terça-feira, dezembro 09, 2008

Ronaldo, o retorno final (?)

"Domingo, Fevereiro 17, 2008

Quando Ronaldo foi vendido para o Milan eu fiz uma análise da evolução do preço de mercado do craque ao longo do tempo, comparando também suas médias de gols nos diversos clubes.

Agora que ele se estourou de vez e vai encerrar a carreira acho que é possível fazer a versão final daquele gráfico. É curiso notar que apesar de tudo que se falou sobre sua decadência, a média de gols não caiu tanto assim; é apenas ao se observar a quantidade de gols marcados a cada temporada que fica claro o peso do tempo"

As verdades definitivas são, em geral, mutáveis e portanto não tão definitivas quanto parecia. Cravei 10 meses atrás que Ronaldo encerraria a carreira depois da n-ésima contusão no joelho. Enganei-me, como de costume.

Estando sem contrato com o Milan, o Corinthians não precisou pagar nada para contratá-lo. Dando prosseguimento ao tratamento feito anteriormente, não é totalmente ruim utilizar um polinômio de grau 2 para aproximar a média de gols do ex-craque, como se vê na figura abaixo:



A extrapolação da curva indica que ele terá média de cerca de 0,2 gols por jogo. Observemos agora a evolução do número de gols marcados em cada temporada:



Prevejo, com otimismo, que ele marcará 2 gols pelo Corinthians. Conclui-se, portanto, que ele disputará 10 partidas em 2009, o que também demonstra um excesso de otimismo deste que vos escreve.

Quem viver, verá.

2 comentários:

Unknown disse...

Vc realmente acredita na sua previsão, apenas conclui a partir de seu gráfico ou está sendo irônico? Digo isso pq uma coisa é jogar a primeira divisão do campeonato italiano e outra bem diferente é o campeonato paulista. Acho que se ele chegar a jogar 10 vezes pelo coringão, o que já será interessante, terá uma média muito maior de gols considerando os prováveis adversários e eventual escolha dele como cobrador de pênalti. Salvo, se entrar sempre nos 40 minutos do segundo tempo. De qualquer forma, se você estava sendo apenas irônico e eu não peguei, é só desconsiderar o que escrevi. Abração e bom fim de ano. Barbosa.

milouse disse...

esse segundo grafico lembra aquelas historias do Garcia de alunos seus de pos que insistiam em usar o controle preditivo pra prever o andamento das acoes na bolsa