sexta-feira, julho 17, 2009

Muitos

Segundo Georges Ifrah, os zulus e pigmeus africanos, os aranda e kamilarai da Austrália, os aborígenes das ilhas Murray e os nossos botocudos brasileiros conhecem apenas dois números: um para a unidade e outro para o par (ou seja, 1 e 2). Ainda segundo o mesmo autor, "...quando se trata de mais de 3 ou 4, alguns deles se contentam em mostrar a cabeleira, como se dissessem: 'É tão inumerável quanto os cabelos da cabeça'".

Fiz a citação pois há anos ("muitos" anos, haha) conto essa história mas nunca sei ao certo qual é o povo que faz isso. Percebe-se que o texto não deixa claro. Daqui para a frente, vou dizer que é coisa dos aranda da Austrália, por dois motivos: é um nome relativamente fácil de lembrar e um povo completamente desconhecido do grande público.

Apesar desse sistema de numeração parecer absurdo, algumas variantes dele são utilizadas mesmo em nossa sociedade pós-moderna.

http://jc.uol.com.br/canal/gripe-mundial/noticia/2009/07/17/oms-decide-parar-de-contar-casos-de-gripe-mundial-193691.php

Portanto, encerram-se oficialmente as extrapolações do número de contaminados. Peço desculpas, caros leitores.

Acho que vou ter que voltar ao antigo hobby, http://br.noticias.yahoo.com/s/14072009/40/politica-300-carros-sao-queimados-na.html

Um comentário:

Celina disse...

Pergunto: um jodo de futebol tem como resultado 2x1 e outro 1x0, qual a diferença entre os resultados ?