domingo, março 08, 2009

O Gordo

Meu pai me ensinou quase tudo que sei sobre futebol. Em primeiro lugar, de alguma forma sutil (talvez usando minha sequência de bases nitrogenadas), me mostrou que o mais sensato a fazer era torcer para um certo time verde.

No início ele me explicou simplesmente as regras, depois algumas convenções linguísticas (lembro que eu não entendia porque em todo jogo havia um time "da Casa", achava que só devia existir um time "da Casa" assim como só existe um time de Santos, um do Morumbi, etc.). Finalmente, aprendi muitas nuances técnicas e estratégicas.

Uma de suas mais célebres teorias é que a melhor maneira de finalizar é enfiar um bico na altura da cabeça do goleiro. Tendo feito muitas defesas com meus globos oculares e tendo muitas outras vezes abaixado a cabeça num reflexo covarde, concordo que ele tem um tanto de razão.

No entanto, o aprendizado mais importante se aplica perfeitamente nesse momento: "O Corinthians é como uma barata. Pode até parecer morto, mas se você não pisar em sua cabeça ele acaba renascendo."

Obviamente a frase não é verdadeira apenas para o Corinthians. Quase todas as disputas duras necessitam de um golpe de misericórdia, um fatality definitivo. Porém, no derby contra o alvi-negro isso não é simplesmente um aforismo, é praticamente um dogma. E mais uma vez ontem a barata se reergueu pois ninguém a esmagou quando foi possível. Fica a esperança de que essa teoria vá além da minha família e que um dia receba o merecido respeito.

Cabe ainda outra explicação para o gol de Ronaldo, a barata-mor, mas essa envolve não meu pai, mas sim minha mãe: sempre temi que o dia em que o Bruno virasse titular do Palmeiras seria o começo do Apocalipse. Ontem já teve início sua saga de desastres inexplicáveis. E, se os cientistas estiverem mesmo corretos, no final só sobrarão as Periplaneta

Um comentário:

Jéssica disse...

Eu acho incrivel a capacida do ser humano di si levantar conforme as situaçoes(hehe Toh tantandu ser inteligente)
Mais a du Ronaldo realmente ao meu ver é surpreendente!
Acho ridiculo as pessoas só darem atenção á aquelis q fazem sucesso no presente!
Na real só dão valor qndu as pessoas morrem (ain q horror)
Bom nunca entendi di Futebol
si alguem puder mi explicar um dia,
eu agradeceria bastantee!
Essi meu comentárioo foi nada vê!
Vejam q eu falo cumigo mesmaa!