terça-feira, outubro 13, 2009

Garotos prodígios

Odeio esses meninos talentosos que aparecem na tv de vez em quando falando sobre as bandeiras do mundo ou os campeões das copas de todos os tempos. Meu ódio na verdade se chama inveja, sinto que esses moleques não estão fazendo nada de tão raro assim.

Hoje no uol encontrei a seguinte notícia: "Garoto de dois anos tem QI igual de Einstein". Pelo que eu me lembro da biografia básica do alemãozinho, o QI dele ou não era TÃO acima da média assim ou nem sequer havia sido medido. Além disso, pessoas com QI alto são aquelas que tem um enorme talento para...resolver testes de QI.

Não pretendo questionar este método hoje, admitamos que ele é válido para "medir a inteligência" (também não vou questionar o que diabos essa frase quer dizer). É muito mais fácil definir o que NÃO é inteligência, para isso basta ler o resto da notícia.

Vemos que nosso amigo jornalista estava com dúvidas quanto à sua comparação logo no primeiro parágrafo: "Um garoto de dois anos e cinco meses (...) obteve em um teste de QI (coeficiente de inteligência) uma pontuação equivalente à dos físicos Albert Einstein e Stephen Hawking."

Quem disse que os dois tinham QI equivalente entre si? Para dar um ar mais quantitativo, o texto informa que o menino está entre os 2% da população com maior QI. Sem brincadeira, mais da metade dos meus amigos deve estar nessa lista e nem por isso eles ganham reportagens. Enfim, quase nunca.

A chave de ouro do texto também é excelente. Segue frase da mãe do pimpolho:

""Aos 18 meses eles devem conhecer por volta de 20 palavras. Nós começamos a fazer uma lista e paramos no número 600. Eram resmas e resmas de papel"".

"Resma: do árabe rizma. Vinte mãos de papel, ou quinhentas folhas" (Michaelis).

Acho que o menino escrevia D O G ou C A T em letras bem grandes em cada folha, só assim para gastar mais de 500 folhas com 600 palavras.

(a notícia original é um pouco menos idiota: http://news.bbc.co.uk/local/berkshire/hi/people_and_places/newsid_8304000/8304200.stm. Ainda assim, a foto do menino do lado do quadro negro merece meu completo e profundo desprezo).

PS: estive sem conexão na semana passada, peço desculpa aos leitores que não puderam procrastinar como gostariam diante desse template laranja.

3 comentários:

milouse disse...

imagina qdo esse molqaue sair na veja!

Lucas. disse...

Puta que o pariu... eu fico uma semaninha sem olhar isso aqui e já começam com sacanagem.

Um protocolar "vá se foder" ao senhor, Sr. Eu Bruno.

milouse disse...

esse "puta q o pariu" do lucas levanta a dúvida:

será que entre as 600 palavras (em 500 folhas) já constam palavrões?