segunda-feira, julho 09, 2007

Dentinho, mas pode me chamar de Bruno Bonfim.

Escalação do Corinthians contra o Fluminense no último final de semana:

Felipe; Kadu, Zelão e Betão; Wellington (Pedro Silva), Carlos Alberto (Rosinei), Bruno Octávio, Dinelson (Bruno Bonfim) e Marcelo Oliveira; Everton Santos e Finazzi
Técnico: Paulo César Carpegiani

Escalação do Brasil campeão em 1958:

Gilmar; Djalma Santos, Orlando, Bellini e Nílton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo.

A principal diferença do futebol nos últimos 50 anos não foi a mudança tática (evidenciada pelos ";", de um 4-2-4 a um "moderno" 3-5-2) mas sim os apelidos. Duvido muito que Édson do Nascimento fosse o melhor jogador da história do esporte. Claro, Maradona se chama realmente Maradona, assim como Puskas, di Stéfano, Zidane ou qualquer outro desses e até por isso que eles são os outros e Pelé é o Pelé.

Casos patológicos à parte, há uma tendência estatística inegável. Ostentavam um sobrenome 4 jogadores daquela seleção, sendo 3 defensores e o Zagallo, que já era, desde então, o Zagallo. O único chamado unicamente pelo sobrenome, Bellini, era o capitão, em perfeito acordo com a origem militar do termo. Do meio para frente eram 83% de apelidos.

No alvinegro contemporâneo, é o número 9 (isso quer dizer que é o cidadão que deveria fazer gols, o atacante máximo, cara leitora desinteressada) que se esconde atrás de um sobrenome, Finazzi. 6 tinham nome duplo, entre eles o garoto Bruno Bonfim.

Ora, nada me alegraria mais que ver o sucesso de um Bruno nos gramados, mesmo sendo jogador do Corinthians. Ouvir o próprio nome sendo gritado a plenos pulmões é excelente mas nesse caso há um problema. O garoto, no melhor estilo Ronaldo(s), tem os dentes terrivelmente tortos, sendo por isso carinhosamente chamado de Dentinho...

Carpegiani disse que ele tinha um nome tão bonito que deveria doravante ser chamado apenas de BRUNO BONFIM. Obrigado, Carpegiani, mas são essas pequenas coisas que estão matando nosso futebol.

Um comentário:

meu mundo disse...

eai dentinho meadd no orkut
willison41@hotmail.com

blz