domingo, julho 26, 2009

Teoria/Teorema

Sejam A e B dois conjuntos tal que A está contido em B. Seja f uma função de B nos reais. Então o valor máximo de f(x) com x pertencente a A é menor ou igual ao valor máximo de f(x) com x pertencente a B.

Para os não-matemáticos que insintem em ler, não vou dizer que o parágrafo acima é trivial e gastar outras várias linhas na tentativa de mostrar que está realmente correto e que é de fato simples. Muito melhor seria dar um exemplo.

Imagine uma tarefa que você é capaz de fazer apesar de alguma dificuldade imposta. Espirrar com os braços amarrados nas costas, por exemplo. Se a dificuldade for removida (deixando você desamarrado), seu espirro será tão ruim (ou tão bom) quanto anteriormente.

Por outro lado, se for necessário fazer alguma coisa em que a "dificuldade" externa torna-se limitante, como escrever uma carta sem usar as mãos, é óbvio que o resultado será pior do que quando não há restrição.

O "teorema" do começo é apenas isso, diz que ou há limites que atrapalham ou que eles não fazem diferença, sendo garantidamente melhor (ou, a rigor, "não pior") viver sem eles.

Se isso fosse verdade fora da matemática, os sonetos teriam acabado há anos, afinal a idéia de submeter a criatividade a uma forma rígida apenas a prejudica. Pera aí, já usaram esse argumento antes? E as pessoas continuam a escrever sonetos (não todo dia, nem todas as pessoas, claro)?

Enfim, acho a idéia do Twitter meio estúpida. Um blog normal permite que se escreva com mais ou menos de 140 caracteres, então qualquer coisa que pode ser escrita aqui ficaria na melhor das hipóteses inalterada no Twitter.

Porém, o que o teorema não prevê é que a função seja diferente em A e em B. Se existissem duas funções, f e g, com domínios em A e B, respectivamente, então nada poderia ser afirmado a respeito de seus valores máximos.

Mais especificamente, a qualidade de um blog tem algo a ver com a satisfação do leitor. Se a satisfação se torna maior ao ler apenas uma centena de caracteres, é preciso agradá-lo também. Por isso, http://twitter.com/bfsantoro.

Um comentário:

Revoltada da lage disse...

Concordo com vc em número e grau!
Estou tão revoltada como esta senhora do vídeo da minha url.