segunda-feira, outubro 26, 2009

Como não se deve fazer jornalismo

"Após série de confusões, Uruguai rejeita anulação de lei que investigaria ditadura"

Além do titulo ser um tanto quanto Sessão da Tarde, o que me irrita nessa manchete é a dupla negação. Não que eu não tenha entendido, simplesmente eu acho que não simplifica não dizer diretamente o que aconteceu e obrigar o leitor a não entender o que ele não tinha entendido para finalmente saber o que era o fato original.

Pergunto eu aos queridos leitores: respondendo sem refletir muito, o que diabo aconteceu com a lei uruguaia afinal, hein? Confesso que eu já não me lembro mais.

(Leitores que pensam em binário e os que tem QI maior que o garotinho do outro post estão dispensados de responder)

Um comentário:

Unknown disse...

Pelo que entendi, o Uruguai aprovou uma lei (que ficou conhecida como lei da anistia), em 1986, que só permitia que os militares da época da ditadura fossem processados se o Poder Executivo autorizasse, o que na prática nunca ocorria.

No domingo, os uruguaios foram às urnas e votaram contra a anulação dessa lei. Não entendi o porquê.

Mas, de qualquer forma, pelo que li, muitos militares têm sido processados, pois o novo governo uruguaio tem dado uma interpretação 'nova' à lei da anistia e autorizado o processamento de denúncias contra militares.

Bem, é o que me parece. Abraço. Barbosa.