sexta-feira, junho 30, 2006

Acabou!

Pois é, meus carissimos, o Autor sobreviveu ao famoso e assustador "segundo ano" da Polytechnique. Iniciado em agosto do ano passado, alternando matérias tão diferentes quanto "analisede Fourier e teoria espectral" e "quimica quantica", passando pelos classicos "relatividade restrita"e "fisica quântica e estatistica".

Junte a isso três cursos de idiomas, historia da arte, civilização grega e latina, 5 horas por semana de esporte. Olhando assim, parece que esta' saindo daqui um gênio renascentista ou um "honnête homme" do século XVIII. Acho que esta' claro para todos que eu nao aprendi tudo que podia nem me esforcei ao maximo para aproveitar completamente todas as coisas que a escola oferece. Saio, no entanto, na minha melhor fase como goleiro, com um nivel de compreensão de girias chilenas razoavel e uma capacidade de resistir psicologicamente a qualquer fracasso.

Antes de começar o primeiro ano, numa festinha qualquer os chilenos cantaram a melhor musica de protesto chilena que eu ja' ouvi. Hoje também, no churrasco de despedida, voltaram a cantar. Vou abrir uma exceção na poltica d'O Blog para citar o grande (e extinto grupo) "Los Prisioneros":

Nos dijieron cuando chicos,
jueguen a estudiar,
los hombres son hermanos y juntos deben trabajar,
oían los consejos,
los ojos en el profesor,
había tanto sol,
sobre las cabezas,
y no fue tan verdad porque esos juegos al final
terminaron para otros con laureles y futuros
y dejaron a mis amigos pateando piedras.
Unanse al baile, de los que sobran,
nadie nos va a hechar jamás
nadie nos quizo ayudar de verdad.
(...)
a otros enseñaron,
secretos que a ti no,
a otros dieron de verdad esa cosa llamada educacion,
ellos tenian esfuerzo ellos tenian dedicacion,
y para que,
para terminar bailando y pateando piedras.


A segunda parte, de outros que aprenderam coisas secretas e fora do nosso alcance combina bem demais com a nossa vida por aqui...Claro que o contexto chileno dos anos oitenta era bem diferente, o problema educacional deles é ainda mais grave que o nosso (para o leitor interessado, http://www.rionegro.com.ar/arch200606/05/o05a01.php).

Não somos tão bons quanto eles em matematica mas tenho certeza de que nos divertimos muito mais. Além disso, sabemos o que é futebol...

Nenhum comentário: