quarta-feira, maio 24, 2006

Nossa querida espécie, ao desenvolver a linguagem, acabou criando o interessante jogo de dar nome às coisas. é um jeito meio primitivo de se sentir dono, criador, Deus, em certo sentido.

Infelizmente hoje em dia tudo ja' tem nome e quase ninguém vai perder tempo pensando em variantes que jamais serão aceitas na lingua quotidiana. A exceção fica por conta das novas invenções...

Na verdade um novo produto seria batizado de acordo com as pesquisas de opinião publica realizadas com donas-de-casa de Kinshasa, então recuemos uns poucos séculos. Imaginem a pessoa que inventou o oboé. Além da dificuldade de criar um instrumento de musica original (não muito, ao que me consta é tipo uma flauta modificada) a pessoa teria bolado esse nome tão sonoro, divertido, cativante...Oboé....

E essa entendi finalmente de onde diabos a pessoa tirou o nome. Em francês, o tal negocio se chama "haut-bois" (que se lê como "ô-buá", mais ou menos), que quer dizer "alta-madeira".

Com a palavra, a Wikipedia: "Oboé vem do nome francês haut bois, que significa madeira alta, devido ao seu registro agudo. Embora a pronúncia atual de haut bois em se assemelhe a oboá, até o século XVII a pronúncia era oboé. Como o instrumento já havia se espalhado pelo mundo quando esta mudança ocorreu, o nome permaneceu assim em português e em algumas outras línguas".

Evidentemente ninguém tem criatividade pra bolar um nome tão legal assim do nada, muito menos um francês...

4 comentários:

Anônimo disse...

A melhor palavra adaptada pra mim continua sendo "forrobodó". Enfim... Oboé é legal!! He he he he... Beijos...

Anônimo disse...

Só sei de onde vem o forró, não sei de onde vem o bodó.
Não tô lembrando de nenhuma adaptação engraçada agora. Mas lembro que eu fiquei chocada com a sua explicação da "encrenca".
E o post não tem "nome" propositalmente, né?

Anônimo disse...

For all = Forró
For everybody = Forrobodó!!!
E tenho dito...

Bruno disse...

Essa historia do forrodobo' é lenda, ja' ouvi algumas vezes que a tal dança existia mesmo antes da segunda guerra...Sei la'.

Quanto ao nome do post, foi apenas uma tentativa de mudança. No weblogger eu não costumava pôr titulo, aqui no blogspot tem um campo especial pro titulo na tela de postagem, eu me sinto meio coagido a achar um titulo pra cada post...Foi uma boa analise, quando eu ficar famoso vão achar varios sentidos ocultos nos meus textos...