domingo, abril 15, 2012

Público

Quanto mais um time ganha, mais torcedores ele atrai ao estádio. Certo ou errado?

Terminada a primeira fase do mui empolgante Campeonato Paulista, resolvi tabular os públicos dos três grandes da Capital e comparar a evolução do número de torcedores com a classificação do time no INÍCIO da rodada (por isso que não há classificação associada à primeira rodada). Para evitar problemas com os estádios muito pequenos do interior, considerei apenas as partidas em que o time grande era mandante - o que inclui, por exemplo, um Palmeiras e São Paulo jogado em...Presidente Prudente.

Seguem os resultados, com os públicos em azul e as classificações em vermelho.

Palmeiras

Aqui a premissa inicial parece ser válida. Claramente a torcida se empolgou com o time até a 14ª rodada. Aí vieram a derrota para o Corinthians e a descida ladeira abaixo nos dois quesitos.

São Paulo

Normalmente se critica a torcida do São Paulo por aparecer apenas em momentos bons. Do gráfico, o que se percebe é que o time vinha liderando no começo e cada vez menos gente se dispunha a assistir os jogos. O pico de público não tem tanto a ver com a reação esboçada a partir da 12ª rodada, trata-se apenas do clássico contra o Santos. Passado esse jogo, voltou o desânimo apesar do primeiro lugar na tabela.

Corinthians

Aqui tem um bando de louco. Não, não tanto. Os dois picos de público correspondem aos clássicos com São Paulo e Palmeiras., o que é bem previsível De resto, um total de pagantes mais ou menos constante, assim como a classificação e o futebol alvinegros. Não vejo nada de muito interessante para extrair desse gráifco (assim como da classificação e do futebol alvinegros)

Em resumo, esses dados parecem confirmar os preconceitos típicos: a torcida corinthiana vai sempre, a são-paulina não vai nunca e a palestrina está precisando de um abraço.

Nenhum comentário: