segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Existem algumas expressões engraçadas na lingua portuguesa...Bebê de proveta, por exemplo. Quem ja' brincou num laboratorio sabe que uma proveta serve apenas para medir volume, acho que nenhum cientista teria a brilhante idéia de fecundar um ovulo numa delas apenas para ter um nome mais simpatico que "fertilização in vitro".

Por que diabos dizemos proveta então? O primeiro bebê desse estilo, segundo a historia oficial, nasceu no Reino Unido. A expressão em inglês é "test tube baby". Não precisa ser nenhum linguista ou quimico para perceber que entre test tube e tubo de ensaio não ha' muito diferença. Aonde entra a proveta entonces?

Talvez a expressão tenha se originado em Portugal depois de alguma tradução ruim do francês. é o caso de algumas expressões bizarras da nossa lingua, como rés-do-chão para térreo e pequeno-almoço para café da manhã. "Nossa lingua" foi meio forçado, afinal essas pérolas em geral não atravessam o Atlântico.

Enfim, em francês se diz "bébé-éprouvette"...E voilà uma possivel explicação. A principio éprouvette deve vir do verbo éprouver, experimentar. Experimentar no sentido de tentar se diz essayer então existiria uma relação logica entre éprouvette e tubo de ensaio. Uma rapida busca no google nos mostra, porém, que o termo é ambiguo: http://images.google.fr/images?hl=fr&q=%C3%A9prouvette&btnG=Rechercher&ie=UTF-8&oe=UTF-8&sa=N&tab=wi.

A Wikipedia clarifica bem a questão: "sous le terme générique d'éprouvette on trouve entre autres les tubes à essai, les éprouvettes graduées, (...)", e éprouvette graduée é a maldita proveta.

Tudo claro? Espero que sim. Algo util aprendido? Espero que não.

Mas sempre podemos acreditar que "bebê de proveta" foi uma primeira obra de arte do brasileiro que posteriormente se tornaria célebre ao sugerir que adotassemos AIDS no lugar de SIDA para evitar piadas com as 37 milhões de Aparecidas em territorio nacional...

2 comentários:

Anônimo disse...

E também para respeitar a Cidinha, padroeira do Brasil.
Como ficaria o Cida's day?
E eu??????

Anônimo disse...

Nada a ver, mas seu post fala de algo que o de certa pessoa tb fala... de mais a mais, veja isso que encontrei: http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/jokes/simpl-texto.html . Bacana do mesmo tanto... indeed!!