava de costas e começava a brincar, jogando as coisas no chão.

(http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/09/11/297682267.asp)

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Dúvidas dos leitores - 1

Hesito há muito tempo em fazer uma seção fixa em as dúvidas cruéis dos leitores sejam esclarecidas. Partindo das buscas mais esdrúxulas, prometo começar cada mês com um pequeno FAQ.

1 - Sei Pato?
Os italianos acreditam realmente que este é o blog do Alexandre Pato. Curiosamente, o AlEXANDRE Pato não se chama Bruno, nem estudou engenharia ou qualquer outra coisa parecida. Logo, infelizmente eu não sou a grande promessa do futebol brasileiro mas é preciso deixar registrado que se o autor da pergunta pertencer ao departamento financeiro do Milan então SIM, eu sou o Pato. Capisce?

2 – Karl Wilhelm Scheele
Maluco que descobriu o oxigênio e o ácido cianídrico. Bem maluco mesmo, ingeriu o último e morreu. Wikipedia é sua amiga a esse respeito.

3 – Campeonato de PS2 WE Itaquera
Quando? Onde? Tem prêmio? Os trutas são sussa?

4 - quantidade de óleo utilizado bandejão usp são paulo química
Em um dia normal, 35,7L de óleo de soja. No entanto, se a salada for alface, o consumo pode beirar os 40L.

5-existe diferença entre um oceano pacifico e o atlantico no canal do panamar (sic)
Sim, existe. Um dos lados do canal do PanamÁ está acima do outro e eu não tenho a menor idéia do que pode explicar isso.

6- produtos vencidos iogurte consequencias
Iogurte, por definição, é leite podre. Assim, não deve existir nenhum mal em consumir produtos lácteos vencidos.
(ATENÇÃO LEITOR INGÊNUO, isso foi uma piada! Não coma coisas podres e venha colocar a culpa em mim. Aqueles números impressos nas embalagens não são resultados de roleta, é melhor obedecê-los. Para dar um função aO Blog, um comentário importante: os “bichinhos” que deixam a comida verde e azeda em geral não fazem tão mal quanto os que nós nem percebemos...)

quarta-feira, janeiro 30, 2008

MRBCI

Que histórias bizarras acontecem comigo no metrô não é exatamente uma novidade. Mas, mesmo depois de perder o tênis na Sé ou de apanhar de uma velhinha louca no Tatuapé, ainda há espaço para novidades.

Voltava eu para casa carregando em um saco plástico um pequeno lote de iogurte natural. É importante esclarecer que tal produto foi produzido por mim mesmo, com o ligeiro auxílio de uns lactobacilos e streptococos. Ao lacrar um dos copos de iogurte, minha falta de experiência fez com que uma das tampas ficasse ligeiramente torta e portanto ela não fechava tão hermeticamente quanto eu precisava.

Isso não teria provocado maiores conseqüências se o próprio saco plástico não rasgasse. O iogurte começou a vazar ainda no ônibus mas as coisas pareciam sob controle. Já no metrô o drama se acentuou, a sujeira ficou maior e tudo seria muito pior se a distinta senhorita que voltava comigo não tivesse um saquinho pequeno. Como nada na vida é perfeito, ele era realmente pequeno e só acomodava dois potes. Coloquei os dois lacrados no saquinho e deixei o aberto no saco furado. Bastaria jogar a meleca no lixo e seguir por mais trocentas estações até o conforto do meu lar. No entanto...

No entanto parece que São Paulo virou Londres...Não há mais lixeiras no metrô daqui, caro leitor! Essa guerra contra o terrorismo não pára de fazer vítimas inocentes...

Entrei num trem da linha azul e obviamente eu era o passageiro (n+1), sendo n o número de assentos. Com alguma dificuldade consegui um equilíbrio precário, segurei firme os meus três potes e segui derramando umas gotas de iogurte sem medo de ser feliz. Por sorte, uma simpática senhora (essa desconhecida) tirou um saco grande do meio de suas coisas e me deu! Ainda há boas almas por aí. Embrulhei tudo e rumei até a Sé.

Chegando na linha vermelha uma gordinha de tranças (talvez desconhecida, talvez não) ficou me olhando e finalmente me cumprimentou. Balancei a cabeça, disse que sentia muito mas que não sabia se a conhecia. Ela então disse que eu parecia familiar...

"Sim, minha senhora, é óbvio que eu pareço familiar. Faço parte do braço armado do Movimento Revolucionário dos Barbudos que Carregam Iogurte. Você deve estar me confundindo com algum outro membro. Nosso objetivo é espalhar o caos e a discórdia pelas metrópoles brasileiras espalhando leite fermentado nos meios de transporte público. Tá vendo aquela menina carregando uma caixa de esfihas do Habib's? Ela também faz parte do grupo, constitui a tropa de vanguarda que vem analisando a situação há tempos, nos referimos a eles como "os turcos". Nunca achou estranho que SEMPRE houvesse alguém levando esfiha no metrô? Sempre de carne? Sempre do Habib's? Não há mistérios, minha cara, tudo tem uma explicação racional. Agora fique quieta e não faça movimentos bruscos, carrego 3 potes de iogurte e não tenho medo usá-los."

