domingo, abril 23, 2006

Dessa vez não é futebol, ufa!

Defendo a tese de que cursos de língua (acho que "de idioma" seria mais, digamos, idiomático; fica em fransileiro mesmo) servem, em primeiro lugar, como terapia em grupo para pessoas nerds demais para admitir que precisam de terapia. Claro, como efeito colateral aprendemos umas palavras diferentes, uma nova maneira de pensar e esquecemos até mesmo como éramos e viviamos antes.

Pois bem, meu professor de inglês, John Wisdom (um belo nome genérico de professor, certamente ele não existe, é só uma projeção da minha cabeça), é um cidadão um pouco estranho, especializado em alguma coisa de inteligência artificial mas com contatos pelo mundo inteiro. Diz ele, por exemplo, que conhecia um agente da CIA que participou da autópsia da Lady Diana e segundo o qual ela estaria grávida do Dodi e esse seria o motivo de seu assassinato. Sim, a Rainha teria mandado matar.

Sem maiores divagações, o assunto interessante do maluco foi uma certa "teoria dos sinais fracos" (weak signals theory). Não achei grande coisa na internet; basicamente ela prega que algumas vezes recebemos informações sobre eventos futuros mas de maneira tão confusa e escondida que só é possivel ter consciência depois que um grande fato ocorre. Por exemplo, os pilotos do 11 de Setembro não tentaram aprender a pousar. E você só está com esse sorriso irônico porque todos sabemos que as Torres foram atacadas.

Claro que se a informação só se torna compreensível depois de perder qualquer capacidade premonitória então sua utilidade não vai muito além da curiosidade. Por enquanto.

Pesquisas estão sendo feitas pra tentar usar esse ruído de fundo na previsão de bolsas de valores, para definir estratégias empresariais y otras cositas más.

E qual a função desse post? Não tenho idéia, com sorte ficará claro daqui a um tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei... a teoria do curso de linguas é minha! Sem esquecer da sempre nova possibilidade de criar novas vidas parelas!! Talvez o professor de nome gerérico também seja adepto dessa idéia... ou não... e neste caso... QUE MEDOOOO!! Beijo e boa semana...