terça-feira, agosto 04, 2009

Pile ou face

Uma notícia que repercutiu hoje foi a declaração de algum figurão da ANVISA de que o teste rápido para a gripe suína pode ter 50% de resultados do tipo "falso negativo", ou seja, a pessoa está doente mas o teste diz que não.

Se ele tiver razão eu proponho um teste ainda mais barato e econômico, além de ser estatisticamente tão eficiente quanto o atual. Batizei-o temporariamente de "Cara ou Coroa".

(Quem só queria uma piada curta pode parar de ler aqui. O restante do texto é só um gigantesco PS para mostrar como eu sou nerd e gosto de dar palpite em áreas que não são a minha.

PS: do tempo que eu estudava estatística desse tipo de teste, aprendi que existem 2 tipos de erros, "falso negativo" e "falso positivo", que seria a pessoa estar sadia mas ser classificada como doente pelo teste. Em geral é preciso escolher se o teste produzirá menos resultados errados de um tipo ou de outro.

Considerando um teste para uma pandemia viral, faz sentido priorizar a diminuição dos falsos positivos pois é muito pior sair dando remédio para a população sem muito critério do que deixar de detectar alguns casos, devido à possibilidade do vírus se tornar resistente. Em todo caso, 50% de erro já beira o non-sense)

Um comentário:

Ju disse...

Segundo o jornalzinho METRO que peguei hj pela manhã na Paulista, de cada 10 casos de gripe no Brazil, 8 são da suína. Considerando que pararam de fazer diagnosticos no sistema público e que agora tem essa do falso negativo / positivo, o fato é que estamos todos morrendo e ninguem te coragem de admitir. Adeus.