segunda-feira, março 30, 2009

Ócio

Retornando a meu querido lar em mais uma noite enfadonha no metrô, vejo no meu celular que hoje é dia 30/03/09. Ora, se fosse 03/03/09 teríamos um daqueles casos em que o dia (03) multiplicado pelo mês (03 também) resulta no ano (09, escrevendo apenas a década para que a conta funcione). Quem não prestou atenção no último dia 3 não precisa ficar chateado, 1º de setembro está logo ali.

Derivando a partir disso, pensei que os anos até 2031 terão trivialmente um dia nessas condições, no mês de janeiro (xx/01/xx). 2032 também não será problema, porém certamente alguns anos primos não poderão ser decompostos, 2097 é um belo exemplo. Porém, nem é necessário ser primo, os anos pares mas não divisíveis por 4 também podem ser irredutíveis (2094 é o exemplo da vez). No metrô fiquei com uma pergunta pendente: num século quantos anos podem ser escritos como o produto do dia pelo mês? Fiz uma estimativa grosseira e chutei que seriam 82.

Usei o seguinte algoritmo que faria Eratóstenes corar:

count = zeros(100,1);
for i = 1:12
for j = 1:31
if (i*j) <= 100
count(i*j) = count(i*j) +1;
end
end
end

e confirmei, para minha grande surpresa, que são exatamente 82 anos! É bem verdade que eu roubei ao incluir o 25/04/2100 como resultado positivo mas na estimativa mental eu também havia admitido essa data como correta.

Me dei até ao trabalho de fazer um gráfico com os resultados:



É curioso que mais anos tem 6 do que 5 decomposições. Sem muitas surpresas, os campeões são anos múltiplos de 12: 24 e 60, cada um com 7 datas. E, por fim, percebe-se que o primeiro ano sem esse tipo de fenômeno é 2037. Ufa, ainda restam quase três décadas de alegria...

4 comentários:

ju disse...

Vai congelar mamão, vai...

milouse disse...

"Ufa, ainda restam quase três décadas de alegria..."

ainda restam 3 décadas de metrô pro senhor?

milouse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arthur disse...

to impressionado! que desocupado!!

nem vou mais me sentir mal quando lembrar do dia em que fiz um video de uma bolinha pingando sob acao de um campo gravitacional no matlab...