domingo, dezembro 20, 2009

Oficialmente o ano futebolístico se encerrou neste sábado. Com a vitória do Barcelona sobre o Estudiantes, mais uma vez o campeão do mundo é europeu. Procurei uma pequena lista dos últimos campeões:

2009
Detalhes
Flag of Spain.svg Barcelona 2 – 1 (pro)
Flag of Argentina.svg Estudiantes Sheikh Zayed Stadium,
Abu Dhabi Flag of the United Arab Emirates.svg
2008
Detalhes
Bandeira da Inglaterra Manchester United 1 – 0
Flag of Ecuador.svg LDU Estádio Internacional,
Yokohama Flag of Japan.svg
2007
Detalhes
Flag of Italy.svg Milan 4 – 2
Flag of Argentina.svg Boca Juniors Estádio Internacional,
Yokohama Flag of Japan.svg
2006
Detalhes
Bandeira do Brasil Internacional 1 – 0
Flag of Spain.svg Barcelona Estádio Internacional,
Yokohama Flag of Japan.svg
2005
Detalhes
Bandeira do Brasil São Paulo 1 – 0
Bandeira da Inglaterra Liverpool Estádio Internacional,
Yokohama Flag of Japan.svg
2004
Detalhes
Porto
Flag of Portugal.svg Portugal
0 - 0
Once Caldas
Flag of Colombia.svg Colômbia
Estádio Internacional,
Yokohama
8-7 nos pênaltis
2003
Detalhes
Boca Juniors
Flag of Argentina.svg Argentina
1 - 1
Milan
Flag of Italy.svg Itália
Estádio Internacional,
Yokohama
3-1 nos pênaltis
2002
Detalhes
Real Madrid
Flag of Spain.svg Espanha
2 - 0 Olimpia
Flag of Paraguay.svg Paraguai
Estádio Internacional,
Yokohama
2001
Detalhes
Bayern de Munique
Flag of Germany.svg Alemanha
1 - 0 Boca Juniors
Flag of Argentina.svg Argentina
Estádio Olímpico,
Tóquio
2000
Detalhes
Boca Juniors
Flag of Argentina.svg Argentina
2 - 1 Real Madrid
Flag of Spain.svg Espanha
Estádio Olímpico,
Tóquio
1999
Detalhes
Manchester United
Flag of England.svg Inglaterra
1 - 0 Palmeiras
Brasil Brasil
Estádio Olímpico,
Tóquio

Percebem-se claramente 3 classes de finais:

1 - Sulamericano coitadinho enfrenta gigante europeu. Torço para o sudaca mas o gigante europeu leva, sem chances.

2 - Time brasileiro disputa o título. Se eu torcer a favor, o time perde. Se eu torcer contra, ganha.

3 - Boca Juniors é o representante da América. Torci contra em 2000 e 2001 (por despeito), a favor em 2007 (contra o Kaká, na verdade). Duas vitórias para mim. Nenhum padrão muito nítido foi descoberto até o momento.

Em 2009 eu realmente ia fazer uma lista de todos os jogos assistidos, marcando quem era o favorito, para quem eu torci e quem de fato ganhou. Eu esperava ver uma correlação negativa nítida entre minhas vibrações mentais e o desempenho das equipes. Desisti lá pelo dia 10 de janeiro.

Pensei em retomar o projeto em 2010, mas essa análise dos últimos 10 anos já mostra que meus poderes nem são tão fortes assim, afinal significativos 9% dos últimos campeões mundias não podem ser explicados pela simples teoria "Eu dou azar".

Nenhum comentário: