quarta-feira, maio 06, 2009

05/05

Eu, engenheiro e homem das ciências, acredito que os números exercem forças ocultas sobre todos nós. Especialmente datas. Especialmente sobre o futebol.

5 de maio seria já um dia interessante per se(para não dizer "legal", o que causaria revolta entre alguns leitores). Exatos 10 anos atrás, no entanto, passei a acreditar que a magia desse dia era maior ainda.

05/05/1999. A melhor atuação de um goleiro que eu já vi. Que eu verei, provavelmente. Palmeiras e Corinthians, jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Um jovem Marcos, usando a camisa 12 porque era apenas um reserva e não um mito, resolveu acabar com o jogo. Ele defendeu TUDO naquele dia e evitou um massacre corinthiano. Na semana seguinte ainda fez mais umas defesinhas, incluindo um pênalti (não o do Marcelinho, esse foi em 2000) e salvou a pátria.

Em comemoração aos 10 anos dessa vitória, resolvi procurar no Youtube se aquele jogo foi realmente tão espetacular quanto eu me lembro. Tenho vívida a angústia da pressão corinthiana, o desespero da família e o alívio do final do jogo. Porém, teria o Marcos realmente conseguido A atuação definitiva naquele dia ou as muitas defesas fantásticas dos anos posteriores acabaram se misturando em minha mente?

Infelizmente o Youtube não apresenta muita coisa desse jogo. Os compactos disponíveis priorizam os gols (que foram fatalidades naquele dia, fruto de sorte) e a decisão por pênaltis, como se isso sempre fosse o mais importante. Assim mesmo, encontrei um bom videozinho curto:



São 4 defesas difíceis em 3 minutos. "Bah", dirá o leitor blasé, "já vi melhores". Acredito que sim. O que me espantou a ponto de colocar esse post é que eu não lembrava de nenhum desses lances do vídeo, o segundo tempo foi tão mais torturante que esses 3 minutos parecem treino de aquecimento.

Mesmo sem ter o vídeo do jogo completo, sou obrigado a reconhecer portanto que as minhas memórias realmente me traíram. Não foi a melhor partida de um goleiro que eu já vi. Foi a melhor partida de um goleiro em todos os tempos.

3 comentários:

Arthur disse...

Foi soh vc falar de atuacao de goleiro que eu ja pensei nesse jogo. Me lembro muito bem! Acho que nunca fiquei tao revoltado com um jogo de futebol...

Desde esse dia, eu tenho raiva soh de ouvir o nome m*****

Mas não foi soh talento não... foi pacto com o diabo... porque ainda teve pelo menos 2 bolas na trave! Essa era a nossa Libertadores!!

Anônimo disse...

"eu,engenheiro e homem das ciências"
hmmmmm,que másculo

Unknown disse...

Veja, vc falou primeiro de penaltis, depois do Marcos. E não é que hoje a história se repetiu com Palmeiras e Sport. Teria Faccini algum dom? Aquele. Barbosa.