terça-feira, novembro 20, 2007

Perdida

Admito que não tenho um coração dos mais bondosos. Além disso, confesso também que meu senso de direção não é dos melhores. Por causa do primeiro fato e apesar do segundo, digo que achei graça no desaparecimento de uma baleia no meio do Pará.

Para quem não está a par da notícia, http://bichos.uol.com.br/ultnot/agencia/ult4595u41.jhtm. Em termos gerais, a bichinha de 5 metros errou uma curva lá na altura da ilha do Marajó, entrou à esquerda onde não devia e percorreu 800 km rio acima. Ferida, não resistiu e foi encontrada morta neste feriado.

Cá entre nós, leitores maldosos, será que é tão difícil assim diferenciar um rio do mar? Pelo bem da natureza, não me foi dada a oportunidade de passar minha existência nadando pelos mares, assim não tenho como afirmar com certeza que tal tarefa é realmente fácil. Em todo caso, insisto que a pobrezinha deveria ter percebido que o mar estava meio estreito e raso, ou que ela se desse conta de que nadar OITOCENTOS QUILÔMETROS na mesma direção não era exatamente uma boa idéia.

Requiescat in pace, carus cetaceum...

5 comentários:

Unknown disse...

Darwin Award para a baleia!

Anônimo disse...

pelo menos a baleia consegue avancar em alguma direcao, por vontade propria e CONTRA a correnteza, enquanto bóia......

Unknown disse...

Faz alguns dias queria arrumar uma tempo para sair em defesa da baleinha, porque afinal eu me identifiquei com a "perseverança", tendência a engordar e completa falta de senso de direção.
Mas a situação podia ser mais confusa do que a gente pensa: Pelo o que entendi ela ficou perdida nos rios Amazonas e um trecho do Tapajós. Wikipediando e googleando o rio Amazonas vi que ele pode ter largura de 50 km em alguns trechos com largura média de 5 km e tem trechos em que a profundiade chega a 100 m. Pras dimensões da baleia isso ainda é um oceano. Pra ajudar imagino que a profundidade do rio deve aumentar a medida que ela foi subindo (pois acredito que há mais sedimentos nas proximidades da foz). Ela pode ter perdido o senso de direção e achou que estava nadando pra mar aberto. Quando ela topou com o Tapajós e o Arapiuns que tem profundidades menores já devia ser tarde demais e provavelmente ela nào achou as comidas a que ela tava acostumada por ali e nào conseguiu fazer a viagem de volta.
Quanto a nadar 800 km na mesma direção, isso deve ser normal em mar aberto, esses bichos ficam migrando no oceano, o problema é que ela pegou a direção errada. Vc queria que ela fica-se nadando em círculos?
Enfim , acho que a baleia nào era uma anta só uma p*ta de uma azarada que cometeu um erro só ao se perder na foz do rio.
Talvez ela pudesse ter reparado na mudança da fauna no "oceano", mas aí já tào pedindo demais pra uma baleia acho eu.

Whatever
Nuke the Whales!

Bruno disse...

Baleias não têm tendência a engordar, elas mantém uma massa constante. É verdade que essa massa é bem grande, mas isso é outra coisa.

(Quando não tiver argumentos melhores, use picuinhas...)

Anônimo disse...

Kalynka de Deus.... a falta do que fazer produz MONSTROS!!!!!!!