domingo, maio 15, 2011

Idiossincrasia

idiossincrasia
i.dios.sin.cra.si.a
sf (gr idiosygkrasía) 1 Med Constituição individual, em virtude da qual cada indivíduo sofre diferentemente os efeitos da mesma causa. 2 Psicol Qualquer detalhe de conduta peculiar a um indivíduo determinado e que não possa ser atribuído a processos psicológicos gerais, bem conhecidos. Var: idiocrasia.


Costumamos ter orgulho de nossas idiossincrasias e especificidades. Todos querem se destacar da massa, mas isso é impossível quando se comporta de modo idêntico ao dos outros. Por outro lado, comportamentos muito destoantes podem ser repudiados como excentricidades inadiissíveis. Em algum lugar indeterminado entre ser "estranho" e ser "normal" deve repousar a felicidade.

Hoje assisti a uma apresentação da banda de um amigo de longa data. Não que a banda em si me interessasse sobremaneira, longe disso, mas o referido amigo está de partida para o Exterior e o show tinha também a função de festa de despedida.

No meio do show, enquanto eu pensava em um delírio qualquer, a noiva de um conhecido me perguntou: "Legal, né?"

Pensei em responder o óbvio "É, legal" e dar o assunto por encerrado. Mas não tive coragem de mentir e acabei dizendo que não tinha a menor condição de responder se estava legal ou não, eu simplesmente não estava acompanhando porque não ouço música, não faz diferença pra mim.

Ela arregalou os olhos e disse "SÉRIO?". Já estava preparado para o tradicional sermão de que não é normal ser assim e blá blá blá. Mas a continuação foi "Meu Deus, nunca tinha achado outra pessoa que fosse assim além de mim!"

Pois é, caros leitores, a menina que vai casar com o cidadão que sentava na minha frente na quinta série é o segundo espécime documentado de um grupo com poucos membros. Me senti profundamente humano e normal, seja lá qual o sentido desses adjetivos.

Um comentário:

milouse disse...

ehhh bruno
a resposta dela soou como musica para teus ouvidos.