domingo, março 18, 2007

Parte 2 - 28/06/1998

Os primeiros 4 anos do governo Lula não foram exatamente sensacionais. A economia cresceu, a inflação manteve-se comportada mas não houve aquela revolução em que alguns acreditavam. No melhor estilo "Animal Farm", boa parte de suas ações foram "inspiradas" no neo-liberalismo de FHC que ele tanto criticou durante a campanha.

Se isso não causa grande surpresa no plano político, chega a ser alegórico no mundo da bola...Após os fracassos da Copa América de 95, vencida pelo Uruguai e da Olimpíada de Atlanta em que os nigerianos ficaram com o ouro, Luxemburgo perdeu a confiança em si mesmo: pediu a contratação de Zagallo para a função de...Zagallo e abdicou de todas suas belas convicções românticas. O mundo lá fora é uma guerra e é preciso estar preparado para isso.

Alguns críticos disseram que era exagero, mas a dificuldade do novo sistema de eliminatórias provou que a cautela do técnico era justificável. Depois de derrotas contra Argentina e Paraguai, Luxemburgo cedeu ainda mais e aceitou o retorno da "velha guarda" de 94: Dunga, Aldair, Bebeto, Taffarel...Vaga conquistada aos trancos e barrancos, passaporte carimbado para a França.

Le début de n'importe quoi en France n'est pas toujours facile, je peux vous assurer. Et pourtant les brésiliens ont réussi des bons matchs dans la première phase. Il n'y avait plus la magie de l'équipe de 1970 mais ils arrivaient à gagner quand même.

O jogo mais emocionante e decisivo da copa da França foi justamente a eliminação dos donos da casa. Numa partida dramática contra o Paraguai, a muralha guarani (Ayala e Gamarra protegendo o gol de Chilavert com suas próprias vidas se necessário) segurou um empate por todo o tempo regulamentar e prorrogação. Nos pênaltis, brilhou a estrela de Chilavert, defendendo 2 cobranças, marcando o gol da vitória e provando porque era o melhor goleiro do mundo na época.

Do nosso lado tudo parecia bem. Batemos o Chile, sofremos contra a Dinamarca enquanto os outros favoritos caíam um após o outro. A Itália não conseguiu defender o titulo: os pênaltis que lhes salvaram em 94 tiveram seu momento de vingança. Melhor para o Paraguai, que passou à semi-final com outro 0 a 0, o quarto em cinco jogos...

Brasil e Holanda, Croácia e Paraguai. Obviamente a primeira semi-final foi considerada a final antecipada. Outra decisão por pênaltis (meu Deus, alguém mude o regulamento dessas competições!) e Luxa se deu bem: Taffarel fez seus milagres, Brasil quase campeão. Do outro lado, Arce aprontou das suas marcando os dois gols da virada paraguaia. Um lateral-direito marcando 2 numa semi-final de copa do mundo, quem poderia imaginar...

David e Golias, Paraguai e Brasil. Nossas comemorações pelo título começaram com 4 dias de antecedência. Ledo e Ivo engano...

Uma inexplicável convulsão de Ronaldo pareceu abalar todo o elenco. Até hoje não se sabe ao certo o que aconteceu naquela tarde, somente a imagem dos dois gols de cabeça de Gamarra ficam martelando em nossas cabeças...Dois escanteios cobrados por Arce com a tradicional precisão absoluta, duas falhas da nossa defesa e pronto. Perdemos a copa em 45 minutos.

Apesar de todos os esforços do segundo tempo, com as entradas de Denílson e Edmundo, a defesa paraguaia (apenas 2 gols sofridos em toda a copa, uma marca impressionante) levou a melhor. Para coroar a humilhação, Acuña puxou um contra-ataque no último minuto e marcou. Y uno, y dos, y tres a cero. Maracanazo version Saint Denis...

Duas derrotas em duas finais consecutivas...Seria finalmente a hora de mudanças significativas em Brasília?

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá ficando MUITO BOM!!!

Verissimo teria orgulho....

Beijos (e eu tô chegando)