sábado, dezembro 12, 2009

"Você será feliz no que escolher"

Por absoluta ociosidade fim-de-semânica, resolvi fazer um teste vocacional on-line oferecido pela Veja. Segue link para interessados: http://veja.abril.com.br/111109/procura-se-uma-profissao-p-158.shtml

Já tinha visto o teste na própria revista umas semanas atrás. Apesar de algumas perguntas realmente difíceis para mim (especialmente a 12,
12 Gosta quando as pessoas :
a) o surpreendem com um presente
b) expressam gratidão por algo que fez
c) reconhecem sua personalidade singular
d) reconhecem sua inteligência), havia percebido rapidamente que o meu perfil era tipicamente D. Nerd, interesse por números, egocêntrico, gosto de resolver enigmas e problemas inovadores, etc.

Me parecia óbvio que isso daria uma boa pontuação para engenharia e daria aquela sensação de "dever cumprido", de ter escolhido a profissão correta. Também é óbvio que isso é auto-engano, é igualmente possível que o meu perfil seja esse por eu ter escolhido essa carreira. Em resumo, existe uma correlação entre o perfil e o curso mas acho que é indecidível saber qual é a causa e a consequência.

As carreiras sugeridas no perfil D são quase todas adequadas: Astrônomo, Criador de software, Economista, Engenheiro, Físico, Líder de uma corporação (CEO), Matemático, Militar, Oceanógrafo, Pesquisador, Químico, etc. O grande mistério é que justamente nas carreiras do perfil B (minha resposta menos frequente) estão Engenheiro Mecânico/Químico. Pergunta-se: por que, Senhor, por quê?

Para o leitor que quiser comparar, minhas pontuações:

A - 21
B - 18
C - 31
D - 49

Nenhum comentário: