domingo, outubro 14, 2007

Planos...

No dia em que nada mais der certo, eu já tenho um plano do que fazer: uma análise estatística profunda sobre alguns fatos do futebol, especialmente em áreas que ainda não foram muito bem trabalhadas. Ok, já há algumas dezenas de matemáticos que fazem suas previsões de quais chances do time A ser campeão, não há nenhuma razão para eu tentar roubar o negócio deles.

Minha estratégia seria avaliar a veracidade de algumas verdades tácitas do futebol. "Quem não faz, leva". Sério mesmo? Em que porcentagem dos casos? E como isso acontece? Ou "2 a 0 é um placar perigoso, o adversário faz um gol, se empolga e consegue o empate". Mais empates acontecem quando a vantagem é de 1 ou 2 gols? E depois do empate obtido, alguém consegue marcar outro e vencer?

No fundo, o primeiro grande estudo seria sobre uma verdade que parece incontestável para mim mas que não encontra tanto eco no resto do mundo...Aconteceu no jogo do São Paulo neste final de semana, entrou um menino desconhecido no gol e ele pegou um pênalti.

"Goleiros reservas têm uma porcentagem de defesa de pênaltis superior aos titulares". Sem dúvida, basta alguém ter o tempo e o banco de dados para comprovar isso. Bom, fica aqui a sugestão para algum desocupado pesquisar ou para algum aluno de mestrado em estatística com carência de idéias para a tese...

PS: blogs são como velhos amigos, mesmo ficando muito tempo distante a melhor coisa a fazer num reencontro é se comportar como se toda noite vocês jantassem juntos e discutissem os assuntos banais do dia.

Nenhum comentário: