sábado, junho 27, 2009

Keirrison?

Imagino que daqui a 105 anos, quando fizerem um levantamento de alguns destaques dos 200 anos de história do Palmeiras, algum jornalista se pergunte: "Quem foi o jogador que fez mais gols por esse time em suas 10 primeiras partidas?"

A resposta ainda é palpável em 2009, mas não creio que continuará a sê-lo daqui a uns anos: Keirrison.

Não vou falar novamente da influência nefasta dos mega-investidores no destino do futebol nem na cobiça exacerbada dos grandes clubes europeus. Responderei simplesmente à seguinte pergunta: um torcedor comum do Palmeiras, que não costuma ir a estádios nem tenha TV a cabo, assistiu a quantas partidas do jovem prodígio?

Separando por campeonatos para facilitar a conta do leitor. Entre parênteses, o número de partidas disputadas pelo time na respectiva competição:

- Libertadores: 0 (10). Nenhum jogo do time na competição mais importante do continente foi transmitido em TV aberta. Assistimos, no entanto, a clássicos como Corinthians e Misto (MS) e também Corinthians e Itumbiara (GO).

- Paulista: 4(21), contra Mirassol, São Caetano, Corinthians e São Paulo. O jogo contra a Ponte Preta foi transmitido mas ele não jogou. Dos 15 confrontos contra times pequenos, uma divisão equalitária entre os 3 grandes da capital indicaria 5 transmissões para o alvi-verde. 60% disso nem é tão pouco...

- Brasileiro: 2(7), contra Internacional e Atlético-PR. A culpa aqui nem é das poderossas emissoras, já que os demais 5 jogos foram realizados na Grande São Paulo.

Ao todo, nosso palestrino médio viu 6 jogos do menino prodígio e gritou 4 gols. Será esquecido em pouco tempo, depois de perambular pelos mercados alternativos sem jamais conseguir se firmar no Barcelona.

Por fim, para ajudar o nosso jornalista do ano 2114, deixo registrado que ele fez 13 gols nas primeiras 10 partidas e isso provavelmente não será superado no futuro que está ao nosso alcance.

4 comentários:

milouse disse...

O Keirrison serah lembrado por "aquela transação que tirou o Luxemburgo do Palmeiras"

Unknown disse...

Senti uma ponta de recalque pelo fato de os jogos do coringão terem preferência na tv aberta. Meu caro, esse tipo de sentimento não faz bem a você. Como diria o outro, se não pode vencer, junte-se a eles (a nós, melhor dizendo). Aquele. Barbosa.

milouse disse...

Ronáldo!

milouse disse...

evviva Padania, campeone del mondo!