segunda-feira, junho 22, 2009

Diz a lenda que o conceito de reação em cadeia foi vislumbrado pelo físcio Leo Szilard enquanto ele esperava um semáforo abrir. A idéia era simples: um átomo instável era atacado por um nêutron e liberava, por exemplo, 3 nêutrons. Esses 3 nêutrons poderiam, com bastante sorte, encontrar outros 3 átomos instáveis, gerando assim 9 novos nêutrons, que atacariam outros átomos instáveis e assim por diante...

O conceito fundamental é que em determinadas condições a reação começa a se auto-sustentar, ou seja, ela se torna irrestivelmente mais forte conforme o tempo passa, liberando (peço desculpas antecipadas pelo termo extremamente técnico) energia para caralho.

O que é realmente interessante do preâmbulo é que o número de nêutrons liberados cresce em progressão geométrica, 1, 3, 9, 27, etc.(utopicamente, na vida real não é bem assim, grande parte deles acaba se perdendo). Esse tipo de crescimento é absurdamente rápido, já dizia Einstein que a força mais forte conhecida pela Humanidade são os juros compostos.

Nem só na Física aparecem essas seqüências. Numa rápida compilação do número de casos mais recentes da gripe suína no Brasil, obtemos o seguinte:



Os casos dos primeiros 20 dias (de 07/05 a 27/05) têm um crescimento praticamente linear, não registrado no gráfico. Nas últimas 3 semanas, porém, temos uma bela exponencial.

Não sei se esse comportamento auto-catalítico vai continuar por muito tempo. Se minhas previsões estiverem corretas, teremos 1 milhão de contaminados no dia 5 de setembro.

PS: antes que o leitor se desespere, dê uma olhada na última postagem sobre o Ronaldo (http://oweblog.blogspot.com/2008/12/ronaldo-o-retorno-final.html) em que as minhas técnicas avançadas indicavam que ele faria 10 jogos pelo Corinthians e marcaria 2 gols.

PS2: Gordo filho da puta.

2 comentários:

Arthur disse...

ahaha... dessa vez pelo menos, o estudo é um pouco mais cientifico!

ouvindo as ultimas estatisticas de gripe suina eu me perguntava se o crescimento era exponencial mesmo... legal que vc fez o teste...

seria legal ver se o expoente eh o mesmo em todos os países

milouse disse...

esse expoente por país eh o famoso IDH = índice de H1N1