sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Mangueira humana

Foi notícia a utilização de banheiros holandeses no Rio de Janeiro durante o Carnaval, conforme pode ser visto nesse link: http://www.r7.com/carnaval2010/noticias/rio-de-janeiro/banheiros-holandeses-recolhem-14-mil-litros-de-xixi-em-quatro-horas-em-ipanema-20100219.html

Eu sempre desconfio de matemática de jornalistas. Vejamos o que diz a matéria nesse caso:

- 14 mil litros de urina "captados" em 10 banheiros em 4 horas.

Portanto, 1400 litros de urina por banheiro. Logo, 1400/4 = 350 litros de urina por hora. Isso é equivalente a 350000 mL expelidos em 3600 segundos, o que corresponde à incrível vazão de 97 mL/segundo. Ora, caro leitor másculo, se o seu sistema excretor fosse tão poderoso assim você encheria uma latinha de refrigerante com mijo em apenas 4 segundos!

Detalhe importante desse cálculo é que eu desconsiderei tacitamente o tempo entre um "usuário" e outro, assumi um fluxo contínuo de urina, o que é claramente irreal num banheiro público (especialmente num com aquela portinha ridícula).

PS: relendo a matéria com mais atenção, é dito que cada equipamento tem 4 divisórias. Assim, seria teoricamente possível dividir essa vazão por 4, assumindo novamente a hipótese da plena utilização. Isso dá uns 25 mL por segundo. Parece mais razoável mas seria correto?

O diâmetro médio da uretra varia de 8 a 10 mm. Isso produz uma seção transversal de (pi * r²) = 80 mm², aproximadamente. A relação entre velocidade (v), área de seção transversal (S) e vazão (Q) é Q = S * v (sim, eu coloco essas partes apenas para atrair visitas pelo google), o que forneceria uma velocidade de 0,3 m/s, aproximadamente.

Infelizmente, esse resultado está de acordo com o esperado, essa é uma velocidade razoável, na minha opinião, para um escoamento de água com solutos. Mesmo admitindo que apenas em metade do tempo há alguém urinando, isso equivaleria a uma velocidade de 0,6 m/s, nada tão absurdo, aparentemente.

Em todo caso, esses 0,6 m/s seriam equivalentes a encher a referida latinha de refrigerante de uns parágrafos atrás em 8 segundos. Desconfio que isso não seja possível mas careço de mais resultados experimentais.

Leitores interessados em medir a quantidade e o tempo para fazer suas necessidades, divirtam-se.

PS2: odeio quando refaço as contas e preciso mudar todo o texto porque o resultado não é tão sensacional assim.

Um comentário:

milouse disse...

vc recebeu aquele email de " calculo de rodagem da mulher" por esses dias, nao?

http://brasiltapior.blogspot.com/2007/03/clculo-de-rodagem-da-mulher.html