sábado, novembro 18, 2006

17

A história já é meio antiga mas eu esqueci de postar da Itália.

No vôo Paris-Roma, tomamos um avião da Alitalia, com suas poltronas inacreditavelmente verdes. Sentei no meu lugar, lá pela fileira 16, e aguardava, impaciente, que os franceses encontrassem logo seus assentos. Um menino francês vira então para seus pais mãe e fala, "olha, eles não tém a fileira 17". Silêncio da parte dos adultos. O franchuquinho então, usando seu brilhante cérebro dedutivo, exclama "ah, só pode ser para que o avião pareça maior".

Mas o pequeno não tinha razão. O 17, na Itália, é considerado de mau agouro, assim como o nosso 13. Segundo a Wikipedia, é porque 17 em romanos é um anagrama de "eu vivi" em latim (XVII e VIXI, respectivamente), e assim o 17 passou a ser associado com a morte.

Se eu fosse o pai da criança não saberia dar essa bela explicação envolvendo línguas mortas, teria dito algo assim:

"Então, meu filho, os italianos acham que o 17 dá azar. Na copa de 90 eles perderam nos pênaltis e foi o número 17 que errou. Na copa seguinte, eles resolveram dar os números para os jogadores de acordo com a ordem alfabética e o Baggio (cujo prenome é Roberto) ficaria com o famigerado número. O que a sabia federação italiana fez foi deixar o número de todos na ordem alfabética mesmo e o craque com a 10. Como vocé sabe, o pseudo 17 perdeu o pênalti.

Em 98 eles foram eliminados nos pênaltis de novo, mas o 17 nao fez nada de mais. Em 2002 eu não vi eles perderem da Coréia (maldita copa do outro do lado, é sempre bom dizer) mas também não teve nenhuma influência. Quando eu estava em Berlim em 2006 a primeira coisa que eu pensei quando acabou a prorrogação foi "quem é o 17, meu Deus?". Era o glorioso Simone Barone, que só entrou em campo em um jogo (contra a Ucrânia), que seu pai não viu porque estava fazendo churrasco com o dinheiro do governo francês.

E é por essas e por outras que não tem poltrona 17".

Talvez ter um filho não seja tão má idéia assim. Talvez ter uma vaga de comentarista na tv supra essa necessidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Talvez ter um filho não seja tão má idéia assim."
Como ????
Hein ????
Você ????

Anônimo disse...

Realmente a natureza possui forças irresistíveis...

Anônimo disse...

Tks... tks.... tks.... só eles te levam a sério!!! Vc precisa é de uma namorada nova.... no moro soccer for you!!!! No, no, nerver.... he he he he... Beijos...