sexta-feira, junho 09, 2006

Ah, o dia de hoje…

A longevidade d’O Blog é algo realmente digno de nota, por conta disso estive aqui ao lado de vocês durante quase todos os grandes eventos periódicos da nossa sociedade. Hoje posso dar baixa no penúltimo, porém infelizmente o Halley ainda vai demorar um pouquinho pra voltar e a lista continua incompleta.

Em 94 perdi a abertura (Alemanha e Bolívia, 1 a 0, Etcheverry expulso, um clássico alternativo...) porque estava no colégio. Em 98 (2 a 1 na Escócia, gol de César Sampaio e tudo) fomos liberados pra ver a primeira partida da seleção. Em 2002 foi feriado, Corpus Christi, acho, assim pude ver no sossego do sofá da minha casa (que estava na parede da porta da cozinha, não na da porta da sala, tenho certeza absoluta) aqueles bizarros senegaleses (Papa Boupa-Diop, El Hadji Diouf, Khalilou Fadiga e companhia limitada) baterem os franchucos.

Perderei aquelas cerimônias idiotas e que parecem escola de samba de quinta categoria que precedem a primeira partida, mas isso não importa. Daqui a poucas horas o mundo se refaz a pergunta de quem é o campeão do mundo. Os melhores somos nós, isso é um dogma até para os que não sabem ainda se vão torcer pela amarelinha, mas daí a levantar a taça a diferença é enorme.

Quem sabe onde estaremos em 2010, antes de África do Sul e Finlândia? Na Cidade do Cabo, com uma credencial de jornalista no peito? Em São Paulo, num canto de universidade, matando aula do 8° ano? Em alguma faculdade perdida no mundo, fazendo um doutorado? Num rincão de nosso belo país, trabalhando pelo futuro da nação? Sozinho numa ilha do Pacifico, convencido de que o futebol não leva a nada e a verdade está alhures?

Um mês de dramas, sofrimentos, injustiças, vitórias edificantes e momentos imortais se aproxima... Aproveitemos, meus caros, e que vença o melhor.

Não, esse final é muito chavão. Que vença aquele que lutar mais (muito gaúcho...). Que vença o mais capaz (também não sou nenhum entusiasta da meritocracia). Que vença um país oprimido e roubado pelas potências tirânicas neo-liberais que ...(não, já abandonei meu marxismo em alguma curva por aí).

Ok, que vença qualquer um menos a França, beleza?

Um comentário:

Anônimo disse...

Fique tranquilo, com esse timinho mais a idade de Zidane os azuis nao irão longe.