terça-feira, agosto 04, 2009

Erdös-Bacon = 11

Matemáticos são pessoas extremamente engraçadas, o problema é que para entender as piadas em geral nós não temos o pré-requisito necessário.

Uma das invenções deles escapou do universo nerd e se tornou um pouco mais conhecida no mundo "normal". Trata-se da idéia de que é possível ligar qualquer ator ao Kevin Bacon em até 6 passos. Considera-se como "ligação" o fato de que dois atores tenham aparecido no mesmo filme. Assim, que contracenou diretamente com o Kevin Bacon tem um número de Bacon igual a 1, quem contracena com essa pessoa tem um Bacon igual a 2 e assim por diante.

Em geral matemáticos se interessam pouco por cinema (diz a lenda que um certo alemão obscuro classificava os matemáticos em 3 categorias: "os que gostam de música, os que gostam de vinhos e os que gostam de montanhas"). Eles inventaram essa história dos graus de separação por conta de um húngaro chamado Paul Erdös que, assim como Bacon, trabalhou com muita gente diferente. Como pesquisadores raramente contracenam uns com os outros, a definição de "ligação" passa a ser a publicação de um trabalho científico assinado por ambos.

Introdução teórica concluída, vamos aos fatos: existe uma calculadora automática da distância entre seu pesquisador favorito e Erdös, http://www.ams.org/mathscinet/collaborationDistance.html. Se você, no entanto, outorgar o título do pesquisador favorito a este autor, nada será encontrado. O site é muito bom mas não é perfeito, não contempla alguns trabalhos publicados apenas em âmbito nacional.

Contudo, usando currículos Lattes, descobri que meu orientador tem uma ligação com meu chefe e que meu chefe sim tem um Erdös bem definido e igual a 4. Quando o paper do meu orientador que leva meu nome for publicado (não deve demorar muito), terei um Erdös igual a 6.

Como eu gostaria de ter uma carreira artística, tentei encontrar um número de Bacon para mim. Novamente existe um site genial que diminui muito o esforço, http://oracleofbacon.org/. Novamente se você procurar por seu artista favorito (aka eu) nada será encontrado.

Porém, Silvio Santos tem um Bacon igual a 3. Gilberto Barros trabalha para o Sílvio Santos. Eu já dividi um programa com o Gilberto Barros. Logo, meu Bacon é 5 e conseqüentemente meu Erdös-Bacon (definido como a soma de ambos) é 11, q.e.d.

6 comentários:

Lucas. disse...

outra: http://xkcd.com/599/

milouse disse...

q.e.d.
saudades!

milouse disse...

entao qm contracenou com vc em algum filme do guichen eh de numero de Bacon 6
uhu!

Anônimo disse...

Isso só prova que E-B <= 11, não é? Assim, talvez ele tenha atuado num filme do Stalone, que atuou com um cara que era stunt também num filme de matemáticos loucos que aconteceu de ter um cara com Erdös 3, talvez dê certo o número menor do que 6 como diz a profecia. De qualquer forma, todos se conhecem com menos de 6 graus de separação, não é isso ?

Bruno disse...

Sim, eu não tenho como provar que esse é realmente meu Erdös-Bacon, é com certeza um limite superior. Mas, considerando a breve carreira artística do Leão, acho que deve estar correto sim...

E eu não acredito nessa história de 6 graus. Para mim existem ao menos 2 povos isolados, então talvez a "teia social" da humanidade tenha alguns "gargalos" ou estreitamentos, ou seja, as pessoas do "núcleo central" só podem ser relacionadas com alguma tribo indígena bizarra via um pesquisador obscuro.

Assim, é possível que para ligar pessoas de tribos isoladas diferentes sejam necessários mais de 6 passos enquanto dentro do "núcleo central" a regra continue válida.

Tudo isso é só conjectura minha, não tenho nenhuma prova dessas coisas

Ju disse...

PLEASE, GET A LIFE!!!!!!!!!!!