sexta-feira, agosto 25, 2006

Meu Velho Tio Mandou Júnior Saborear Umas Nove

Creio que se falou mais de Plutão nas últimas semanas do que nos 20 anos anteriores juntos. Francamente, um planetinha, minúsculo, gelado, lá nos confins do Universo (jeito bonito de falar "puta que pariu"), que diferença faz nas nossas vidas? Nenhuma, é claro.

Por que então o oba-oba com o rebaixamento do ex-glorioso corpo celeste? No fundo é como aquela velha história de que uma rosa ainda teria o mesmo cheiro mesmo se tivesse outro nome, ou a diferença entre signo, significante e similares. Mais no fundo ainda, em linguagem simples, quase vulgar, é o seguinte: o nome não muda porra nenhuma, caralho.

E no entanto, mesmo sabendo de tudo isso, ficamos meio indignados por mudarem uma das "verdades eternas" da Natureza. Verdade eterna um tanto quanto curta esta, afinal só acharam Plutão em 30 e nem Urano ou Netuno não eram conhecidos na Antigüidade. Considerando que os gregos sabiam tudo, temos apenas 6 planetas e pronto.

Lembremos, pois, com alegria, do tempo em que havia oficalmente 9, bem como daqueles meses em que se conjecturou que fossem 10 (quem não se lembra, ou melhor, quem se lembra daquele pedacinho de rocha batizado de Sedna?) e da semana em que Caronte e Plutão viraram um planeta binário (!).

Não entendo, claro, absolutamente nada de astronomia, nem astrologia, diga-se de passagem, mas estou certo de que poucas coisas impressionam mais os outros reles mortais que "conhecer" os segredos disso tudo que está além de nosso alcance. Me contento, portanto, em rir da conferência em que os especialistas ergueram suas plaquinhas, no melhor estilo Show do Milhão, e fecharam a contagem em Netuno.

6 comentários:

Anônimo disse...

Só uma perguntinha: como vai ficar o horóscopo agora? Devo mandar refazer meu mapa astral?! Ai senhor....

Anônimo disse...

E agora como fica a célebre história do sistema solar de "massinha" ?

Débora Maria disse...

Pra mim isso eh quase coisa de pesquisador q naum tem o q fazer e fica questionando os outros depois que tudo está confirmado...Eh uma mera questão de nomenclatura, não é?

Tiago disse...

Foi so um brasileiro ir pro espaço, que sumiu um planeta

Anônimo disse...

Discordo!

Sempre foi:

Minha Velha Tia Marieta Juntou Sozinha Uma Nota Preta!

E da pra tirar o Preta sem muito prejuízo semântico!

Anônimo disse...

Palmas para Kalynka que fez o MELHOR comentário EVER!!!!