sábado, abril 22, 2006

Perder bonito ou ganhar feio?

Para um técnico da seleção brasileira, essas são as duas possibilidades basicas, afinal temos acesso a um esquadrão incomparavel de jogadores e podemos fazer o diabo. É bem verdade que alguns, na historia recente, conseguiram perder feio (vide Leão e Luxemburgo). Ganhar bonito é uma opção inexistente desde o fim da era Pelé. Hoje em dia é uma brincadeira de adultos, por definição não se pode ter tudo o que se deseja.

Nossos ultimos titulos mundiais foram quase vergonhosos para o pais do futebol. Sou fã do Scolari, mas enfrentar uma Alemanha que so' tinha uma jogada (cruzamento para o Klose) com Lucio, Roque Junior, Edmilson, Gilberto Silva e Kléberson soa quase como exagero.

Nos tempos gloriosos e de fartura de dinheiro, o mestre Luxa armava suas equipes de modo quase irresponsavel, pensando em espetaculos e gols. Ou ele envelheceu ou a magia dos brasileiros esta' acabando, os 33 gols em 19 jogos no Paulistão servem de ponto de partida dessa analise.

Em todo caso, ainda me lembro de um Palmeiras e São Paulo, ha' uns 12 anos, com Luxemburgo do nosso lado e Telê do deles. Creio que a primeira falta aconteceu la' pelos 25 minutos do primeiro tempo, algo inacreditavel logo depois da "Seleção" com Dunga, Mauro Silva e Mazinho.

O futebol-arte morreu, todos sabemos. Mas morreu também a coragem de arriscar uma derrota por apego aos principios classicos. Daqui para frente jogaremos todos no 5-4-1 e continuaremos chamando isso de futebol. Felizmente existem os videos de 70 e de 82.

3 comentários:

Bruno disse...

Sinceramente, era melhor ter substituido o texto pela noticia de que o Orkut agora nos avisa dos ultimos visitantes de nosso perfil; O Grande Irmão zela por nos.

Tudo bem, melhor uma homenagem a um mestre, mesmo que capenga, que a comprovação de uma bobeira.

Anônimo disse...

Faltou um comentário básico.... sendo o Telê mineiro e sendo dia 21/04 a comemoração de Tiradentes, não teria ele tb sido uma vítima do "Caso Tancredo"???? Por favor, por favor, por favor... FAÇA ALGUMA COISAAAAA!!! Beijo..

Bruno disse...

O Juca Kfouri ja' tinha feito essa piada, nao pude repetir...Uma pena.