sábado, novembro 28, 2009

Bolão da Copa

Bolões em época de copa são absolutamente comuns. Bolões de sorteios são muito mais raros, mais imprevisíveis e ainda tinham alguma outra vantagem que me escapa no momento.

Pois bem, venho por meio deste post lançar oficialmente o concurso de bolão do sorteio da Copa 2010.

Eu ia fazer uma planilha Excel e disponibilizar aos interessados em simular o sorteio, porém a Globo já fez algo parecido por mim. Cliquem em http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Eliminatorias/0,,MUL1386003-9833,00-SIMULADOR+DA+COPA+MONTE+OS+GRUPOS+DO+MUNDIAL+NA+AFRICA+DO+SUL.html e divirtam-se.

(Nota: Esse simulador permite palpites errados como agrupar 4 cabeças de chave num grupo. A idéia básica é por um time de cada pote em cada grupo, tomando cuidado de não colocar 2 africanos ou 2 sul-americanos no mesmo).

Regras do bolão

1 - Serão aceitos palpites enviados até o início do sorteio.

2 - Envie por email para mim um print screen com os times separados nos grupos ou coloque num comentário no estilo "GRUPO A: Brasil, Bósnia, Belarus e Bélgica. GRUPO B: Andorra, Argentina, Angola e Azerbaijão, etc."

3 - Acertar o nome do grupo de cada seleção vale 1 ponto.

4 - Acertar que duas seleções estarão no mesmo grupo vale 8 pontos.

5 - Acertar que três seleções estarão no mesmo grupo vale 64 pontos.

6 - Acertar todas as seleções de um grupo dá a vitória automática ao cidadão.

7 - Não, a pontuação não segue exatamente aquilo que as leis de probabilidade indicam. Não sei fazer contas de probabilidade e não vou aprender a essa hora.

8 - Eventuais dúvidas sobre o regulamento serão esclarecidas por mim mesmo, sozinho.

Por fim, segue aqui o meu palpite. Boa sorte a todos...


PS: diz a lenda que o também lendário da Gota profetizou no dia do sorteio dos grupos da copa de 2002: "Já pensou se caísse Argentina, Inglaterra, Suécia e Nigéria no mesmo grupo?". Caíram. As 4. Sério.

4 comentários:

Lucas. disse...

Valeu a iniciativa! Eu ia propor fazermos isso mesmo!

Arthur disse...

Vc concluiu que prever que a Argentina vai se fuder da sorte?

Ah.. e falando em bolão... o pessoal ainda ta me devendo a grana do bolão da ultima copa!

ju disse...

Vários clássicos, heim?! Quem não estaria disposto a ver um Costa do Marfim e Japão?? Heim, heim??

Lucas. disse...

42 pontos.
Parabéns pra mim.