quarta-feira, dezembro 06, 2006

Turistas

Não sei como está a repercussão no Brasil desse filme. A julgar pela confusão na internet e pelos movimentos de protesto (leia mais aqui), as pessoas estão um pouquinho revoltadas.

Pois bem, nessas horas eu odeio brasileiro. Para que fazer mega campanha contra uma produção B? Alguém deixou de ir para a Eslovênia por conta do tal "O Albergue"? Ou era algum outro pais do Leste Europeu, afinal a gente sempre confunde mesmo...(detalhe que o "manifesto" circula sempre com a grafia "alberge", ninguém se dá ao menos ao trabalho de corrigir isso).

Em primeiro lugar tem que se considerar que o filme não é feito com o intuito de denigrir nossa imagem e arrasar o Brasil, é simplesmente um reflexo de como a gente é pequeno, pobre, subdesenvolvido e inexpressivo no mundo. Ninguém se importa se o filme é no Brasil, na Colômbia ou no Chile, e poucas pessoas que vão assisti-lo filme se lembrarão desse detalhe uns meses depois.

Que tal combater a corrupção, o crime generalizado e organizado, a falta de Estado, e não um reles filme B sem maiores conseqüências?

Nosso turismo é ridículo em comparação com os países "de verdade". Não tenho os números de cabeça mas é algo da ordem de 2 milhões por ano contra 40 milhões para a França. Por quê? Porque todo ano passa um filme falando mal do Brasil? Acho que não, hein...

O problema é mais embaixo mas a gente tem a maldita mania de jogar todas as nossas forças num bode expiatório. É como aquele caso do piloto americano que mostrou o dedo do meio para a Polícia Federal ao ser fichado uns anos atrás, lembram-se? Essa falta de noção para diferenciar o importante do simplesmente pitoresco é que falta em todos nós.

Eu acho que esse filme nao mereceria mais do que um "puxa, que ridículo, mais um filme de estereótipo. Estão ficando sem assunto", e ponto. Mas não, é preciso promover uma campanha gloriosa para purificar a Santa Imagem de nosso belo País...

3 comentários:

Anônimo disse...

As previous stated.... o problema é a MANIA que as pessoas tem de fazer campanhas pela Internet!! De mais a mais, dos Simpsons ninguém relcamou.... e les chamaram a gente de macacos... e na caruda!!! Beijo...

Tiago disse...

Primeira vez que eu corrijo o seu portugues: estereótipo!

Bruno disse...

Mas não foi o que eu escrevi? hehehe