quinta-feira, janeiro 07, 2010

Projeto estatístico

No início da faculdade notei uma estranha correlação: nas quartas-feiras em que eu tinha laboratório de Fìsica e ia de bermuda sempre chovia. Nunca consegui isolar qual era o fator determinante do meu comportamento (se o dia da semana, o laboratório ou a bermuda) que causava a alteração climática.

Atualmente, por motivos que não posso revelar completamente por sigilo profissional, preciso de alguma experiência que comprove quão acuradas são as previsões do tempo. Assim sendo, pretendo unir o útil ao agradável propondo a seguinte experiência de longo prazo:

Pelos próximos 100 dias úteis vou comparar a previsão de tempo do Uol com o que realmente ocorreu durante o dia. Como São Paulo é meio grande vou adotar como critério arbitrário que choveu na cidade se:
- eu vir a chuva caindo
- eu vir o chão molhado pela chuva
- alguém comentar "nossa, você viu que chuva?". Variações dessa frase não serão aceitas.

Em paralelo vou anotar se eu tomei a referida chuva e se eu estava de bermuda. Isso deve elucidar uma questão interessante: minhas bermudas atraem chuva para a cidade ou para mim?

Por fim, como todo estudo estatístico inútil que se preze, eu preciso de um ruído de fundo ou de um sinal pseudo-aleatório. Vou usar as cotações da Bovespa, mesmo sabendo que de puramente aleatório aquilo não tem nada. A questão mais interessante é: existe uma correlação entre as precipitações médias e o índice Bovespa? O bom senso diz que não, mas alguém já fez o teste para confirmar?

Ontem, por exemplo, tivemos:

- previsão de chuva
- chuva em São Paulo de acordo com meus quesitos
- usei bermuda
- não fui prejudicado por ela (pela chuva, não pela bermuda)
- queda na bolsa

Atualizarei os queridos leitores em breve. O resultado previsível e sem graça que pode ocorrer é o seguinte:
- forte correlação entre previsão e realidade
- menor correlação entre a bermuda e a chuva (simplesmente porque chove no calor nessa terra)
- significativa correlação entre altas da bolsa e precipitações, ao menos até março.

Qualquer coisa diferente disso já terá valido o tempo perdido.

Um comentário:

Ju disse...

Me contrata?