domingo, novembro 12, 2006

Analogia apocalíptica

Pense, querido leitor, em quantos jogos de videogame o senhor já experimentou. Selecione agora o subconjunto dos jogos que você terminou (zerou, venceu, acabou, whatever...). Agora restrinja ainda mais, deixe apenas os jogos que você terminou logo na primeira tentativa.

Bem, se sobrou alguma coisa é sinal de que você é muito forte, ou joga apenas jogos estûpidos ou quem sabe ambos. É perfeitamente normal e aceitável perder em algo que não se conhece completamente, ninguém pode ser criticado por isso.

E se você tivesse que jogar algo imensamente mais complicado que qualquer programador jamais poderia conceber, do estilo "simule e controle um planeta por 2 milhões de anos". Para piorar, você não teria poderes absolutos sobre tal planeta ou a companhia de toscos seres com inteligência artificial limitada: seria na verdade necessário interagir com alguns bilhões de jogadores, cada um mais tacanho, mesquinho e ignorante que o outro.

Pois bem, nesse contexto quais seriam as suas chances de vitória? Eu, otimista como sempre, cravaria minha aposta no "0%".

É isso que eu acho que vai acontecer com a humanidade. A gente vai explodir a Terra não por maldade de cientistas russos, mas sim por pura inépcia. Ninguém sabe quais são as regras, ninguém entendeu o jogo, como diabos alguém pode ter esperança que a gente vai se safar no final?

Enquanto o game over não vem, acho que dá pra fazer carreira na indústria petroquímica. Minhas previsões garantem que a Terra acaba antes do petróleo...

6 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo1

Anônimo disse...

Ou não....

Anônimo disse...

Isso é bom?

Anônimo disse...

Pelo menos a parte do petroleo eh...

Unknown disse...

Que nada, o petróleo acaba logo, logo. Agora sobre o planeta, preciso rever as anotações de nostradamus...

Anônimo disse...

Como vc sabe Vini? Alguma fonte privilegiada na Itália? hehehe