quarta-feira, abril 27, 2011

Segunda prova na Letras. O esquema dessa era bem divertido: há duas semanas o professor passou 6 temas. No dia da prova ele sortearia 2 e a gente ia escolher um só, para escrever umas 2 páginas. Os temas eram coisas absolutamente abertas, tipo "O retorno de Ulisses" ou "O mito de Pandora".

É óbvio que se eu preparesse um texto para 5 ou 6 temas, teria 100% de chance de saber o que escrever na prova. Por outro lado, preparando apenas 4, a chance de cair algum tema conhecido seria de 14/15, mais de 93%. Graficamente, temos:



O custo-benefício parecia irresistível. É muito difícil convencer um engenheiro a se esforçar 25% a mais (de 4 para 5 temas estudados), recebendo com isso um aumento de 93,3 para 100%. Não vale a pena, é evidente.


Evidentemente também Murphy optou por me sacanear, o professor sorteou os dois temas que eu não sabia e foi bem ridículo.

Em tempo: se estiverem procurando alguém para trabalhar com análise de risco, podem me contratar, prometo fazer as contas direitinho. Apenas, por favor, não vinculem o meu risco com os fenômenos que devem ser modelados.

Nenhum comentário: