domingo, dezembro 10, 2006

Momento cultural

Se eu disser "Gonçalves Dias", o que vem à sua cabeça, estimado leitor? Aposto que as repostas se repartem entre "nada" e "Canção do Exilio". Faço então mais um teste, como morreu o citado poeta romântico?

Agora tenho certeza de que todas as respostas se concentram em "sabe Deus". Deus e a Wikipedia, eu diria. (Ta' bom, Juliana, eu sei que você sabe, ou ao menos sabia, porque eu me lembro vagamente de vc me contando isso. Pode ter sido delirio).

Pois bem, o maluco escreveu a Canção do Exilio no exilio (dããã...). So' que ele teve dois exilios, um, estudando em Coimbra, como toda a elite de sua geração, e outro se tratando de alguma doença bem séria nos ultimos dois anos de sua vida. O poema data da primeira fase, acho que na segunda ele ja' não tinha muitas esperanças de rever as palmeiras.

Ja' moribundo, enfiaram o coitado num navio com direção a seu Maranhão natal e perto da costa o navio afundou e acabaram deixando o doente para tras, em seu leito, e ele foi a unica vitima fatal.

Não deve nem ter dado para ver as palmeiras.

Tragico, não?

4 comentários:

Anônimo disse...

"... vou voltar, sei que ainda vou voltar ... " procure a letra completa no Google, musica popular brasileira, titulo Sabiá.

Unknown disse...

é , essa eu não sabia...
A única morte bizarra de poeta que me vem a cabeça agora era a do Castro Alves que tinha se dado um tiro no pé.
Mas acabei de ver aqui que na verdade ele morreu mais por causa da tuberculose

Anônimo disse...

Sim, eu sabia e te contei anos atrás.... Maaasss... o foda (mas FODA mesmo) é quando a primeira coisa que te vem a cabeça quando vc houve falar do cara é não lembrar da Canção do Exílio, e sim de uma poesaia chamada "Ainda uma vez, adeus" (leia em http://www.casadobruxo.com.br/poesia/g/ainda.htm). Cada um pensa naquilo que lhe convém... ou que seu super-ego permite!!! Passar bem...

Anônimo disse...

Na verdade eu fique foi com preguiça de digitar um poeminha do Verissimo que se chama "Minha Canção do Exílio" e não tem na Net (ás vezes o Santo Google fáia!!) mas me lembre de te mostrar quando vc estiver por aqui. Beijo.