domingo, abril 12, 2009

Carmen San Diego

Quando era pequeno joguei muito um clássico chamado "Where in the World is Carmen San Diego?". O princípio era simplório (nem poderia ser diferente naquela época, em algum ponto entre a morte de Turing e a criação do Windows 95): o jogador incorpora um detetive que deve sair pelo mundo investigando pistas deixadas por diversos criminosos.

Essas "pistas" eram obtidas conversando-se com moradores de cada cidade. Em geral eles indicam para onde o ladrão fugiu através de dicas meio cifradas, fazendo com que o jogador tenha que usar o Tico e/ou o Teco.

Tipicamente, você é informado das cores da bandeira do país de destino (aprendi assim que a bandeira de Mali é verde, amarela e vermelha, nunca mais esqueci) ou que o ladrão comprou uma certa moeda estrangeira (dracmas são usados no Grécia e rúpias na Índia). Você então viaja para o outro país, conversa com os moradores, descobre para onde tem que ir, etc., até capturar o ladrão.

A maior dificuldade do jogo é que para ser "promovido" na carreira de investigador é necessário responder (teclando) algumas perguntas nem sempre triviais. Essas perguntas versam sobre geografia ou conhecimentos gerais, mas no tempo em que eu jogava não existia um Oráculo com a resposta de qualquer coisa.

Resolvi jogar novamente nesse final de semana para tirar proveito do Google e de que hoje em dia eu falo inglês...porém parecia que eu estava jogando outro sucesso da mesma série, "Where in Time is Carmen San Diego?"...



2 comentários:

milouse disse...

Where in Time is Carmen San Diego?

hahahahah melhor impossivel.

a gente podia marcar uma pizza na casa de alguem e virar a noite jogando isso e discutindo os dados socio-economicos do jogo

quiça propor uma nova versao do jogo.

Ju disse...

Ai ai.... bons tempos os dos cruzados!!!!!