sábado, maio 13, 2006

A boa e a ma' ciência

Em primeiro lugar, leiam isso: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI999127-EI238,00.html

Os realmente empolgados com o tema podem ler a página completa, http://cidadedofutebol.uol.com.br/site/vip/materias/vermaterias.aspx?idm=2490, mas eu não recomendo, o texto é grande demais. Concentremo-nos num pequeno trecho:

"Após uma explicação sobre os valores que podem determinar um desvio da esfera, ele tentou explicar o motivo de a bola chutada por Pelé em 1970, na vitória brasileira por 4 a 1 sobre a Tchecoslováquia, não entrou (o camisa 10 surpreendeu e finalizou do meio-campo, encobrindo o goleiro Viktor. No entanto, mandou a bola perto da trave direita).

"Eu tentei explicar o porquê de o chute do Pelé não ter entrado, e encontrei outra questão: como aquela bola chegou ao gol? No início, os valores me mostraram que era muito difícil toda essa trajetória. Precisei de muito estudo para determinar o que fez a bola ultrapassar a linha de fundo", contou Rubini. (...)


Inicialmente, o pesquisador colocou o modelo no computador e, com as condições de resistência alta e aerodinâmica da bola, o chute mal deveria ter alcançado a grande área da Tchecoslováquia.

"A partir daí, inclui a crise do arrasto e percebi que a bola chegaria no máximo até a pequena área. Pensei no vento, mas o vento a favor seria o único que empurraria a bola e não teria diminuído a velocidade. Tentei tirar completamente a resistência, mas a bola também não chegaria. Fiquei numa sinuca de bico", confessou Rubini.

A explicação para o chute de Pelé ter chegado ao gol, portanto, é o efeito Magnus. Não lateralmente, contudo, mas para cima. A bola desferida pelo camisa 10 da seleção brasileira subiu, ficou mais tempo no ar e conseguiu ganhar uma distância maior por conta disso."


Não tem nem muito o que comentar...Enquanto físicos do primeiro mundo enganam a sociedade dizendo que a merda fede (e no fundo eles estão falando besteira, pergunte para o Roberto Baggio se o melhor lugar pra se cobrar um pênalti é mesmo no canto alto, onde o goleiro nunca pode alcançar), o nosso fez um belíssimo trabalho num lance magnífico do Rei. Completamente inútil, assim como o outro, mas de um nível de enrolação muito superior.

Um comentário:

Débora Maria disse...

O pior foi o que saiu na revista da faculdade aqui. Um pesquisador fez uma simulação da COPA, e sabe-se lah eu como, e sem explicar razoavelmente como tinha chegado no resultado, soh que funcionava pra 1. liga, preveu que a Alemanha vai ganhar!! Eu quase joguei a revista longe! Resposta do cara à pergunta Pq ele tinha feito isso, ele disse que estava ansioso demais pra esperar a Copa. Eu abria uma sindicancia contra ele por jogar dinheiro público fora se fosse professora.