quinta-feira, agosto 03, 2006

Definição

go.le.a.da sf Fut (golear+ada1)
Grande quantidade de gols marcados por uma equipe numa só partida, contra nenhum ou poucos gols da equipe adversária.

Muito bonito mas absolutamente pouco
rigoroso...Senão vejamos:

Marcar três gols numa partida é um feito, é uma quantidade largamente acima da média dos melhores clubes do futebvol atual. Não tomar nenhum é, evidentemente, o melhor resultado defensivo possivel. No entanto, um belo 3 a 0 não é, PARA MIM, uma goleada.

Digo isso depois de ligar o micro antes de ir trabalhar hoje e ver no Uol que o São Paulo tinha goleado o Chivas. Quando cliquei na noticia, fiquei decepcionado com esse uso abusivo do termo (porém, contente por não ter sido mais...).

O fato é que não é facil chegar-se a um consenso nesse assunto. 4 a 0 é goleada, indiscutivel. 4 a 1, paradoxalmente, tb não encontra muitos opositores. A diferença por 3 gols não é a resposta, como vimos no ponto de partida.

Seria então o "4" o numero mistico? Afinal, 4 a 2 (não muito mais que um trivial 2 a 0) também é majoritariamente qualificado dessa maneira. Essa tese fica ainda mais forte porque o irmão maior desse placar, o 5 a 3, pode ser no maximo "um show de gols", "um grande jogo" e so'.

A coisa fica ainda mais enlouquecedora quando pensamos em placares esdruxulos, tipo 6 a 3...Ai não existem muitos casos para se basear e ficamos como fisicos de buracos negros, especulando sobre porra nenhuma.

A unica regra que eu enxergo nessa situação é dizer que uma goleada é um jogo em que se vence marcando pelo menos 4 gols e pelo menos o dobro do adversario. Confuso, mas me parece certo. Sugestões?

Um comentário:

Anônimo disse...

E o post de aniversário..... nem?