Tudo seguiu bem até a Penha. Desci rapidamente e não encarei a gordinha, era melhor não dar maiores pistas para quando ela fizer meu retrato falado na Polícia.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

On n'est jamais aussi bien que chez soi

Uma recente pesquisa com 6000 paulistanos indicou que a cor da cidade para mais de 50% deles é...cinza!

terça-feira, janeiro 22, 2008

O efêmero

Que a vida é transitória é algo que todos sabemos e fazemos questão de ignorar, como o senhor leitor faz nesse instante ao balançar a cabeça com ar de desprezo.

O auge desse tipo de raciocínio é inconseqüente é visto quando morre um "artista de tv" que participa da novela do momento. Invariavelmente os comentários jornalísticos do falecimento terminam por "O autor da novela declarou que ainda não sabe como fará para contornar a ausência de Fulano sem prejudicar a trama."

Meu, a novela que se foda!

domingo, janeiro 20, 2008

Eterna dúvida

A respeito dos novos "super reforços", do retorno do Luxemburgo e de tudo mais: o que é melhor, ter as esperanças renovadas mas não concretizar os sonhos ou viver no marasmo da falta de expectativas?

terça-feira, janeiro 15, 2008

Sempre, sempre...

"Quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

Tarefa de férias: Escreva um programa em C, que, anualmente, na 3ª semana de janeiro, faça um post dizendo "Puxa, esse ano o Palmeiras foi eliminado da Copa São Paulo de juniores. Acho que existe alguma conspiração divina que impede a nação alvi-verde de conquistar esse maldito título";

Que merda..."


http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/01/15/ult59u142843.jhtm

domingo, janeiro 13, 2008

Todo mundo já se perguntou porque as coisas acontecem de um dado modo e não de outro. Boa parte da física existe para responder a essa pergunta. Por exemplo, a noção de entropia serve para explicar porque as coisas acontecem prioritariamente num sentido e não em outro (como no exemplo clássico de que uma pedra cai e esquenta um pouquinho o chão, enquanto esquentar um pouquinho o chão raramente provoca um movimento da pedra).

Mas não é disso que eu quero falar. Estou pensando na dúvida básica, na situação da encruzilhada: dada uma bifurcação do destino, qual caminho é escolhido?

Novamente há argumentos entrópicos, explicações falando em quantidade de estados acessíveis, medidas de probabilidade, potenciais químicos que se igualam, etc. Proponho no entanto um modelo muito mais simples e unificador: as coisas acontecem de maneira a maximizar a quantidade de piadas.

Como ilustração desse princípio fundamental, tomemos o caso da eleição norte-americana. Eu acreditava na eleição do Obama simplesmente pelo trocadilho estúpido Obama-Osama. Hoje descobri o middle name do cidadão: Hussein.

Sim, meus caros, Barack Hussein Obama. Diante disso, não há dúvidas de que as forças da natureza vão dar um jeito de elegê-lo.

À guisa de exercício, peço que os leitores pensem em alguma de suas recentes frustrações (porque em geral só se pensa "puxa, por que as coisas foram assim?" quando o resultado não é bom) e vejam como a desgraça proporcionou mais piadas...

terça-feira, janeiro 08, 2008

Quando eu estava no colegial havia um cara que era virtualmente imbatível no xadrez. Ele era praticamente um profissional, havia vencido torneios estaduais, talvez até algo nacional. Sua figura longilínea, seus cabelos rebeldes e seu olhar com a ânsia de vitória que só se pode ter aos 18 anos eram marcantes.

Poucas vezes tive o privilégio de enfrentá-lo, em todas elas tive a certeza da derrota no primeiro lance dele. Não porque ele usasse bizarras aberturas, mas sim pela maneira com que ele mexia as peças. Era um estilo de segurá-las com o indicador, médio e anelar, rodá-las ligeiramente e então soltá-las com um certo desprezo. Jamais vi algo parecido.

A vida passou, o mundo seguiu, o fato é que passados 7 anos daqueles episódios encontrei o cidadão no ponto de ônibus. Fiquei chocado com o óbvio: o tempo passou para ele também. Cabelos curtos, olhar domado e um pouco melancólico (claro que ninguém pode estar completamente feliz na Praça da República às 6 da manhã) mas principalmente uma barriguinha de cerveja...

Não consigo imaginar um grande enxadrista gordo. Contra-exemplos devem existir aos montes, mas para mim a gordura abdominal é indissociável da fanfarronice e da falta de auto-controle, características essas incompatíveis com o xadrez. O ônibus demorava a passar, ele entrou numa padaria sinistra. Coisa de gordo, possivelmente.

Avistei-o quando eu entrava no ônibus; ele acabava de sair da padaria. Num instante seu semblante mudou, seu olhar voltou a ter a convicção de outrora, ele correu uns metros e conseguiu apanhar o ônibus.

Há algo dentro dos grandes campeões que recusa terminantemente a resignação.

domingo, janeiro 06, 2008

Fazer balanço do ano que passou e prometer mudanças para o ano que acaba de começar é algo tão batido, mas tão batido, que até a idéia de criticar quem faz esse tipo de coisa não é das mais originais.

O problema desse raciocínio é que ele reduz a cinzas qualquer coisa que possa ser escrita entre o Natal e o meio de janeiro, até que esse espírito bobo de renovação e a revolta inerentemente a ele associada passem.