sexta-feira, novembro 30, 2007

Por circunstâncias que estão além do escopo deste blog, entrei no ônibus hoje à tarde segurando um imenso e ridículo rolo de papel de presente da Hello Kitty. Passei da catraca e me posicionei estrategicamente perto de um cara com jeito de maluco que conversava com uma moça visivelmente pouco interessada no assunto.

O cidadão dizia ser descendente do Eusébio Matoso (o da avenida perto do Eldorado), e segundo ele o Eusébio Matoso é o mesmo da Lei Eusébio de Queirós. Segundo a wikipedia, o da lei também se chamava Matoso mas acho que o nome da rua vem do outro mesmo. Enfim, o cara era só meio maluco.

A moça se levantou e foi embora. Fiquei com alguma vontade de perguntar mais para o cara mas ia soar Forrest Gump demais para ser verdade. Como coisas estranhas acontecem comigo no transporte público, ele puxou conversa.

Logo de cara ele perguntou se eu era matemático, disse que eu não tinha cara de quem faz história. Merda, eu sabia que eu não devia ter feito a barba. Mostrou-me o livro que estava lendo ("Einstein e a religião") e perguntou se eu era "um deles". Deles quem? Gênios da física teórica? Ateus bizarros? Caras com cabelo engraçado? Respondi que não, por segurança. Ele explicou-se melhor e disse que eu tinha jeito de judeu, então de fato eu não sou um deles.

Perguntou em seguida se eu também estava recebendo o canudo hoje, pois era o último dia de aula da moça. Respondi que curiosamente sim, mas não da Usp e sim da Polytechnique (meu certificado de lá chegou essa semana pelo correio, eu tinha acabado de retirá-lo). Ele não só conhecia ("a escola do Poincaré, não? Então você deve ser inteligente, meus parabéns") como também começou a falar em francês comigo. Bizarro.

Tive que descer no ponto seguinte, precisava resolver umas coisas do meu futuro acadêmico. O cidadão seguiu no ônibus e a vida retorna ao normal.

2 comentários:

Anônimo disse...

UOW... pega leve no ceral matinal que tá causando delírios!!!

dbarbosa disse...

bizarro
essas coisas estranhas nao costumam acontecer comigo :(