sexta-feira, janeiro 01, 2010

Virada na Paulista

Não conheço ninguém que tenha participado desse evento que, segundo a PM, levou 2,5 milhões de pessoas à Paulista na noite de ontem. (Momento Milouse: nunca tinha reparado na incrível semelhança do nome da festa com o tradicional Virado à Paulista).

2,5 milhões de pessoas na avenida.

Consideremos uma densidade de pessoas da ordem de um metrô da linha vermelha em horário de pico, absurdas 10 pessoas por metro quadrado. Dessa forma seriam necessários 250.000 m² de festa.

Segundo o Google Maps, a Paulista tem uns 3 km de extensão. Os organizadores falaram de 2 quilômetros de pessoas. Vamos utilizar o maior valor, apenas para deixar as coisas mais simples. Imaginemos que a rua fosse um retângulo perfeito, ou seja, que ela tenha largura constante. Para alcançar essa área de 250.000 m², essa largura deveria ser de 250.000/3.000 = 83 metros, aproximadamente.

83 metros de largura na Paulista. Não estamos falando daquelas ruas com larguras quilométricas de Buenos Aires, não, estamos falando de São Paulo.

Tenho algumas hipóteses para explicar esse resultado absurdo:

1 - A PM mentiu. O Zé que deveria estimar o número de pessoas disse "ah, uns 2,5 milhões" e todo mundo acreditou.

2 - As pessoas ficaram umas por cima das outras, dos banheiros químicos, dos caixas 24h, do MASP, enfim, por cima de tudo. Considerando um "segundo andar" de pessoas poderíamos assumir uma densidade de 20 pessoas/m² e assim a largura necessária cairia para uns 42 metros, o que já é bem mais viável.

3 - As pessoas espalham-se pelas outras ruas adjacentes. Essa é a hipótese mais provável, gostaria de saber se algum leitor d'O Blog já passou por lá e poderia confirmar se isso é verdade.

4 - Alguém usou a estimativa da polícia de Nova Iorque, fez uma regra de três com a população das duas cidades e chegou nesse número absurdo. Aparentemente 750.000 pessoas estavam nos States. Segundo a Wiki, eles têm 8,1 milhões de habitantes e nós temos 19,2 milhões na Grande São Paulo. Segundo essa teoria, havia 1,8 milhões na festa da Paulista.

5 - O estagiário da PM usou a regra 4 acima. Arredondou para 2 milhões porque brasileiro adora número redondo. Viu que estava dando igual ao do reveillon de Copacabana e resolveu colocar mais meio milhãozinho de pessoas, só pra calar a boca desses cariocas.

6 - O estagiário da PM resolveu colocar 2,5 milhões só para valar a boca desses cariocas.

Nenhum comentário: