domingo, dezembro 21, 2008

A origem do rancor

Gosto de imaginar que a final do Mundial Inter-Clubes de futebol é uma metáfora do eterno confronto entre classes, ricos contra pobres, opressores contra oprimidos, colonizadores contra criollos, eles contra nós.

O meu desejo vem do fato de que o jogo é normalmente disputado entre uma imensa potência européia (Milan, Real Madrid, Barcelona) e uma equipe sudaca mais pobrecita (Once Caldas, LDU, São Paulo, etc.).

No entanto, o confronto que eu idealizo é diferente do real porque os clubes europeus sentem-se senhores do futebol mundial independentemente do resultado do "amistoso" contra aqueles sulamericanos com tacapes. É parecido com o que os norte-americanos fazem ao chamar seus campeões nacionais de basquete e de baseball de "campeões do mundo", com a diferença de que nesses esportes nem existe o tal amistoso contra os primitivos.

Confesso que essa visão da mentalidade européia é apenas reprodução do que se diz normalmente. Estando lá, não ouvi nenhum comentário especial sobre o Mundial de Clubes mas não posso atribuir isso diretamente à tal empáfia européia. Na verdade, creio que a falta de interesse vinha simplesmente do fato de que uma equipe francesa nunca chegou em ponto tão alto (o único título continental de um time de lá foi aquele do Olympique de Marseille, cassado por conta de um escândalo de manipulações de resultados).

Após o longo preâbulo, gostaria apenas de registrar o meu óbvio apoio à LDU. O mesmo Manchester que tirou a glória mundial do Palmeiras em 1999 pode ser humilhado por equatorianos bizarros, o que já seria bastante engraçado.

Uma vez que o título venha de fato para os equatorianos, a parte difícil será apenas convencer algum brasileiro de que a LDU é melhor do que o time de coração do brasileiro em questão. Afinal, quem é arrogante e menospreza os outros são os europeus, nós somos simplesmente melhores...

Nenhum comentário: