domingo, junho 11, 2006

O leitor começa a se inquietar...Terceiro dia de copa e nenhum comentário n'O Blog. Teria o Autor sucumbido às 12 horas de futebol diárias?

Na verdade, não (ou melhor, ainda não). Não posso me contentar em comentar uns jogos aleatórios porque isso o público pode encontrar
em qualquer lugar. É preciso falar alguma coisa surpreendente, difenrente, cativante. Felizmente isso não vai ser muito dificil.

Ao invés de comentar a copa me limito nesses primeiros dias a contar como os franceses cobrem tal evento. Em primeiro lugar me causou um tremendo espanto ver Frank Leboeuf e Cristophe Dugarry comentando na TV. São dois ex-jogadores, coadjuvantes em 98. Mais ou menos como se Aldair e Raí estivessem na Globo. Para os saudosistas mais velhos (ou seja, meu pai), parece que tem um jornal da noite com o Giresse! Só falta o Tigana...

Isso é tudo muito bonito mas já sabemos que a vida na França tem umas peculiaridades escondidas inexplicáveis. A primeira, terrível e que eu já tinha percebido antes, é que eles não gritam gol. Claro, dirá o leitor rigoroso, em francês é "but", não gol; Verdade, mas eles não dizem "buuuuuuuuuuttt". Nem "but". Nem "é, entrou, que pena". Nada. No fundo, eu não sei o que eles ficam falando quando é gol, em geral eu estou gritando um "goooooooollll" na minha cabeça pra me convencer que foi gol.

Em segundo lugar, eles não passam "melhores momentos". Ridículo, são 15 minutos de propaganda sem parar.

Não para por ai mas a Holanda vai começar a jogar daqui a pouco e eu tenho que ver...

2 comentários:

Tiago disse...

o link nao ta marchando

Anônimo disse...

Hoje, dia da estreia do Brasil, o JN repetiu, pelo menos tres vezes, em momentos diferentes o gol de Kaka com aquela narraçao do Galvao..."perna esquerda..."a TV nao agrada pelo mundo...